Cozinha:   por Judite Barbosa Arquitetura

Arquitetos portugueses: nomes e projectos que lhe vão ficar na memória

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter uma lista de contactos de arquitetos portugueses é sempre preciso ao longo da nossa vida, e não apenas quando construímos uma casa de raiz, pois o trabalho de um arquiteto é muito polivalente e abrange vários tipos de obras. Neste sentido, a homify, decidiu reunir alguns dos seus contactos de profissionais, bem como os respetivos projetos para que tenha uma ideia do trabalho realizado por eles, sendo assim mais fácil ter uma percepção do que pretende, para posteriormente escolher.

E como o que é nacional é bom, venha daí descobrir fantásticos trabalhos arquitetónicos, de alguns grandes nomes portugueses. 

Não se vai arrepender, isso é garantido, até porque tem aqui uma mão cheia de inspiração!

1. Criar espaço num estúdio

Estúdios FG75 - Reabilitação: Quartos modernos por A2OFFICE
A2OFFICE

Estúdios FG75 – Reabilitação

A2OFFICE

Como já referimos na introdução, um arquiteto não executa apenas plantas de casa novas. As funções deste profissional são diversas, por exemplo: 

  1. escolha do terreno
  2. design
  3. perícia
  4. avaliação económica
  5. arranjo financeiro 
  6. procedimentos administrativos
  7. concurso público
  8. acompanhamento de obras 
  9. recepção de obras
  10. construção de interiores e exteriores de edifícios privados, públicos, comércios…
  11. restruturações/remodelações
  12. criação de peças de mobiliário ou outras estruturas

O arquiteto é uma pessoa próxima e disponível, sendo a pessoa ideal para orientar todas as operações de uma obra. Guia o processo de construção e ajuda a transformar as suas ideias em realidade. O seu trabalho traz-lhe tranquilidade e segurança, por isso, é importantíssimo contratar um bom arquiteto. 

Neste caso, a A2OFFICE reabilitou este pequeno estúdio, tornando-o muito mais funcional, prático, acolhedor e luminoso. Projetaram um mezanino que permitiu aproveitar da melhor maneira o espaço em altura, criando mais uma divisão, quarto ou escritório.  

2. Dar uma nova oportunidade a casas do passado (antes)

O escritório de arquitetura Judite Barbosa tratou desta reconstrução absolutamente soberba. Um projeto que nos deixa completamente boquiabertos, pelo facto de, o antes e depois estarem completamente diferentes, um pouco como a história do patinho feio e do cisne, mas em versão habitação.

A imagem que vemos acima é a casa antiga – velha e degrada. 

(continue)…

(depois)

Aqui está a casa da imagem acima, numa versão modernizada, confortável e habitável. 

Estes exemplos mostram-nos e dão nos força para reconstruir ou reabilitar casas herdadas dos nossos antepassados. É uma forma de darmos outra vida, aproveitar um terreno, que muitas vezes tem uma localização muito privilegiada.

Vamos dar às velhas casas abandonadas uma imagem nova. Como sabe, os investidores estrangeiros já perceberam do potencial, não adie e não queira ficar de fora, porque não há tempo para arrependimentos. 

3. Remodelar uma cozinha

Precisa de remodelar a sua cozinha? O seu arquiteto também trata disso.

Sabia que uma cozinha é das divisões com maior retorno na hora de vender uma casa? É verdade, é dos espaços que mais chamam a atenção e uma cozinha em mau estado, poderá prejudicar uma venda ou até um aluguer. Se quiser saber mais informação sobre remodelação de cozinha, dê uma vista de olhos a este artigo: Remodelar a cozinha: 5 ideias-chave a reter.

Neste projeto de cozinha optaram por um estilo de cozinha americana, com uma ilha central que serve de mesa, bancada, fogão e ainda pia. Uma solução muito prática e tendência, que não deixa ninguém indiferente. 

Para um estilo mais urbano, a arquiteta Judite Barbosa colocou um papel de parede a preto e branco, criando uma excelente ilusão ótica. Como vê, o papel de parede fica bem numa cozinha e são estes pormenores que um profissional sabe orientar e aconselhar. 

Projeto de Reabilitação_ Moradia Restelo, Lisboa: Cozinhas modernas por mube arquitectura
mube arquitectura

Projeto de Reabilitação_ Moradia Restelo, Lisboa

mube arquitectura

Tem aqui outro exemplo de remodelação de cozinha. Este projeto foi levado a cabo pela equipa de arquitetos Mube, de Leiria.

No entanto, não foi apenas a cozinha que foi reabilitada, mas toda a moradia, veja o restante projeto aqui.

4. Transformar jardins

Banco em madeira para exterior: Jardins mediterrânicos por mube arquitectura
mube arquitectura

Banco em madeira para exterior

mube arquitectura

Aquando o projeto ou mais tarde, numa ideia de remodelação, o espaço exterior requer o trabalho de um arquiteto. Há muitas modificações possíveis num jardim:

  1. muro
  2. vedação
  3. espaço refeição
  4. zona lounge
  5. zona verde
  6. passadiço

Os arquitetos da Mube foram os responsáveis por esta obra no exterior, se também quiser aproveitar o seu jardim da melhor maneira, peça ajuda a um profissional. 

