6 formas inovadoras para instalar uma televisão na sua sala de estar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Determinar como e em que lugar deve colocar a sua televisão na sala de estar é algo que pode gerar uma série de discussões. A verdade é que existem inúmeras opções para integrar este dispositivo na sua casa. No entanto, deve ter sempre em conta a funcionalidade de todo o espaço e os gostos e necessidades de toda a família. Todos temos ideias diferentes em relação à decoração e organização de espaços, por isso é normal que enquanto uns preferem a televisão utilizada como elemento decorativo da sala, outros preferem a instalação do aparelho numa parede totalmente branca e que não os distraia do que estão a ver. Por tudo isto, deixamos-lhe aqui 6 ideias para o ajudar a escolher onde e como instalar este dispositivo na sua casa.

Televisão numa parede de recurso

Uma parede de recurso é uma parede da sala criada de forma diferente, destacando-se geralmente através de uma pintura em tons diferentes do resto do espaço. Na sua sala de paredes de estuque branco, por exemplo, pode criar uma secção em tijolo ou pintada de cor escura. De qualquer forma, uma parede destas torna a área mais emocionante e pode mesmo dar um toque mais dinâmico ao ambiente da sua sala de estar.

A colocação do aparelho televisivo neste tipo de parede ao invés de um móvel é normal. A parede ganha destaque através da televisão e garante que a atenção do espaço esteja totalmente direccionada para aí. Tendo isto em conta, se pretende que o aparelho passe despercebido, esta não será nunca a solução ideal para si.

Televisão sobre fundo branco

Salas de estar modernas por Stockhausen Fotodesign
Stockhausen Fotodesign

Modernes Einfamilienhaus in Essen

Stockhausen Fotodesign

Quando o seu objectivo é usufruir de uma experiência televisiva completa onde seja possível assistir a um bom filme sem qualquer tipo de distracção, a solução ideal é instalar a televisão sobre um fundo completamente branco. Muitas pessoas optam por levar esta ideia ao extremo e evitam colocar qualquer tipo de decoração, tais como pinturas e fotografias, por perto. Para os nossos olhos faz uma enorme diferença a limpeza do espaço envolvente.

Se acha que a televisão deve ter um papel secundário no espaço, seja porque a usa pouco ou porque prefere dar mais importância a outros elementos, não deixe de utilizar esta solução mas instale um televisor de pequenas dimensões e que não tome conta do espaço onde se encontra.

Televisão embutida numa parede

Salas de estar modernas por Building Design Architectuur
Building Design Architectuur

Kastenwand als afscheiding tussen keuken en woonkamer

Building Design Architectuur

Não há nada na decoração de interiores mais simples do que mobiliário embutido. Um forma de tornar o espaço da casa mais amplo e de fazer de forma mais eficaz a sua gestão. O caso da instalação de uma televisão não é diferente e, quando embutida na parede, necessita de muito menos espaço do que colocada de forma tradicional numa mesa ou armário. Ao embutir o sistema televisivo na parede, tem a hipótese de definir a altura exacta que mais lhe convém para ter um maior nível de conforto. Naturalmente, o espaço em torno da televisão deve estar perfeitamente adaptado ao tamanho do dispositivo. Na imagem que aqui deixamos, de um projecto do estúdio Building Design Architectuur, é possível ver um exemplo perfeito de como a televisão pode ser integrada na parede.

Para quem não tem a possibilidade financeira para implementar um sistema deste estilo, a colocação do televisor suspenso na parede entre os armários pode ser uma solução interessante para atingir um efeito similar.

Televisão num canto

Em algumas áreas a forma mais eficaz e prática de instalar a televisão é numa parede elevada ou num canto, seja porque as paredes estão ocupadas com janelas, portas ou peças de mobiliário indispensáveis. A parede de canto cria um espaço que geralmente não é aproveitado e pode por isso ser uma solução perfeita para as suas necessidades. Certifique-se que não tem nenhum elemento decorativo a atrapalhar a instalação do dispositivo e que este fica instalado de forma segura. Se assim for, vá em frente e acredite que se vai surpreender com o resultado final.

Televisão entre prateleiras

Muitas pessoas optam por colocar a televisão numa prateleira, onde também estão outros objectos, o que pode oferecer um cenário bastante agradável. Afinal, todo o móvel ficará composto e a organização ajudará a elevar o nível de decoração do espaço. Aproveite para instalar todos os aparelhos electrónicos no mesmo local: leitor de DVD, consola de jogos e até a aparelhagem. Desta forma estará a hierarquizar os elementos da sua casa e a economizar o espaço disponível.

Televisão num armário

Um armário de televisão pode ser a solução ideal para a sua casa, desde que consiga integrar o espaço de TV no seu interior sem nunca fugir às suas necessidades e possibilidades. Pode escolher um armário fechado ou optar por colocar o dispositivo num espaço partilhado com outros elementos decorativos. Esta será sempre uma solução que ocupará mais espaço na sua casa mas, ao mesmo tempo, pode ser uma forma mais interessante de organizar e decorar todo o ambiente. Jogue com as formas, as cores e os diferentes tipos de objectos para criar maior dinâmica, mas nunca deixe de ter em conta a função do dispositivo e da peça de mobiliário que o acolhe.

Qual a opção que mais gostou? Está a pensar aplicar algumas destas opções na sua casa? Deixe-nos os seus comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!