Dicas para ter o seu escritório na sua sala de estar

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

A sua sala de estar tem mais para lhe oferecer do que aquilo que está a tirar dela! Não acredita?

A sala de estar é utilizada para acomodar conversas com amigos, estados de preguiça sonolenta ou para se sentar no chão e brincar com o seu filho. Todas estas – e muitas outras – actividades são realizadas nesta divisão e conta-se sempre que esta lhes vai servir de palco por ser um espaço mais informal, de relaxamento e descontracção. No entanto, podemos perder algum potencial dela se nos focarmos apenas no óbvio.

Da próxima vez que olhar para a sua sala de estar, olhe com olhos de ver e descubra novas soluções para ela! De acordo com o espaço e o mobiliário que tem disponíveis, pode efectivamente transformar a sua sala de estar num pequeno open space, que comporte a sua secretária dentro do ambiente natural da divisão actual. Quem diz que trabalho e prazer não se misturam é porque nunca teve um escritório destes! E precisa de pouco para torná-lo um espaço adequado para os seus dias de home office. Para o artigo de hoje, escolhemos 6 dicas importantes que deverá ter em conta no momento em que decidir começar a trabalhar mais perto da sua família! Vamos a isso?

Escolha um sítio com luz natural

Salas de estar rústicas por malee
malee

EKOLOGICZNY SALON Z KUCHNIĄ

malee

O primeiro passo para criar um espaço de trabalho na sua sala de estar é escolher um sítio onde haja uma boa incidência de luz natural. Este tipo de luz é imprescindível na sua secretária para poupar os seus olhos e poupar na conta da luz (evitando ter constantemente candeeiros de mesa acesos para trabalhar). Além destas vantagens, a luz natural proporcionar-lhe-á um ambiente mais agradável para trabalhar e, em princípio, uma vista melhor para o fazer. Se for o acesso para um espaço exterior (por exemplo, uma varanda ou um terraço) pode ainda facilitar-lhe os intervalos no trabalho para fumar um cigarro ou apanhar uma lufada de ar fresco – tudo em prol de melhores desempenho e concentração!

Opte por uma secretária dobrável se o espaço for pequeno

Apartamento Ikea: Escritórios e Espaços de trabalho  por José Tiago Rosa
José Tiago Rosa

Apartamento Ikea

José Tiago Rosa

Se a sua sala de estar for pequena ou tiver pouco espaço, dentro do que já é, para ter uma secretária, o melhor mesmo é optar por mobiliário que se esconda ou que facilmente desimpeça o caminho nas alturas em que não está a ser utilizado. A secretária da imagem recorda-lhe o seu antigo quarto de criança? Pois bem: este é o tipo de móvel que poderá adquirir para poupar algum espaço na sua sala de estar, pois facilmente fica arrumada depois da sua utilização. Desta maneira, poderá ter o seu material sempre disponível e acessível assim que começar um novo dia de trabalho! Além disso, imprime ao espaço um ar vintage, pelas suas linhas mais antigas. Pode mesmo adquirir uma secretária destas em segunda mão e restaurá-la!

Crie limites entre os espaços com mobília…

Um apartamento moderno - retro: Salas de estar modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Um apartamento moderno – retro

Architect Your Home

Para que seja melhor sucedido nos seus dias de home office, crie dentro da sua sala de estar limites que dividam esta zona da de trabalho. Pode parecer uma coisa básica e óbvia, mas vai ver que o ajudará a manter a concentração quando esta é precisa e vai ajudá-lo a relaxar quando for para a área de descanso. Pode facilmente organizar o espaço com a colocação estratégica de mobília, de forma a que sejam criadas paredes com as mesmas. Por exemplo, deixe o sofá de costas para a secretária e não coloque esta virada para a televisão.

… ou, quem sabe, com um biombo!

tropical white jungle (verso): Arte  por beatriz Khouri Nature Call
beatriz Khouri Nature Call

tropical white jungle (verso)

beatriz Khouri Nature Call

No caso de preferir mais um elemento decorativo na sua sala de estar, por que não apostar num biombo? Certifique-se de que tem espaço para o adicionar à decoração em primeiro lugar. Mas se perceber que, para além disso, o biombo assenta que nem uma luva… por que não? Estas são peças com várias vantagens, como a possibilidade de escolher a estampa da tela, os materiais utilizados e a sua transparência – além do que facilmente pode trocar o seu biombo de lugar, ficando com mais soluções de criação de limites entre espaços. Se é um apaixonado por este elemento, dê uma vista de olhos da artesã Beatriz Khouri e delicie-se que as propostas dela!

As plantas também podem ajudar!

Jardim  por Bas
Bas
Bas

Os nossos olhos estão bastante habituados a ver jardins limitados com sebes ou outras plantas a servir de fronteira entre o que é jardim e o que não é, correcto? Desta maneira, se dispusermos plantas da mesma maneira dentro de casa, automaticamente isso nos dará a sensação de espaços diferentes antes e depois delas. Se gosta de ter esse verde em casa, adquira algumas plantas e usufrua das várias vantagens que elas lhe dão: beleza, cor, renovação do ar e ainda algum sentido terapêutico durante o seu cuidado. Pode ainda jogar com os vasos, escolhendo peças mais ou menos marcantes e que se enquadrem ou se destaquem no resto da decoração.

E, já sabe: não se esqueça da iluminação!

Escritório  por Interiortime
Interiortime

Bellevue Table AJ3 de &TRADITION

Interiortime

Inevitavelmente voltamos a este ponto, pois tem uma grande importância na decoração e na criação de um ambiente confortável e convidativo. Desta maneira, sugerimos-lhe que pense bem em ambos os espaços que tem para iluminar e adquira quer os candeeiros quer as lâmpadas ideais para cada uma das situações. Por um lado, temos uma zona de trabalho que necessita de ter iluminação mas direccionada para a secretária, portanto o melhor mesmo é ter um candeeiro de mesa ou um de pé que permita a iluminação directa sobre a zona de trabalho; por outro lado, temos um espaço de convívio e diversão, portanto um candeeiro de tecto com uma lâmpada que permita difundir luz por toda a divisão pode ser uma boa solução. Nas alturas em que quer ver um filme, pode utilizar o candeeiro da zona de trabalho para reduzir a intensidade de luz ou ter um candeeiro de pé que cumpra o mesmo papel.

Foram-lhe úteis as nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!