Pespectiva 3D: Casas  por Ana Viegas

Guardas de vidro – segurança e transparência

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

A utilização do vidro é quase milenar, mas este material nunca foi tão moderno! No interior ou no exterior de nossas, casas a presença do vidro permite criar um estilo actual, ao mesmo tempo que proporciona uma atmosfera mais límpida e desimpedida, mais etérea.

Escadas que parecem flutuar, terraços e varandas que parecem precipitar-se no infinito, piscinas seguras mas sem grades. É a aposta na estética e simultâneamente na segurança. 

Segurança? Com vidro? Sim, não é um vidro qualquer, claro, mas um vidro de segurança! Com certeza já deve ter visto este tipo de vidros nas fachadas de muitos edifícios modernos, e possivelmente nunca lhe ocorreu usá-los em sua casa, mas nós estamos aqui para lhe mostrar cenários e perspectivas aliciantes. As guardas de vidro são ideias excelentes para melhorar a beleza e a segurança de casas modernas, mas também para implementar medidas de protecção em casas antigas, sem que estas sejam muito visíveis na fachada.

Venha com a homify descobrir os materiais, preços e potencialidades das guardas de vidro na sua casa.

Tipos de vidro utilizado

Vista da projecção: Terraços  por Pentagonal
Pentagonal

Vista da projecção

Pentagonal

Obviamente os vidros utilizados para construir guardas não pode ser o vidro normal. Este vidro normal, também chamado de float tem tido muitas utilidades ao longo dos milénios, mas com certeza não poderia ser utilizado em condições de utilização tão duras como a fachada de uma casa ou como corrimão de vidro para umas escadas pois parte com bastante facilidade, tanto por impacto directo como indirecto. Para além da fraca resistência o vidro normal quebra em estilhaços afiados que tornariam qualquer embate duplamente perigoso.

Para as condições de segurança serem optimizadas o vidro têm de ter garantias de resistência, e para isso usam-se sobretudo dois tipos de vidro: – o vidro temperado e o vidro laminado.

O vidro temperado é fabricado como o vidro normal, mas é submetido a um tratamento térmico específico, que lhe confere maior resistência mecânica à quebra, e é utilizado em fachadas e exteriores, como portas, guardas ou coberturas. A têmpera é feita depois de o vidro ser cortado à medida. O vidro é primeiro submetido a uma temperatura de cerca de 600ºC e depois a um arrefecimento rápido, que baixa a temperatura do exterior enquanto o interior permanece quente por mais tempo. Estas diferenças de temperatura produzem um vidro cerca de cinco vezes mais resistente à quebra, mas quando esta se dá, o material fragmenta-se em pequenos pedaços inócuos, ao invés de estilhaçar em grandes lâminas.

O vidro laminado é constituído por duas ou mais placas de vidro unidas por tela de polivinil burital, ou PVB. Este vidro apresenta excelentes características de segurança contra impactos, dá um bom isolamento acústico, e proteção contra os raios ultravioleta. É um vidro muito resistente que, quando parte, também não estilhaça, pois os fragmentos ficam presos na malha intercalar de PVB.

Nas guardas interiores utiliza-se normalmente o vidro temperado, nas exteriores o mais comum é encontrar o vidro temperado laminado, embora não seja uma regra. 

Requisitos da construção das guardas para que sejam seguras

A construção de guardas vai muito além da mera estética, tem fortes motivos de segurança, e para construir guardas seguras há requisitos próprios, estabelecidos em documentos normativos.

A Norma Portuguesa NP 4491 de 2009 determina os valores de força estática horizontal a suportar pelas guardas em função dos locais de instalação:

 a)  0,5 kN/m

Locais de actividade residencial, como salas e quartos de edifícios de habitação, quartos e enfermarias de edifícios hospitalares, quartos de edifícios hoteleiros, cozinhas, lavabos, etc. 

b)  0,7 kN/m 

Locais de prestação de serviços, como escritórios, cafés, restaurantes, salas de leitura, recepções, etc. 

c) 1,0 kN/m 

Locais de acolhimento de público, como igrejas, teatros, cinemas, salas de conferências, salas de aulas, salas de reunião, salas de espera, salas de exposições, salões de dança, ginásios, palcos, acessos de público a edifícios administrativos, hospitalares e hoteleiros, átrios de estações de transportes públicos, grandes armazéns comerciais, zonas comerciais em geral, etc.

d) 3,0 kN/m 

Locais de acolhimento de multidões, como salas de concertos, pavilhões desportivos, incluindo bancadas, terraços e zonas de acesso, plataformas de acesso a transportes públicos, etc.

Isto traduz-se em diversas espessuras de vidro laminado temperado utilizadas nos vários locais:

- Guardas para zonas de piscinas: vidro de 12 mm;

- Guardas para locais de actividade residencial: vidro de 16 mm;

- Para locais de prestação de serviços: vidro de 18 mm;

-Em espaços de acolhimento ao público: vidro de 20 mm;

- Em espaços acolhimento de multidões: vidro de 25,5 mm.

No entanto o vidro é apenas um dos aspectos do assunto. Tendo em conta todos os requisitos estabelecidos na norma surgem cinco regras claras para a construção de uma guarda de vidro segura, seja corrimão ou guarda corpo:

- Altura de protecção mínima de 1,10m cima da laje,

- Altura mínima do enchimento 1,00m,

- Vazios inferiores a 0,09m,

- Não ser escalável,

- Cumprir os ensaios exigidos na Norma num Processo Certificado.

