Mitos de decoração que TÊM de desaparecer!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Hoje estamos aqui para quebrar alguns dos grandes mitos da decoração! Muitas vezes, ao decorarmos uma divisão, ou até mesmo toda a nossa casa, estamos agarrados e viciados em regras que existem apenas na nossa cabeça. “Cores vivas são cansativas!”, “Misturar padrões nem pensar… ”, “Se usar preto a divisão fica escura e pequena!”… . Estes são alguns dos mitos que se têm mesmo de combater. Neste artigo vamos falar-lhe destes mitos e não só. Ilustrado com fotografias de projectos de diferentes divisões, este artigo vai provar-lhe que algumas máximas que ocupam a sua cabeça na hora de decorar a sua casa, não passam de mitos! E estes projectos e artigo vão ser a prova disso. Continue a ler e perceberá do que estamos a falar… Inspire-se com a homify!

1. Não misturar padrões

Começamos por um dos maiores mitos da história da decoração! Muitas pessoas pensam que não se pode misturar padrões, mas hoje vamos provar-lhe que isso é mesmo apenas um mito. Com este projecto de Ana Rita Soares, consegue ver-se como misturar padrões pode resultar mesmo muito bem e confere personalidade a uma divisão. Neste projecto em especifico, temos a parede com um papel de parede cujo padrão é as “riscas” amarelas e brancas, enquanto que a colcha que cobre a cama tem um padrão abstracto cheio de cores como cor-de-rosa, amarelo, azul e preto. Quem ousará dizer que ficou mal esta combinação?! Creio que ninguém porque é impossível não gostar! Um quarto juvenil que parece que foi criado para uma designer de moda ou uma jovem solteira ou uma estudante universitária, justificando-se ainda melhor todas estas cores e esta mistura. Adequa-se a uma rapariga feminina mas moderna e que gosta de ter o seu próprio espaço.

2. A arte só pode estar ao nível nos olhos

Cozinhas coloniais por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Caprice Black, Provence, Corner/Border Provence 20x20

Equipe Ceramicas

De forma geral, tendemos a achar que a arte na nossa casa é apenas os quadros pendurados nas paredes ou as molduras com fotografias artísticas. E, para além disso, achamos muitas vezes essa arte tem de estar ao nível dos nossos olhos para que seja assimilada de imediato. A homify tem então a dizer-lhe que este é apenas mais um mito entre tantos que existem na área da decoração. Aliás, a tendência para achar que arte são apenas determinadas coisas, é uma tendência que existe não só na área da decoração, mas sim no mundo todo em geral. Mas desengane-se! A sua casa, quer acredite quer não, tem mais arte do que você pode sequer imaginar.

Neste projecto de Equipe Ceramicas, o chão é autenticamente arte! Como pode ver, a arte não tem de estar afixada nas paredes, pode estar no chão que pisa. É este chão a personagem principal de toda a cozinha.

3. Contratar um decorador é caro

HAPPY HOME 2014: Salas de estar mediterrânicas por ROSA PURA HOME STORE
ROSA PURA HOME STORE

HAPPY HOME 2014

ROSA PURA HOME STORE

Em terceiro lugar, temos o pequeno grande mito de que contratar um decorador é caro. E agora perguntamos nós: alguma vez pesquisou ou pediu orçamentos para achar que é assim tão caro? É verdade que existem decoradores muito caros, mas também existem aqueles que fazem esse trabalho por um preço mais acessível. Como em todas as áreas, existem orçamentos para “todas as carteiras”, temos é de nos habituar a pesquisar e não podemos fundamentar-nos apenas porque ouvimos uma vez que um determinado decorador é muito caro. Dedique-se a pesquisar e verá que encontrará algum decorador que se enquadra no valor que está disposto a dar! Os decoradores fogem, de forma geral, a todos estes mitos, e conseguem chegar a um resultado fantástico, tal como o que pode ver na fotografia.

4. Janelas sem cortinas ficam mal

O quarto mito é o das “janelas sem cortinas”. Podemos afirmar que a grande maioria das pessoas pensa que janelas sem cortinas é impensável e fica incompleto. Mas porquê?! Repare neste projecto em que as janelas não têm qualquer tipo de cortina ou cortinado a descorá-las e resultam igualmente bem. Estas são questões a decidir consoante o espaço e a decoração em questão, mas não há que pensar à partida que sem cortinas não resultará!

5. Não misturar prateado e dourado

Não misturar prateado e dourado… Um mito do género do “não misturar padrões”. Experimente e verá que resulta bem! São tons metalizados e requintados que junto funcionam na perfeição. Temos como exemplo estes candeeiros, cujo pé é constituído por blocos dourados e prateados, uma autêntica peça de design, muito bem pensada e projectada. Este é apenas um dos tantos exemplos que lhe podíamos dar em que estes dois tons surgem aliados e estão em harmonia.

6. Cores escuras tornam os espaços pequenos

Escritórios e Espaços de trabalho  por decoraCCion
decoraCCion

Zona de trabajo

decoraCCion

O escritório que lhe mostramos está mesmo muito bem conseguido. Como pode ver neste projecto do atelier DECORACCION, é possível pintar uma ou outra parede de preto sem tornar o espaço pesado ou escuro ou mais pequeno. E qual foi o truque utilizado aqui? Muito simples mais uma vez… A parede está pintada de preto, mas completada com a secretária e gavetas brancas, bem como as prateleiras brancas compridas, que “carregam” vários elementos brancos também. A presença do branco completa a utilização do preto e suaviza-o. Há tons de madeiras com os quais o branco e o preto combinam muito bem, tal como o do chão e dos assentos na fotografia.

7. Flores artificiais nunca resultam

Casa  por Chive
Chive

Pooley 2

Chive

Sétimo mito: as flores artificiais nunca resultam. E nós corrigimo-lo: há flores artificiais que não resultam. Isto sim é verdade! Há flores artificiais que são imitações muito mal conseguidas das flores verdadeiras, mas se procurar muito bem nas lojas, vai encontrar flores artificiais lindas para a decoração da sua casa.

8. Encostrar sempre a mobília à parede

Por último, viemos acabar com o mito de que a mobília deve ficar encostada a parede na sua totalidade. Neste projecto de um quarto infantil, pode ser como o móvel em vez de estar paralelo à parede, está perpendicular, fazendo uma divisão de espaços. Não é por a mobília não estar encostada paralelamente à parede que vai ocupar muito espaço… Outro mito a combater!

Qual será o mito que quer quebrar já? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!