Ideias DIY de 1€ com tábuas de madeira

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, apresentamos-lhe um artigo que tem como dois grandes princípios: o da reciclagem e o da poupança. Afinal são estes dois lemas que queremos na nossa vida, não é verdade? A reciclagem ou a recuperação de materiais leva-nos a reconsiderar o nosso papel como cidadão e é sem dúvida imprescindível, diríamos até que é obrigatório. Devemos todos ter cuidado a não desperdiçar, a proteger o ambiente, a pensar no dia de amanhã e claro nas gerações futuras. A reciclagem vai além de colocar o papel, o vidro ou plástico nos ecopontos, vai nas nossas atitudes no dia-a-dia, a não desperdiçar, a reutilizar, dar nova vida e oportunidade a objetos, sem automaticamente os deitar fora. No fundo, consista em repensar no nosso quotidiano e o quanto desperdiçamos em vão, para mudar, um pouco pelo menos, estas atitudes.

A poupança é o outro ponto fulcral deste artigo. Quantas vezes vos aconteceu comprar coisas desnecessárias e/ou que poderia perfeitamente fazer? De certeza alguma vezes, como a mim também já sucedeu. Por isso, decidimos aliar, a poupança à reciclagem e trazer até si, ideias DIY (DID IT YOURSELF), que são os maiores aliados para responder a esta questão. Por um valor simbólico, conseguimos ter peças inovadoras, únicas e feita por si… Quer espreitar as sugestões que trouxemos hoje? 

É que com tábuas de madeira faz-se coisas fantásticas… Ora espreite!

Caixas para jardim

Varanda, marquise e terraço  por homify
homify

Jardinières sur mesure en métal Thermolaqué

homify

Se tiver um jardim, um terraço ou até uma varanda esta ideia vai o interessar. É que pode recuperar aquelas tábuas de madeira extras que usou para fazer o piso, tal como vemos nesta imagem, e construir umas caixas de arrumação. No fim desta pequena obra  e no sentido de aproveitar tudo ao máximo, pode comprar uns colchões e umas almofadas bem giras, colocá-los por cima da caixa e tem aí uns bancos fantásticos de jardim. 

Sabemos que o jardim precisa sempre de espaço para arrumar a tralha que vamos acumulando por lá, desde da terra, das sementes, da pá, dos fertilizantes, entre outros. É bastante prático, pois assim não tem de fazer um vaivém entre o interior e o exterior sempre que precisa de alguma coisa para jardinar. 

Apesar de requerer um pouco de trabalho, temos a certeza que dentro de si há uma veia de carpinteiro… Deita isso cá para fora!

Cabide para fixar os acessórios dos animais

Casa  por 2nd Chance Créations
2nd Chance Créations

Porte-Manteaux / Patères

2nd Chance Créations

ão-ão-ão-ão!! Sim sabemos que está na hora de passear o cão, que adora este momento do dia, fica tão feliz! O dono às vezes nem tanto, mas já sabe, dono que ama o animal, faz estes sacrifícios. São entre dois a três passeios por dia, por isso convém ter as trelas, o casaquinho, caso usa no inverno, tudo à mão de semear, perto da porta da entrada para ser mais prático, na ida e na vinda, entre o tirar e pôr. Se é preciso gastar dinheiro para ter uma arrumação para o seu cão, nós dizemo-lhe que não! Pode construir um cabide, por exemplo, com uma ripa de madeira, que sobrou das últimas obras em casa, furar uns ganchos e fixar à parede… et voilá! Até o seu cãozito tem um cantinho próprio.

Uma prateleira para sapatos

Casa  por Bubi collage
Bubi collage

Soft table

Bubi collage

Ora quando falamos em sapatos vem nos logo à cabeça a imagem de um sapato aqui, um sapato acolá e é o caos instalado! Sobretudo quando é uma casa de família, um par multiplicado por três, quatro ou mais, é complicado. Então para remediar esta situação, pode construir uma prateleira para arrumar aqueles sapatos que mais usa no dia-a-dia, fica logo pela entrada da porta, por uma questão prática quando chega e sai de casa. 

Para construir a vossa prateleira de sapatos pode usar umas paletes, recuperadas numa loja ou outro material que veja que tenha viabilidade para tal, aqui já sabe o intuito é recuperar. Pode optar por envernizar ou pintar com uma cor da decoração, para ficar em consonância. 

Com esta ideia os sapatos já não vão andar pelo corredor da entrada!!

Placard para anotações

Há sempre coisas para apontar… Um recado ao marido, à mulher ou ao filho não te esqueças que a comida está pronta no frigorífico!. Mas também a lista das compras ou ainda colocar umas fotografias ou o desenho que o filhote fez na escola. 

Em vez de comprar esse placard pode obter o seu, a custo zero ou quase nada, com uma palete ou outra tábua de madeira, fixá-la por exemplo na cozinha e começar a deixar lá as anotações. É sempre melhor do que uma folha em cima da mesa que fica sempre esquecida.

Vasos para as plantas

Inicialmente partilhamos convosco a ideia de umas caixas para arrumações no jardim, e agora mostramos-vos como é possível terem vasos para as vossas plantas de forma barata! Incrível, não é? É daquelas ideias que nos deixa mesmo boquiaberta.

Já não há necessidade de comprar vasos, pelo menos para quem quer poupar uns trocos. Pode reaproveitar paletes ou outras tábuas de madeira, unir as peças, enchê-las com terra e plantar as flores mais belas, para ornamentar o vosso jardim. Um canteiro bem diferente, ecológico e amigo do ambiente e de si também!

Suporte para revistas

Sala de estar  por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Lounge-Sessel & Couchtisch aus Recyclingholz

Baltic Design Shop

As revistas são aqueles itens que vão acumulando em casa e que nem sabemos o que fazer com elas a dada altura. Uma, duas, três e é uma conta sem fim. Em cima da mesa de centro ficaria uma pilha demasiada grande, aí pode ficar a mais atual para a leitura diária, mas as mais antigas podem ficar arrumadas num cantinho. E trouxemos um especial para si, que pode ser feito com ripas de paletes de madeira. Para os mais aventureiros fica a ideia no ar de construírem umas cadeiras com uma arrumação para as revistas.

Acreditamos que quem se aventura neste tipo de projeto, vai tomando o gosto e acaba por ser sempre tentador esta vontade de ter DIY lá em casa!

Para os mais curiosos fica no ar a leitura de mais um artigo DIY

Qual destas ideias vai querer copiar?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!