Piscina - Buarcos: Piscinas rústicas por Escala Absoluta
Escala Absoluta

Piscina – Buarcos

Escala Absoluta

Se quiser introduzir uma piscina no seu jardim, de estilo infinito, por exemplo, não hesite em contactar um arquiteto. A Escala Absoluta pode executar a obra no seu jardim!

5. Habitação moderna

Casa em Miramar, Vila Nova de Gaia: Casas unifamilares  por José Melo Ferreira, Arquitecto
José Melo Ferreira, Arquitecto

Casa em Miramar, Vila Nova de Gaia

José Melo Ferreira, Arquitecto

O que sonha, o que pensa, o que idealiza, o que quer… O arquiteto realiza, desde que seja coerente com o seu orçamento, é claro. 

As casas modernas, de linhas retas, brancas e de fachadas envidraçadas estão na ordem do dia. Térreas, de um piso ou mais, é uma questão que fica ao seu critério. 

O atelier de arquitetura José Melo Ferreira projetou esta fantástica moradia em Miramar, Vila Nova de Gaia. Esta habitação teve um custo total de 190.000€, para mais informação entre diretamente em contacto com o arquiteto responsável, aqui

New House ( Barcelos): Casas modernas por Fabio Pereira & João Fraga, Arquitetos

De Barcelos chega-nos este projeto de moradia moderna, levado a cabo pelos arquitetos portugueses Fábio Pereira & João Fraga.

Inspire-se!

7. Reabilitação e ampliação de casa da Quinta

Reabilitação de casa de Quinta: Casas de campo  por José Melo Ferreira, Arquitecto
José Melo Ferreira, Arquitecto

Reabilitação de casa de Quinta

José Melo Ferreira, Arquitecto

O projeto que vos apresentamos agora tem a assinatura do escritório de arquitetos José Melo Ferreira. Esta casa da Quinta de Quintão no Pico de Regalados, Vila Verde sofreu uma reabilitação e ampliação. 

A habitação mantém parte da estrutura antiga, sendo que a ampliação efetuada na casa desenvolve-se sobre um corpo em granito, em ruína, utilizado no passado como cortes de animais e armazém. A ampliação permitiu dotar a casa do número de quartos adequado às necessidades da família. Em todas as intervenções na fachada foi privilegiado o domínio visual sobre a quinta a partir do interior do edifício.

O preço total desta reabilitação e ampliação foi de 286.475€.

8. Entre dois Muros Brancos

Entre dois Muros Brancos: Casas modernas por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Entre dois Muros Brancos

Corpo Atelier

Entre dois Muros Brancos – é o nome deste fabuloso projeto algarvio, da Corpo Atelier. 

Casas de sonho, made in Portugal, que apelam às férias, mas não só! Com uma casa assim, não queremos descolar nunca mais!

A piscina que faz fronteira enaltece todo este ambiente, branco e verdejante. 

9. Peças que enaltecem o espaço

Arquétipos em Estrutura Metálica: Escritório e loja  por Corpo Atelier
Corpo Atelier

Arquétipos em Estrutura Metálica

Corpo Atelier

Quanto é necessário uma peça especial para um determinado espaço, o arquiteto consegue desenhá-la, tal como esta peça de mobiliário que vemos na imagem acima, que foi desenhada pela equipa Corpo Atelier. 

Esta permite dividir dois espaços: o escritório na frente de loja e uma sala de reuniões encerrada. Ambos os espaços partilham a mesma materialidade, comunicando (visual e fisicamente) através de uma janela redonda e uma porta retangular.

Esta peça de mobiliário branco foi feita em aço galvanizado. O seu contorno simula as formas que se encontra no exterior, organizando postos de trabalho com secretárias e prateleiras em diferentes níveis. Prática e funcional!

10. Aleluia!!

Capela de Nossa Senhora de Fátima: Telhados  por Plano Humano Arquitectos
Plano Humano Arquitectos

Capela de Nossa Senhora de Fátima

Plano Humano Arquitectos

Até as igrejas ou capelas precisam do savoir-faire dos arquitetos. Esta capela de design original foi levada a cabo pelos profissionais da Plano Humano Arquitetos. 

Obras portuguesas que são de louvar!

11. Para famílias numerosas

Depois - Quarto das crianças:   por Estúdio AMATAM
Estúdio AMATAM

Depois – Quarto das crianças

Estúdio AMATAM

Terminamos este artigo com esta sugestão de quartos para 3 filhotes! Sabemos que nem sempre é fácil tirar partido do espaço, mas a verdade é que é possível. Para isso, nada melhor do que um bom projeto de um profissional, tal como os arquitetos da Amatam, que conseguiram planear num quarto três camas, zona de trabalho, de lazer e de arrumação.  


Descubra mais contactos: Arquitectos famosos portugueses.

Conhece outro bom arquiteto que queira partilhar connosco? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!