Combine cada cor com a personalidade do seu filho!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

As cores têm efeitos directos e imediatos sobre a sensibilidade de todas as pessoas e as crianças não são excepção. Estimular os sentidos de alguém desde muito novo é essencial à aprendizagem. Como Paul Klee afirmava “Color is the place where our brain and the universe meet”, ou seja, a cor é o lugar onde o nosso cérebro e o universo se conhecem. É um fenómeno fantástico da natureza e do mundo. A cor remete-nos para momentos e sentimentos. Quando pensamos na cor vermelha, vêm-nos de imediato à cabeça palavras como paixão e amor. O branco remete-nos para a pureza e a paz. Já o azul faz-nos lembrar o céu e o mar. O verde é a natureza e a esperança… E podíamos aqui continuar a fazer uma extensa lista de significados popularmente atribuídos às cores, pelas mais variadas razões e que, agora dificilmente sairão do nosso dia-a-dia. Significados que são intrínsecos e que, ao decorarmos uma casa, importam mesmo muito!

Voltando às crianças, referimos esta faixa etária exatamente porque neste artigo vamos ajudá-lo a escolher a cor ideal para o quarto do seu filho, ou da criança de sua casa, com base na sua personalidade. Antes de mais, ponha o preto de lado! Tal como as outras cores, para as crianças o preto tem também um significado, e remete-as maioritariamente para significados negativos e para a escuridão. Por isso, vamos pensar apenas em “cores coloridas” que nos transmitem pensamentos positivos e boa energia.

Chame a criança (ou as crianças) aí de casa para que lhe possam dizer qual a sua cor preferida e fazerem deste artigo um artigo muito mais divertido! Assim, continue a ler este artigo e inspirem-se com a homify!

Laranja – Otimista e extrovertido

  por homify

Começamos então por um quarto em que, é verdade, existem várias cores! Mas ninguém pode negar que a cor predominante é o cor-de-laranja. No armário, na cama, na mesa de cabeceira, no bengaleiro e no tapete, o laranja é uma cor muito presente neste espaço. A cor laranja significa alegria e vitalidade. É uma cor que transmite conforto e diversão ao mesmo tempo. Palavras como energia, entusiasmo e otimismo estão associadas a esta cor. É uma das cores do verão, por ser uma cor quente, e só isso já nos transmite pensamentos positivos. Este é, de facto, um quarto para uma criança otimista, divertida e extrovertida!

Verde – Equilibrado e tranquilo

Em segundo lugar, mostramos-lhe um quarto com detalhes verdes e azuis. Principalmente o verde, tal como foi dito na introdução, remete-nos para a natureza e, por sua vez, tranquiliza-nos. Neste caso mostramos é  um quarto de bebé com tons muito suaves e naturais. A árvore pintada na parede, a folha que faz sombrinha na cama de grades e até mesmo as cores, verde e azul, que nos fazem o mar e a relva e o campo. Este tapete, apesar de ter a cor ideal para um quarto de bebé, por não ser uma cor exageradamente forte e viva, tem também a textura ideal para que o bebé possa gatinhar, aprender a andar, brincar e fazer tudo o que quiser no chão, sem que os pais se tenham de preocupar muito. São quartos como este, com tons suaves – e ainda assim com a presença (essencial) de cor – que são ideias para os primeiros anos de vida de uma criança.

Roxo – Criativo

Passamos a um quarto para uma criança/adolescente já mais crescida, em que a cor roxa é a personagem principal. O roxo transmite-nos um certo mistério e introspecção. No entanto, associado a outras cores, como ao cor-de-rosa, remete-nos também para um lado feminino e criativo.

Amarelo – Intelectual

Quartos de criança modernos por MIKOŁAJSKAstudio
MIKOŁAJSKAstudio

Pokój dziecięcy w kamienicy

MIKOŁAJSKAstudio

Este é um quarto para uma criança que adora estudar e adora matemática! Um quarto cheio de contas, equações e fórmulas coloridas por todo o lado, um mapa do mundo debaixo da cama e um tapete às riscas cheio de cor também. Um quarto que ganha vida com o tapete, papel de parede, candeeiros, puffs e todos os detalhes coloridos que o compõem! E qual é a cor predominante? O amarelo! Cor da luz, do calor, da alegria, da prosperidade. É uma cor inspiradora, que desperta a criatividade e estimula a aprendizagem.

Cor-de-rosa – Adorável

O cor-de-rosa, digam o que disserem, é uma cor que nos remeterá sempre para as meninas e para coisas adoráveis! E o quarto que se segue é, sem dúvida alguma, para uma menina que adore cor-de-rosa, visto que esta cor está em toda a parte! Paredes, cortinados, cadeiras, cama, almofadas e, é claro, no tapete… Uma autêntica mistura de vários tons de cor-de-rosa que resultou na perfeição. Se a sua filha adorava ter esta cor bastante presente no seu quarto, basta pintar uma parede de rosa-choque ou rechear a cama de almofadas como estas ou arranjar um tapete enorme que cubra quase todo o chão de cor-de-rosa. Este tapete é também daqueles que dá muito conforto ao quarto e o torna aconchegante. 

Dourado – Sempre com sucesso

Passamos a uma cor não tão vulgar nos quartos infantis mas que, aos poucos e poucos, cada vez mais se torna mais comum porque pode ser facilmente utilizada na decoração de espaços para crianças, desde que com os devidos “cuidados”. O dourado fica bem num quarto infantil se aparecer apenas em apontamentos, bem como outros tons metalizados como o “rose-gold” e o prateado. Cores de sucesso e triunfo!

Castanho – Com os pés na terra

Quase a chegar ao fim, vamos falar-lhe do castanho, uma cor com qual muitas vezes também temos receio de decorar (com excepção dos tons de madeira). Este é talvez um dos quartos mais originais deste catálogo! Todos sabemos nos filmes e histórias que os miúdos adoram estar de baixo do lenço e acender uma lanterna e brincar fora-de-horas às escondidas dos pais… Esta cama-casinha é perfeita para isso. Mas, meninos, não se ponham com ideias! Podem brincar nesta cama-casinha só às horas que os pais deixarem! Em relação ao tapete, que é castanho é, nem mais nem menos, que um leão esticado no chão. Tons também muito suaves e agradáveis – beges, castanhos e também amarelo – adequados a um quarto de um bebé ou criança pequenina. Um projecto de My Fantasy Room.

Branco – Puro e inocente

Quartos de criança escandinavos por homify

Um quarto branquinho e suave, ideal para um bebé ou até mesmo para criança já mais crescida. Até para nós, adultos, é fantástico. Este quarto está decorado de forma muito original, particular e criativa. Em tons claros – essencialmente branco e apontamentos em cores neutras – é um espaço muito relaxante e tranquilo e, ainda assim, ideal para uma boa brincadeira. Para crianças inocentes e que gostam de estar calmas e, ao mesmo tempo, de brincar. Pode colocar as almofadas e os peluches que quiser dentro da tenda e a iluminação é muito especial também.

Qual das cores mais se enquadra com o seu filho? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!