Piscinas ecléticas por ANDRÉ PACHECO ARQUITETURA

Uma casa simplesmente perfeita

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa que hoje lhe trazemos situa-se em Canoas, no Brasil. O projecto esteve a cargo do arquitecto André Pacheco que o desenhou desde os primeiros traços até aos últimos detalhes decorativos e de jardinagem, criando, desta forma, um projecto integral com um visão muito clara do início ao fim.

O projecto desenvolveu-se a partir da premissa de criar uma vivenda onde os espaços interagissem, a luz natural abundasse e a estrutura fosse neutra para que a redistribuição dos móveis não fosse difícil. O resultado foi um estilo eclético com fortes toques de arquitectura tradicional italiana, com dois pilares na frente da casa e pequenas janelas no piso superior, escadas minimalistas, alguma reminiscência francesa na iluminação da sala, modernidade e geometria na sala de jantar e cozinha e alguma rusticidade na zona do jardim e do terraço posterior.

À primeira vista, percebe-se que estamos perante uma casa agradável e muito acolhedora, mas ao entrar descobrimos um mundo que vai ainda mais além: a elegância, o conforto, a leveza e a fluidez leva-lo-ão de uma área para a outra sem dar por isso. 

Fachada clássica e moderna

Duas monumentais colunas na frente da casa recordam o antigo estilo dórico, e duas pequenas janelas no piso superior oferecem ao espaço um aspecto bem próximo das casas de campo italianas. Num contraste perfeito, a porta da garagem é de um estilo marcadamente contemporâneo, assim como a porta de madeira em vários tons e a grande janela lateral. O arquitecto criou uma fusão bem conseguida entre estilos tão díspares, modernizando alguns elementos e pintando a fachada de cores neutras como o cinzento e o branco. Um delgado muro de pequenos blocos de pedra e com acabamento oxidado concentra a atenção de quem olha a casa, integrando todas as cores e texturas do conjunto.

Espaço amplo

Os interiores são ainda mais surpreendentes do que o exterior e o carácter ecléctico mantém-se com convicção. A cor branca e certas texturas com tonalidades cinzentas e creme confirmam um cenário neutro onde os elementos decorativos e o mobiliário oferecem os toques de cor ao ambiente, com a possibilidade de serem distribuídos de acordo com o gosto dos proprietários, sem afectar o conjunto.

Os pisos são de azulejo branco e a iluminação LED percorre o ambiente delimitando os espaços sem a necessidade de os fechar. Uma lareira de mármore levanta-se subtilmente sobre o piso branco e em conjunto com uma parede de espelho. Ao centro, um candeeiro suspenso de delicados fios prateados oferece uma luz acolhedora ao espaço, sendo, ao mesmo tempo, a mais preciosa jóia dentro dele.

Sala multimédia

Depois da sala principal e atrás das escadas, encontramos um pequeno recanto multimédia delimitado por um confortável sofá de couro negro. A mesma gama de cores preenche o lugar e o tecto enche-se de luzes LED em forma rectangular. No chão, um elegante tapete cor de prata integra as cores numa suave textura que se destaca no centro da sala de televisão.

Escada elegante

Não lhe parece uma obra-de-arte esta escadaria? As luzes que surgem por baixo de cada degrau reflectem sobre o brilhante piso branco lançando maravilhosos lampejos em seu redor, como se de um diamante se tratasse. Por baixo da estrutura, existe um jardim de pedras brancas que encerra o quadro com um toque de elegância e originalidade.

Sala de jantar contemporânea

As luzes LED espalhadas pela casa vão-se mostrando de diferentes e interessantes formas. Aqui, na sala de jantar, o candeeiro possui a forma de um prisma rectangular a partir do qual a luz se distribui através de pequenos quadrados de diversos tamanhos. No bar, marcando um evidente contraste, uma simples forma rectangular ilumina o balcão como se de uma nave que flutua se tratasse.

A sala de jantar é de estilo contemporâneo, brilhante e luminosa, combinando a lisa textura branca com madeira clara e criando um elegante jogo entre os revestimentos de madeira que cobrem o bar e o móvel multimédia ao fundo da sala de televisão.

Bar e terraço

O balcão do bar não se limita apenas a adultos e, como podemos ver, os mais pequenos também têm lugar reservado. Afinal de contas, porque razão haveríamos de lhes negar um sumo de frutas bem gelado que fará as maravilhas de uma tarde de Verão? Aqui, eles podem beber as suas saudáveis bebidas, enquanto os adultos desfrutam de uma amena conversa no terraço exterior cujo ambiente se integra com o interior graças às enormes portas deslizantes de vidro que existem entre eles.

Piscina e muita diversão

O terraço posterior é maravilhoso. Com um toque de rusticidade, as cercas foram estruturadas de forma a manter um jardim vertical pleno de cor e frescura. O alpendre que conecta com o bar interior não é a única área do espaço pois ao fundo encontramos uma pequena zona de refeições ideal para um pequeno-almoço de fim-de-semana. Ao lado, um sofá de esquina, perfeito para ver o por do sol numa tarde de Verão.

Paredes de vidro, reflexos de luz led e transparência dão um toque de elegância, ao mesmo tempo que a piscina, de desenho simples e encantador, nos convida a esquecer todas as etiquetas do bom comportamento e saltar para dentro de água para um momento de diversão.

Não poderíamos ter terminado da melhor forma neste espaço repleto de plantas, água, ar puro e muita luz.

O que achou da casa que mostramos? Qual o seu espaço preferido? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!