Como criar um microloft!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje vamos falar-lhe de um estrangeirismo. Veio de fora, mais precisamente da América, para Portugal e cada vez mais está a ganhar mais fãs. Se está a procura de casa, de certeza que já se deparou com o termo loft. Basicamente, tratam-se de lojas, fábricas, armazéns ou outros espaços que caíram em desuso e consiste em transformá-los em open spaces habitáveis. Apareceram inicialmente em zonas industriais em decadência, como em Soho em Nova Iorque, onde começaram a “reciclar” estes espaços. São espaços amplos, de forma geral sem paredes de divisão interna, com grande pé direito, com muita luz natural proveniente das grandes janelas e presença de materiais como cimento e tijolo tanto no chão como nas paredes.

Obviamente, tendo em conta que este conceito existe desde os anos 60, com o passar dos anos o conceito de loft tem vindo a ser adaptado nos diferentes países consoante os modos de vida e até mesmo a personalidade das pessoas que o habitam.

Se está interessado neste tipo de imóvel, este artigo é feito para si. Vamos dar-lhe várias ideias para poder aproveitar melhor o espaço do seu loft, em específico do seu microloft, e mesmo assim fazer com que ele continue uma casa a sério, convidativa, habitável, confortável e mais do que suficiente. Continue a ler e inspire-se com a homify!

O que é um microloft

Salas de estar ecléticas por Sandra Dages

Tal como  palavra indica, um microloft é um loft, mas mais pequeno. E, como todos nós sabemos, morar em espaços pequenos é sempre um desafio. No entanto, se tudo for bem pensado e planeado é possível fazer com que um espaço com pouco metros quadrados se torne uma verdadeira casa, com tudo o que é essencial e ainda um pouco mais do que isso. Imagino que neste momento está a pensar “se ter um quarto pequeno já é difícil, quanto mais um apartamento do tamanho de um quarto”… Mas desengane-se! Pode ser muito mais fácil do que imagina e com a nossa ajuda tudo se torna ainda mais fácil!

Aproveite-o ao máximo

O primeiro conselho que lhe damos é que aproveite ao máximo o espaço. Não pense que por ter poucos metros quadrados não será possível ter tudo aquilo que gosta e precisa. Como pode ver no projecto na fotografia, Um espaço pequeno pode ter uma cama de casal (do lado esquerdo) que pode até servir de sofá, uma mesa para refeições e até mesmo para trabalhar, e a casa de banho e cozinha estão do lado direito numa zona construída propositadamente para estes fins. Com tudo isto ainda temos espaço que sobre para pôr um sofá ou uma secretária e móveis ou roupeiros de arrumação. Basta saber rentabilizar o espaço!

Utilize mobília multifuncional

Esta é talvez a melhor dica que lhe podemos dar para que possa rentabilizar o seu microloft ao máximo. Utilizar mobília funcional faz-lhe desocupar mesmo muito espaço que pode ser aproveitado para colocar outros móveis. Trazemos-lhe este excelente exemplo destas prateleiras/escadas que vão dar a uma cama. A verdade é que todo o espaço debaixo da cama é utilizado para arrumação. Haverá melhor forma de aproveitar o espaço do que isto? Um autêntico 2 em 1!

Cama elevada ou “noutro piso”

Micro Loft: Quartos minimalistas por José Tiago Rosa

De forma geral, os lofts e até mesmo os microlofts têm um pé direito muito alto, pelo que dá para “improvisar” um segundo piso dentro da sua própria casa. Este projecto de José Tiago Rosa não podia estar mais bem pensado no que toca à criação de um “sub piso”. Neste caso, este piso improvisado foi utilizado para criar o quarto e elevar a cama. Deste modo, consegue-se mais privacidade, pois a cama não está exposta para toda a casa e está resguardada, e até mesmo mais conforto.

Utilize uma cama que se esconde

Com um simples gesto uma cama de solteiro está pronta para ser usada: Quartos modernos por GenesisDecor
GenesisDecor

Com um simples gesto uma cama de solteiro está pronta para ser usada

GenesisDecor

Todos sabemos que a cama é dos “móveis” que mais nos ocupa espaço, principalmente se fôr uma cama de casal. Por isso a segunda solução que lhe apresentamos para que a sua cama não seja um impedimento de ter um loft ou um microloft é a que se vê na fotografia: uma cama que se esconde. Já viu o espaço que pode poupar? É uma ideia fantástica e que pode ser recriada em qualquer casa. Esta é também uma ideia aplicável às secretárias também.

Pense verticalmente

Pensar verticalmente é mais uma das nossas sugestões. Aproveite o seu microloft do chão ao tecto! Mas nunca o encha exageradamente… A título exemplificativo, em vez de ter vários vasos de plantas espalhados pela casa, porque não dispor as plantas verticalmente? Veja na fotografia como fica esteticamente tão bem e como pode ser um fantástico divisor de espaços, quase como se fosse uma parede mas que faz com que o espaço continue amplo e com que não perca luz.

Use a parede

Quartos pequenos  por Lise Compain
Lise Compain

Bibliothèque fermée

Lise Compain

Utilizar a parede é também essencial. De todas as soluções de arrumação que podemos ter na nossa casa, as prateleiras são a solução mais versátil para a organização dos nossos objectos e para aproveitar o espaço. Como estão “penduradas” na parede, fazem-nos poupar mesmo muito espaço que poderá vir a ser aproveitado para outros móveis. Assim, se tem muitos objectos que quer levar para o seu microloft mas que está com medo de não ter espaço para os arrumar, arranje muitas prateleiras!

Torne-o um apartamento à séria

Para terminar, mostramos-lhe um loft/microloft que resultou na perfeição pois combina praticamente todas as dicas que lhe demos anteriormente. Luz, espaço e organização são as três palavras que melhor definem este apartamento. Decorado também com muito bom gosto, tons neutros – branco e cinzento – são os melhores para que não nos cansemos de habitar um espaço pequenino como este. Nada como umas flores e alguns apontamentos de cor para que tudo fique completo, mais convidativo e com vida e personalidade!

Está interessado neste tipo de imóvel? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!