A casa dos nossos sonhos

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

A casa dos nossos sonhos é aquela que ainda não existe mas que acompanha o nosso pensamento. Quem nunca sonhou com uma casa perfeita? 

O projecto que temos para lhe mostrar hoje não passa disso mesmo: um projecto. Mas um projecto incrível cuja filosofia se baseia na criação de uma “nova” linguagem arquitectónica. Linguagem esta que se pretende ser mais leve,  em harmonia com a paisagem e adaptada ao local em que se insere. Foram então estas as principais premissas que ditaram o rumo deste projecto. O projecto foi da autoria dos profissionais Espaço FA- Arquitectura, Interiores e Decoração. O espaço foi definido com uma intenção concretamente funcional, intencional e emocional. 

O projecto de moradia magnífica cujas imagens computadorizadas iremos de seguida ver possui dois pisos, ambos como espaços únicos e distintos. A casa possui grandes vãos, com o objectivo de estabelecer deste modo, uma relação visual profunda com a paisagem. Os vãos conferem também uma grande iluminação e amplitude espacial para o interior da habitação.

Fachada moderna

A fachada da casa é moderna e composta a partir de volumes distintos que se distribuem linearmente pelo espaço. A habitação está construída sobre um muro de contenção sendo o piso 0 o que apresenta uma relação mais próxima e intensa com o muro.

A moradia constitui-se em 3 volumes principais. O objectivo da consolidação desta forma foi o de diminuir visualmente o “peso” da construção. Esta imagem mostra-nos de uma forma clara e concisa como as várias camadas se distribuem horizontalmente criando assim um efeito de lâmina espacialmente leve e suave.

Volumes mágicos

Como já referimos a edificação é uma moradia com vários pisos nos quais se distribui um programa habitacional. 

No piso -1 situam-se várias áreas de lazer por este se encontrar ao nível da piscina. As áreas sociais como a sala estar e jantar orientam-se para a paisagem possuindo uma vista privilegiada sobre o jardim onde existe também uma grande área de churrasco.

O piso térreo assume assim o carácter de lazer, ali localizam-se todas as áreas sociais da habitação como uma zona de estar e uma de comer,  uma cozinha e uma instalação sanitária de carácter social.

Enquadramentos de sonho

O piso 1 possui uma forma singela e suave e sobre este apoia-se então o piso 2. O piso 1 é talvez o mais privativo da habitação. Lá situam-se 3 quartos possuindo todos eles uma instalação sanitária privativa.

O piso 2 é também ele de cariz privado, ali localiza-se uma suite principal,  com closet e casa de banho privativa. 

Formas distintas

Pelo exterior é facilmente perceptível como a casa apresenta volumetrias distintas e suaves. Graças a esta configuração, a composição da fachada assume uma presença leve e subtil face ao terreno.

A iluminação natural é um dos factores mais relevantes para a tornar os espaços habitáveis e luminosos. Graças à orientação e configuração do terreno, a casa orienta-se para poente, isto permite uma excelente insolação solar.

Olhar a paisagem

Como já temos vindo a observar os vãos são uma parte fundamental constituinte deste projecto. As grandes aberturas para o exterior não só conferem uma maior amplitude espacial aos espaços interiores, como também garantem uma excelente iluminação e ventilação para os ambientes interiores. Estes são factores de extrema relevância para uma vivência saudável e com qualidade no edificado.

Cozinha

No interiores o estilo moderno mantém-se revelando espaços amplos e sofisticados. A cozinha possui uma ilha central destinada à preparação e confecção de alimentos.

A cor foi um elemento utilizado com o objectivo de conferir mais luz e vida ao espaço. Desta forma o mobiliário da ilha central, possui uma coloração verde e brilhante, tornando-se este numa das principais peças desta divisão. 

Todo o mobiliário possui um acabamento acetinado ou brilhante, isto faz com que a cozinha se torne num local mágico e repleto de reflexos.

Um projecto perfeito

Este é sem dúvida um projecto que nos deixa sem palavras. Desde a forma ao enquadramento passando pela abordagem estética, esta casa representa uma atitude realmente sofisticada face à arquitectura moderna.

Se gostou deste design verifique também este livro de ideias com um projecto original de uma habitação puramente clássica! Está curioso? Então não se esqueça de verificar.

Ficou espantado com esta solução arquitectónica? O que gostaria de ver diferente neste projecto? Conte-nos tudo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!