As aparências enganam. Surpreenda-se!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, vamos conhecer o um bonito e peculiar hotel em Bundang-gu, na Coreia do Sul, uma cidade com convictas preocupações ecológicas. O hotel foi construído em tijolo e tem um característico acabamento de estuque branco. O Hotel Pangyo tem um ambiente moderno adequado ao entorno urbano em que se insere. As várias janelas parecem dispostas aleatoriamente, mas a realidade é diferente: houve um cuidadoso planeamento por parte dos arquitectos do gabinete A-17 que visavam a criação de ambientes bem iluminados e ventilados. Junte-se a nós para descobrir este maravilhoso projecto no Extremo Oriente.

Vista a partir da rua

Ao chegar a este pequeno e agradável hotel, constatamos que o seu aspecto não é o que normalmente associamos a este tipo de edifício com fins comerciais. Porém, a sua composição assimétrica tem um encanto especial e sugere-nos interiores acolhedores e mais familiares. A unidade conta com três volumes principais, dois dos quais têm um acabamento em tijolo aparente que lhe confere um aspecto mais aconchegante. Pensada para ser uma construção de baixo impacto ambiental, o tijolo e o estuque somam-se aos esforços de sustentabilidade que se preconizam dentro da cidade. A cobertura com telhas de barro ajudam a dar carácter a este hotel.

Jardim

O jardim – localizado na parte interior do edifício – tem um design oriental com linhas limpas, simples e elegantes. O acesso a este espaço a partir do interior do hotel faz-se através de uma miríade de diferentes aberturas que permitem, ao mesmo tempo, um generoso fluxo de luz natural e uma boa ventilação nos ambientes interiores. Uma pequena plataforma de madeira assume o papel de terraço onde os hóspedes podem desfrutar do ar livre ao longo da sua estadia.

Outra perspectiva do pátio

O vão de escadas que liga os diferentes níveis deste belo hotel está quase totalmente envidraçado, o que faz com que a luz natural permaneça neste espaço durante o dia, sendo que, à noite, a luz dourada que emana do interior traz encanto ao edifício, designadamente ao jardim. É, sem dúvida, uma delícia visual acentuada pela criteriosa selecção e colocação de luzes ao ar livre tanto suspensas, como no chão.

Espaço comum

Ao entrar pela porta principal, chegamos a uma grande sala que serve, naturalmente, como zona comum. O primeiro destaque visual é a divisão em tijolo entre a sala e as escadas. A estrutura com colunas permite que ambas as áreas comuniquem, deixando o espaço mais leve e iluminado. O piso em madeira traz calor a este espaço, tornando-o mais acolhedora para os hóspedes deste hotel. Vamos ver como ficou depois de mobilada?

Espaço comum depois de mobilado

Com os móveis, a sala comum ganha outra vida. Tem agora um grande sofá com linhas modernas apoiado por uma otomana/mesa de centro do mesmo estilo. Há, ainda, uma chaise-longue a ladear a janela que usufrui de uma excelente exposição solar. Ao fundo, sobre o pedestal, existe uma mesa com várias cadeiras para os hóspedes que se queiram sentar a beber um café, a jogar cartas ou até a trabalhar. Chamamos, também, a sua atenção para a iluminação dividida entre luzes directas e indirectas.

Piso superior

Subimos e encontramos um espaço distribuidor decorado com o mesmo estilo das áreas do andar de baixo. O tecto é particularmente interessante com o seu moderno candeeiro a criar um jogo geométrico com as vigas em madeira. A luz natural continua a abundar, mesmo tratando-se de um espaço de passagem. A paleta cromática clara prevalece neste ambiente a partir do qual acedemos ao espaço mais incrível deste hotel. Vamos conhecê-lo.

Terraço

A cobertura do hotel foi aproveitada para a inserção de um espaço ao ar livro com deck e mobiliário de jardim. É o ambiente ideal para uma bebida fresca no Verão, para acompanhar as páginas de um livro, para apanhar sol e para conversar com os amigos. Para que não falte nada aos convidados, há um guarda-sol a oferecer sombra nos dias mais quentes.

Gostaria de ficar hospedado neste hotel? É um hotel urbano simpático com espaços bem planeados. Deixe-nos a sua opinião! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!