Certifique-se de que o profissional eleito para o seu projecto cumpre com os requisitos!

Os sistemas de fixação do vidro

Casa em Miramar: Escadas  por e|348 arquitectura
e|348 arquitectura

Casa em Miramar

e|348 arquitectura

Há vários modelos de dispositivos para a fixação das placas de vidro na construção de uma guarda de varanda ou um corrimão e guarda corpo. As várias marcas e fornecedores têm modelos ligeiramente diferentes, com mais ou menos apelo estético para inclusão no seu projecto. Aqui descrevemos alguns tipos, na certeza de que haverá outros:

- fixadores de aço inoxidável em placa – estes fixadores aplicam-se nas junções entre as placas de vidro. Muitas vezes têm a forma de uma pinça em rectângulo que prende por dentro e por fora, na parte superior e na inferior das placas; 

- fixação por distanciadores de carrapeta - sistema de dispositivos que se fixam à fachada, e onde depois são fixadas as placas de vidro por meio de parafusos. Normalmente têm um acabamento de inox, mas também se encontram com um acabamento tipo ferro forjado. As placas de vidro ficam distanciadas alguns centímetros da fachada. Este sistema é muito utilizado em escada de alumínio com corrimão de vidro.

- calha de alumínio, à vista ou oculta – calhas de pequeno tamanho, muito diferentes das antigas calhas de janelas . São sistemas de fixação seguro e muito estéticos e podem até nem ser visíveis conforme o desejado.

Os preços

Pespectiva 3D: Casas  por Ana Viegas
Ana Viegas

Pespectiva 3D

Ana Viegas

Os preços deste tipo de guardas com vidros dependem se vários factores, nomeadamente o tipo e a espessura do vidro instalado e o sistema de fixação escolhido. Mas fizemos uma simulação do site http://www.geradordeprecos.info, e chegámos à conclusão de que uma guarda Seeglass Pro C3 SYSTEMS com vidro de segurança, de 5 m de comprimento e 1,1 m de altura total, formada por: kit sobre pavimento, formado por perfil mecanizado de alumínio anodizado de cor prata, garras, placas de regulação, perfis embelezadores com junta de estanquidade e válvula de regulação e vidro laminado de segurança temperado incolor, de 8+8 mm de espessura (residencial interior), fixada ao suporte, custa cerca de 1900 Euros.

Aplicações: – como corrimão nas escadas

Guardas de Escadas: Corredores e halls de entrada  por Autovidreira
Autovidreira

Guardas de Escadas

Autovidreira

A partir daqui encontrará algumas sugestões de situações em que uma guarda de vidro é tanto um requisito de segurança como de beleza. Descubra como pode adaptá-las à sua casa!

Começamos com uma imagem que já se em tornando um clássico da modernidade – escadas de madeira com corrimão de vidro. Da autoria da Autovidreira, esta guarda de vidro foi fixada por carrapetas de aço inox aos degraus de madeira.

Aplicações – corrimão e guarda elevados

Uma ideia mais extrema para as guaradas de vidro! Aqui o corrimão faz uma guarda integral às escadas que só acrescenta beleza. Neste caso o vidro foi instalado em calhas de alumínio invisíveis com pequenos ficxadores em inox.

Aplicações – fechamento de uma varanda

Projeto 3D - Apartamento Montijo: Terraços  por Ana Andrade - Design de Interiores
Ana Andrade – Design de Interiores

Projeto 3D – Apartamento Montijo

Ana Andrade - Design de Interiores

As guardas de vidro podem ser tão subidas ao ponto de fazer o fechamento total de uma varanda ou de um terraço, isolando um espaço de lazer exterior. das condições climatéricas adversas. Claro que neste caso é imprescindível incluir formas de abertura de pelo menos algumas secções do vidro.

Aplicações guardas de varandas

Monte da Ervilha | 2015: Terraços  por Susana Camelo
Susana Camelo

Monte da Ervilha | 2015

Susana Camelo

Esta é uma opção muito estética e bem conhecida, sobretudo em habitações modernas. Explore todas as opções e peça bastantes orçamentos antes de se decidir. Pese as vantagens e desvantagens de cada vidro e de cada sistema de fixação, desde a durabilidade à facilidade de manutenção. Se puder peça recomendações.

Aplicações – guardas de escadas externas

Guardas de vidro nas escadas exteriores podem ser uma forma interessante de colocar segurança sem tornar a fachada mais pesada, ou de esconder elementos de valor estético.

Aplicações – guardas de piscina

Consegue vê-las? Uma ideia brilhante para garantir a segurança no acesso à piscina sem a escoder!

Aplicações – guardas altas, mais segurança

Sabia que pode optar por incluir vidro em varandas já com grades? É uma solução muito inteligente para famílias com crianças pequenas! 

Uma consulta com um arquitecto será fundamental, uma vez que se for uma remodelação, esta escolha pode alterar a fachada e ser objecto de licenciamento obrigatório.

Quer saber mais sobre a aplicação de vidro em varandas e guardas? Não deixe de ler o artigo ’Varandas e guardas com vidro’.

Já pensou em proteger assim as varandas de sua casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!