O adorável estilo campestre Italiano

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
Terraço Bambus - Sintra, MUDA Home Design MUDA Home Design Jardins rústicos
Loading admin actions …

Rumar para bem longe… É o que nos apetece muitas vezes, pegar em nós e sair da nossa rotina. E hoje fizemo-lo (sabemos… – perdemos a cabeça)! Não pensamos duas vezes, pegamos nas nossas mais belas imagens que nos relembrem o mediterrâneo e fomos… fomos sim… para Itália! E decidimos levar-vos também nesta fantástica e sonhadora viagem… Quer vir connosco? Então apertem os cintos e venham daí, porque isto promete, ui ui!!

Itália é sempre aquele país que queremos conhecer e vai para além de Milão, com a sua moda ou de Roma, da famosa capital, com o seu soberbo Coliseu e belíssimo Vaticano. A Itália tem mais… muito mais. Os campos, o mar, o calor, a língua, a comida, o dolce far niente, as ilhas, os campos, enfim um verdadeiro sonho. Como aquelas imagens tão típicas que vai vendo na televisão ou pela internet. Se quer ter um pouco de Itália no seu Portugal, trazer até si aquele estilo campestre de Itália, então caro leitor só tem de seguir estas belas inspirações. É que há sonhos que se tornam realidade e nós na homify adoramos mostrar como é possível.

ma che cosa bella!!

Sob uma pérgola de videiras

Uma pérgola é um elemento que nos relembra Itália, SIM e sem qualquer dúvida! Fechem os olhos e imaginem-se debaixo de uma pérgola, cheia de folhas de videiras, com mais de 35º graus, a sentir aquele bafo quente, um copo de lambrusco fresco, o som das cigarras e o dolce far niente… hã?! Era bom, não era?! Mas pode abrir os olhos porque já nos têm à vossa frente (o que também é bom)!

Se já viajou até Itália e amou esta arquitetura tão própria ou se é fã sem ter lá ido, então pode começar por 'plantar' uma pérgola no seu jardim. Que saber como o fazer então leia este artigo que servirá de manual de instruções para erguer a sua pérgola. Elas criam uma fantástica sombra e torna-se aí um local fantástico para os jantares de verão… contemplando as estrelas e tudo o que de bom tem a vida. Ah, e não se esqueçam, de plantar umas videiras para criar o toldo, estas plantas arbustivas, que dão uvas e têm uma bonita folhagem, são tão típicas de Itália. 

O típico pátio

Agora que temos uma pérgola, precisamos do tão característico pátio, aquele espaço exterior, que nos parece a extensão de casa. É ter nesse pátio um pouco do conforto do interior, apetrechado de uma mesa (grande, pequena, redonda ou retangular, tudo dependerá do tamanho do seu pátio), cadeiras, sofá, muitas flores, plantas, o lado verde tem de estar presente, é a melhor maneira de vestir o seu pátio. Detalhes como cestas de vime são sempre bem-vindos, trazem mesmo aquele lado da rusticidade e do campo. 

Para o revestimento do piso pode optar por azulejos, pois refrescam o ambiente. As cores, pode optar pelo branco, o azul, o verde, o bege, enfim prefira as cores claras de formar a deixar que o sol inunde o ambiente, um estilo de vida mais saudável e relaxado, isto num ambiente bem iluminado e amplo.

Muda Home Design arrasou com este pátio, uma verdadeira fonte de inspiração para nós!

O telhado plano horizontal

homify

Outro detalhe marcante nas casas de estilo campestre, naquele país banhado pelo Mediterrâneo são os telhados planos e horizontais. É claro que esta opção só poderá ser posta em prática numa remodelação ou construção de uma casa. Caso contrário nada feito, não se pode alterar a estrutura de um telhado como a pintura das nossas paredes, requer mais trabalho. No entanto, se pretende planear uma casa com estas características italianas tenha logo no projeto o telhado plano e horizontal em conta. Vai ver que no final a sua casa terá uma aparência inigualável, a meter inveja a qualquer um (por estar sempre na Itália!).

O estilo mediterrâneo

Pátio exterior homify Varandas, marquises e terraços mediterrânicos

estilo mediterrâneo é inspirado na Itália e não só… mas também nas zonas costeiras mediterrâneas, como na Grécia, na Turquia, na Espanha e timidamente em Portugal, em certas locais do Algarve. Este estilo de mar traz um ar fresco e quente ao ambiente da nossa casa, quer no interior ou no exterior. Privilegia-se as cores como  branco, o verde ou o azul, como já referimos. Os materiais naturais, como o vime e a pedra são os prediletos para ornamentar o espaço. 

Neste projeto acabamos por ter um estilo mediterrâneo modernizado, pelos sofás com design mais atual, mas a oliveira, o toldo, o tapete, a cor branca, a pedra da calçada portuguesa trazem exatamente aquele ambiente que se procura. Um ambiente mediterrâneo e bem português, aqui fica a prova de como é bem possível ter Itália em Portugal.

A paisagem

A paisagem é aquela que nos deixa com o fôlego cortado… poder desfrutar da natureza ou de belas arquiteturas enquanto se come ou aproveita o dolce far niente, é poder viajar e relaxar, no seu mais puro e genuíno significado. 

O verde, a cor das flores, o sol a levantar-se, a brilhar ou a pôr-se, os bonitos telhados criam sem dúvida paisagens inigualáveis. Faça o seu pátio, num canto privilegiado da casa, o tal que tem uma vista que o leva a sonhar…

O luxo do campo

Referência: 10744 homify Paredes e pisos rústicos

O campo é isto… luxo puro! Abrir uma janela ou uma porta e deparar-se com vistas e paisagens destas… A natureza no seu estado mais genuíno. 

O sossego que advém desse lugar, os sons da natureza como melodia, um pano de fundo natural e verdadeiro… É viver no luxo! E Portugal tem cantos e recantos assim… e lá pode construir a sua pequena Itália e convidar os seus amigos a viajarem.

Gostou da nossa viagem à Itália?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista