Criar um jardim sem ter espaço? Sim você pode!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Querer e não poder ter um jardim… Eis o grande dilema de hoje! Mas não há coisa que não resolvemos.

Sabemos o quão é importante ter um cantinho verde em casa, pois é poder ter o lado verdejante e colorido dentro do espaço, quer interior ou exterior. Esta necessidade advém ainda mais para quem vive nas cidades, pois de facto um jardim é coisa rara e uma ideia que fica afastada, nomeadamente quando se vive em apartamentos. Mas será por isso que não podemos criar um jardim? E hoje dizemos-lhe Não, com todas as letras. Pode perfeitamente criar o seu jardim encantado sem ter espaço para tal, ao seu jeito. É claro que de forma diferente de um amplo terreno com relva, árvores e plantas, mas tendo em condições já será perfeito. 

Se acha que a Mãe Natureza precisa de fazer magia no lugar da sua vida, se vê a sua casa com pouca energia, então aconselhamos, como bons amigos que somos, que siga as nossas seis sugestões de hoje. Um artigo que irá mudar para sempre a sua visão de jardim, não perca!

objetivo: criar um jardim em casa.

1- Varanda!!!

Terraços  por Urban Roof Gardens
Urban Roof Gardens

Victoria 2, London

Urban Roof Gardens

Bom se a casa onde vive tem o privilégio de ter uma varanda, quer seja grande ou pequena, tem de ser aproveitada, ok? Este é o primeiro grande ponto – não faça desse espaço uma arrumação, onde acumula a tralha toda, não fica apelativo e estará a desperdiçar um bonito espaço. 

É na varanda que pode dar asas à sua criatividade e transformar aquele espaço cimentado por outra coisa mais gira, atrativa e com uma finalidade – a de rentabilizar este lugar. Nesta imagem verificamos tudo aquilo que pretendemos partilhar convosco. O lado verde e colorido pelas plantas e flores, que foram colocadas dentro de vasos e postos no chão, mas se quiser pode optar vasos para pendurar na varanda. A mesa, com as cadeiras confere um lado super romântico e o toque final do cascalho, espalhado pelo chão da varanda! Esta ideia arrasou, fica super diferente e dá mesmo o ambiente de jardim. Se quiser também pode optar por relva sintética, ficará um jardim sensacional, igual ao de uma casa grande. Com esta sugestão já tem muito que fazer… vamos lá arregaçar as mangas, porque o bom tempo está aí à porta!

2- Parede verde!!!

Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa - Portugal: Jardins modernos por LC Vertical Gardens
LC Vertical Gardens

Apartamento Privado (Duplex) Zona do Lumiar/Lisboa – Portugal

LC Vertical Gardens

Sim leu e viu bem!! Um espaço verde na parede… com esta não tem a mínima desculpa para não ter o seu jardim em casa. É uma excelente maneira de contornar a situação de espaço, nomeadamente para quem vive em apartamentos pequenos, onde o espaço (na horizontal) faz toda e qualquer diferença. Aí pode roubar o espaço na vertical, a uma parede que precisa de cor e de alguma decoração, uma sugestão diferente para fugir aos tradicionais quadros de arte. Pode colocar o seu jardim vertical na sala, na entrada ou até na cozinha, com ervas aromáticas, para temperar os seus cozinhados. Quando alguém o visitará ficará sem dúvida de boquiaberta, pelo lado inovador e irreverente, com toque selvagem e tropical. Eles vão querer copiar!

A boa notícia desta ideia, é que pode fazê-lo em sua casa, através dos profissionais portugueses LC Gardens, uma forma de promover e valorizar o que é nosso! Faça-o seu rápido!

3- Bonsai!!!

Paisagismo de interior  por EVRGREEN Vertriebs GmbH
EVRGREEN Vertriebs GmbH

Ginseng Bonsai The Dude, Zwergpfeffer Romeo und Zamie Der Kleine Prinz

EVRGREEN Vertriebs GmbH

Se quiser dar um toque oriental então traga o lado verde através de um bonsai, este arbusto pequeno dar-lhe-á o mesmo trabalho do que tratar de um jardim, gosta de mimo e de cuidados. A ideia é de cuidar dele para limitar o crescimento, cortando as folhas ou os pequenos ramos que crescem demais.  

O bonsai é aquele arbusto que cabe em qualquer lado e que dá um efeito fantástico a uma decoração. Neste caso até optaram por três arbustos diferentes, dentro de vasos iguais e cobertos por pedras brancas, dando um efeito clean e moderno à sala. 

O bonsai já não sai! Esta ideia é para levar.

4- Jardim na janela!!!

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015: Sala de estar  por Pedroso&Osório
Pedroso&Osório

Designers Guild Autunm/ Winter collections 2015

Pedroso&Osório

Com esta inspiração sabemos que temos o jardim em todas as formas, as soluções são de facto variadas. A principal que queremos salientar é a das plantas na janela, para quem não tem uma varanda ter-se-á de limitar a este rebordo da janela, quer do lado de lá ou de cá. É uma solução que viabilizamos como jardim (interior ou exterior), precisará de cuidados e trará o lado natural e de vida à casa. Não há como negar, uma casa com a natureza é uma casa com ar feliz, há de facto outra magia. 

Se pretender pode decorar a sua casa com outros detalhes que apelam o jardim, por acessórios e têxteis, como o tapete, as cortinas, o papel de parede, as almofadas. Todos eles trazem também, a primavera e o jardim para dentro da sua casa. Com esta ideia ficamos bem floridos!

5- Mesa biótipo!!!

Nós dissemos que tínhamos jardins e várias sugestões interessantes, que dariam a volta ao problema. Mesmo que tenha uma varanda pode trazer este mini-jardim para dentro de casa, é um complemento. 

Use uma mesa extra ou como esta ideia, um carrinho de chá; escolha pequenos vasos; compre várias plantas sortidas e componha o arranjo, et voilá…  aqui tem um pequeno jardim dentro de casa, para amar e cuidar. Sim porque um jardim precisa de carinho e de um bom dia!

6- O lugar das plantas em casa!!!

Casa Lisboa: Salas de jantar modernas por ACTUAL SOLUCÕES
ACTUAL SOLUCÕES

Casa Lisboa

ACTUAL SOLUCÕES

Sim esta não podia faltar, nem por nada! Afinal as plantas em casa também são mais do que bem-vindas e sim remetem-nos para o jardim, já que não o podemos ter lá fora, que ao menos seja dentro das nossas quatro paredes. Elas ficam bem num canto, preenchem sempre um buraquinho solitário. Por isso, se ainda não pôs em prática esta ideia despache-se e diga-nos se a sua casa não ficou ’maiii’ linda!!

Objetivo inicial cumprido! Concorda?

Qual destas ideias vai querer copiar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!