A magia de Lisboa condensada numa sala espectacular | homify

A magia de Lisboa condensada numa sala espectacular

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Projeto 52 | Sala Alta de Lisboa maria inês home style Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Que estilo escolher para uma casa citadina de dimensões reduzidas, mas muito potencial? Como tirar todo o partido da vida cosmopolita da capital e simultaneamente conseguir uma casa prática, fácil de cuidar e manter, sem descurar a estética?

Estas são questões pertinentes num apartamento lisboeta, ou em qualquer outro onde o estilo exija funcionalidade, mas idealizar uma decoração que cumpra com estes parâmetros é mais complicado do que se possa imaginar. 

A primeira limitação pode ser de imediato o orçamento, mas não deve ser impedimento, se houver uma boa planificação. É preciso ir por fases, intervindo nas divisões mais prioritárias.

A sala de estar e de jantar é um espaço essencial na vida familiar, sendo também o espaço mais social da casa, onde recebemos os amigos para um serão em boa companhia, por exemplo. Por estes motivos é uma divisão muito tralhada, onde pomos um cuidado extra na hora de decorar, e é também um bom local para começar uma remodelação.

O projecto que hoje lhe trazemos é da autoria do gabinete de decoração MARIA INÊS HOME STYLE e dá a resposta perfeita para a remodelação de uma sala pequena, segundo os requisitos de funcionalidade e estilo que os clientes pediam e a localização sugeria. Venha descobri-lo! 

Vista geral em dois ângulos

Começamos por lhe proporciona a oportunidade de passear os olhos pela totalidade da área intervencionada, para de imediato se apaixonar. 

O espaço é generoso, tendo em conta as normais limitações das casas citadinas, e tem uma excelente entrada de luz através de duas grandes janelas. Isto permitiu bastante liberdade criativa aos decoradores, suportando inclusivamente a utilização de cores escuras.

O cinzento, uma tendência bastante mascada na decoração actual, serve de base neutra para todo o conjunto. Não é um tom demasiado escuro, que poderia encolher visualmente o espaço, mas sim uma cor intermédia, bem fria, para evidenciar o conforto a través dos detalhes e das texturas dos restantes elementos.

O estilo é simples, moderno, despojado e prático, com um toque vintage que o torna muito aconchegante. A abundante presença da madeira é um contraponto imediato à frieza da cor, enquanto os detalhes coloridos e estampados de almofadas e abajures acrescentam interesse visual e alegria.

Os elementos que compõem o conjunto são poucos e bem distribuições, num layout clássico que funciona: sala de estar de um lado, com o sofá e o ecrã de televisão, e sala de jantar no lado oposto, com um pequeno aparador de apoio, mesa e cadeiras. A mesa, com as suas pernas de cromado brilhante e o seu tampo de vidro, é um artifício de decoração que se ajustou quem nem uma luva a este espaço: – dá grande leveza ao conjunto, incentivando a luminsidade, ao conrário do que faria se fosse maciça, tendo em conta as suas dimensões

A área de jantar vista à lupa

A mesa de tampo de vidro foi complementada por cadeiras de estética revivalista e inspiração vintage, com estofos de tecido e pernas de madeira. A combinação, que à primeira vista poderia parecer pouco coerente, funciona muito bem, provando que apenas é preciso instinto para fazer as escolhas certas.

Se gosta desta ideia, mas preocupa-se com o preço das cadeiras Eames, vai gostar de saber que existem cadeiras inspiradas nesse clássico do design a preços muito atraentes, basta procurar no locais e fornecedores certos.

Outro pormenor que achámos delicioso, e que passa um pouco despercebido no olhar sobre o conjunto, é a parede cinzenta, a servir de base para antigas fotografias a preto e branco da cidade que envolve a habitação.

Detalhes

Os padrões coloridos foram usados como pontos focais, dando mais vitalidade à decoração, e estabelecendo coenrência estética. Aqu podemos apreciar o original padrão de xadrez amarelo do estofo de duas das cadeiras do conjunto de jantar.

Transições

A transição entre o espaço da sala de jantar e da sala de estar é feito pela presença discreta de um aparador de madeira, que vinca a função sem pesar demasiado na área de circulação e na amplitude visual.

Funcionalidade e conforto

Não dispensa o seu tempo de leitura, mas não que sobrecarregar o espaço da sala com grandes estantes cheias de livros? Aqui tem uma solução muito bem conseguida!

Num cantinho recatado, junto à porta de entrada, mas recuado em relação a ela, foi colocada uma poltrona confortável, um candeeiro de mesa e uma esguia estante, montando um cenário perfeito de sossego e paz, para uma leitura sossegada. A estante é o móvel ideal para guardar os livros em utilização sem obstruir o ambiente que se quer livre.

Combinações que ligam

Coerência visual, lembre-se! O padrão do candeeiro de mesa liga-se visualmente com o estofo das cadeiras.

Um sofá onde apetece sentar

E por último, nenhuma sala confortável digna desse nome pode deixar de ter um sofá onde apetece sentar! Nesta projecto a escolha recaiu sobre um sofá de grandes dimensões, com um estilo inspirado nos clássicos e um ar muito convidativo. A sua cor cinzenta não apaga a sensação de suavidade e maciez que transmite, mas para cortar a monotonia do tom foram acrescentadas almofadas com padrão e cor-de-rosa velho.

Este é um projecto muito simples de conseguir em sua casa, mas ao mesmo tempo bastante refinado, com pormenores delicados e elegantes. Um magnífico trabalho de um profissional homify!

Quer ver mais ideias para decorar a sua sala, mesmo que seja pequena? Então não perca o artigo ’Decoração de sala de estar pequenas: dicas poderosas’.

Partilhe connosco a sua opinião sobre este projecto!
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!