Shabby Chic: Será o fim? Verdadeiro ou falso

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Antes de mais consideramos por bem desmistificar o estilo shabby chic, para ficarmos a entender todos as características essenciais que compõem este tão famoso estilo…

O shabby chic, traduz-se literalmente por chique gasto, é um termo usado para descrever um estilo rústico, tanto no mobiliário como nos têxteis e é na realidade muito delicado e requintado nos detalhes decorativos. Este estilo nasce nos anos 70, por um designer britânico, para descrever a tendência que presenciava na época, em Inglaterra. É isso mesmo, este estilo foi inspirado nas casas campestres de Inglaterra, mas também de França, onde estes detalhes presenciavam em massa e que associamos tanto a estes países de requinte.

Passaram quase cinquenta anos e o shabby chic continua a dar que falar, pelas suas características tão próprias, onde as peças retratam vida e vivências, as imperfeições dessas são valorizadas, constituem uma beleza única e muito própria. É claro que também existem objetos ou móveis recentes, produzidos nesta inspiração, mas que se mantém fieis aos sinais do passado.

E hoje pareceu-nos o dia ideal para dedicar todo um artigo a este estilo, talvez gosta destas características, mas não sabia associá-lo ao estilo, ora aqui está. Uma seleção de inspirações para serem abraçadas por si. Ao mesmo tempo descubra os mitos e as realidades do shabby chic. 

Chique? É o Shabby Chic…

1- Shabby Chic: Só precisa de madeira

É claro que a madeira tem um papel preponderante no shabby chic, com o seu ar usado e envelhecido, mas não é só este tão nobre material que constitui um look shabby chic. Ele é também conhecido pelas suas texturas e delicados têxteis, com padrões inigualáveis. Como outro material presente temos ainda o ferro, tal como vemos neste fantástico e cativante quarto, aliás tudo neste ambiente é fascinante. Desde da pequena cama em madeira, que nos remete para aquelas nos nossos bisavós, das janelas, do revestimento do chão e das paredes. A cadeira e o balde também enferrujados ganham balanço nesta decoração ao toque shabby chic. 

Como vemos o shabby chic é a combinação de cores claras, padrões floridos, do ferro, do equilíbrio e claro da madeira. Esta não poderá ser nunca brilhante e encerada, deverá ter um ar gasto, cheia de marcas do passado. Como um um efeito inacabado, o qual marca um caracter único à decoração. 

Sem dúvida um quarto para sonhar…

2- Tudo é branco

Será que uma decoração shabby chic deve ser vestida de branco? Não, é falso! 

A cor branca não é a única cor neste estilo, apesar de ser predominante. Todas as cores claras e pastéis são as favoritas na decoração shabby chic. Desde do bege, do marfim, do azul claro, do rosa pastel, do verde água, enfim todas as cores delicadas e claras, compõem a paleta cromática do estilo Shabby Chic. Esta escolha de cores claras permite um ambiente charmoso, mas também calmo e luminoso, onde a procura da luz é vital. 

Este estilo de design de interior tem sem sombra de dúvida um instinto romântico, que convida os seus moradores a viverem a vida de forma apaixonante e um pouco no passado. Assim, revista a sua casa shabby chic com drapeados e outros têxteis com cores pastéis. Se quiser levar este estilo à risca tenha no seu quarto uma banheira, com linhas antigas e desfrute de um bom banho quente e relaxante.

3- Shabby Chic é um estilo fácil de se obter

Quarto infantil: Quarto de crianças  por Alfama Home Vintage
Alfama Home Vintage

Quarto infantil

Alfama Home Vintage

A grande dúvida prender-se-á na facilidade ou não de criar um estilo shabby chic em sua casa. Não vos vamos dizer que é um estilo fácil de se concretizar, tendo em conta que requer peças de mobiliário antigas, com características especiais. Uma conjugação de cores delicadas aliadas a um ambiente delicado e romântico. Poder-se-á sentir confuso entre peças de campo e peças ao mood shabby chic. Se de facto não se sentir capaz e não tiver grandes heranças de móveis antigos, então faça apelo a um arquiteto de interior, que saberá exatamente responder às suas necessidades, de acordo com todos os seus critérios e desejos. Uma opção menos arriscada, segura e com a garantir de um resultado perfeito. 

4- Shabby Chic é um estilo que não é para todos

Quarto  por A1 Lofts and Extensions
A1 Lofts and Extensions

The Old Post Office

A1 Lofts and Extensions

Claramente que não é um estilo que agradará a todos, como qualquer estilo de decoração – não se pode agradar a Gregos e a Troianos e como sabemos que os gostos e as cores não são cá coisa para serem discutidas, fica ao seu critério. Se quiser avançar com um estilo shabby chic é porque gosta realmente dele, dos seus traços, cor e daquela alma que transmite. 

Afinal a nossa casa tem de retratar o nosso 'eu' e espelhar os nossos gostos. Tenha a convicção e fará do seu lar o shabby chic mais bonito!

5- Deve usar mobiliário antigo

Cozinhas escandinavas por Massiv aus Holz
Massiv aus Holz

Massivholztisch im Landhausstil | Weiß

Massiv aus Holz

É verdade que o shabby chic é composto por peças de mobiliário antigas, onde se veem as veias das suas vivências, mas não quer dizer com isto que tem de ser todas e quaisquer peças antigas encontradas no sótão da avó. O mobiliário vintage tem de ter cores claras e não pode ser brilhante, com aquele toque envernizado. Se tiver peças antigas, mas que têm aquela cor acastanhada escura e envernizada, pode pensar em recuperá-las. Lixando a peça, pintá-la de tom claro e lixá-la novamente em certas zonas, para dar aquela aparência usada, tão característica do shabby chic. 

O mobiliário que aqui vemos são exemplos perfeitos que podem compor uma sala ou uma cozinha shabby chic. Se não tiver ninguém na família com este tipo de peças, pode encontrá-los em feiras ou em lojas online, como esta alemã Massivholzmöbel Rose.

É o fim do estilo Shabby Chic

  por Bartolucci Architetti
Bartolucci Architetti

terrazza a tasca sul tetto

Bartolucci Architetti

Nenhum estilo na decoração de interior tem os dias contados… Todos existem, se nós lhe dermos vida para isso. Pode existir um maior boom de um ou de outro, por questões de moda e de tendências, mas todos permanecem no tempo e o shabby chic não é expecção. Pelo contrário, este estilo tão chique e romântico tem chamado a atenção no mundo do interior e tem estado bastante em voga. Talvez você mesmo está a pretender dar-lhe vida na sua casa ou numa divisão, se for o caso, tenha em conta as nossas dicas.

E se tiver um espaço exterior dê-lhe também este sabor chique, com uma mesa de ferro branca, toda trabalhada, para desfrutar de bons e relaxantes momentos, à volta de um chá inglês e de uma fatia de bolo… Com isto ficamos deliciados, você também?

Gosta do estilo shabby chic? O que achou do artigo de hoje?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!