Um sonho nos trópicos!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Se é daquelas pessoas que já está com saudades do Verão e este ainda nem acabou, este artigo é para si!

Angra dos Reis é uma pequena vila portuária no Brasil. Situada relativamente perto do Rio de Janeiro, este é um local paradisíaco ideal para escapar à agitação da metrópole. Com barcos que partem diariamente para ilhas tropicais e completamente paradisíacas, como é o caso da Ilha Grande, este é de facto ''the place to be'' se procura um descanso interminável e alguma aventura à mistura!

Uma das características interessantes deste projecto é o seu estilo colonial, a partir do qual, facilmente conseguiremos identificar alguns detalhes construtivos tipicamente portugueses, como as telhas de cerâmica. É incrível como as semelhanças são tantas, mesmo estando do outro lado do mundo!

Este é um projecto concebido pelo atelier brasileiro Escala Arquitectura, uma habitação moderna e extremamente acolhedora, que nos mostra uma ideia de requinte e simplicidade extremas!

Pronto para viajar até ao Brasil? Faça as malas e venha daí!

A fachada colonial

Um primeiro olhar pode ser enganador e levar-nos a acreditar que estamos perante uma tradicional habitação familiar, no entanto um olhar mais demorado, rapidamente nos revelará que este é, de facto, um lugar especial com muitas histórias para contar.

O telhado cerâmico nada tem que ver com a mundialmente reconhecida arquitectura brasileira modernista, e a sua forma quase orgânica relembra-nos um pouco os templos chineses. 

Em redor, a vegetação tropical diz-nos que este local é perfeito para dias descontraídos, e se nos afastarmos um pouco uma grande surpresa se revela. Quer saber qual é?

A surpresa!

A surpresa que a primeira imagem escondia era esta magnífica piscina que só de olhar já nos dá vontade de voltar um pouco atrás no tempo e recomeçar o Verão de novo!

Ao abrir os espaços sociais para o exterior, integrando-os com o espaço de jardim, esta habitação permite aos seus habitantes usufruírem de um dia-a-dia mais funcional por permitir um variado leque de actividades no exterior, enfatizando assim o clima de férias e a sensação de descanso!

A grande piscina, localizada em frente ao edifício da habitação, permite aos seu habitantes desfrutarem de momentos únicos na companhia de familiares e amigos.

Sala de estar

Da mesma forma que o exterior se apresenta descontraído e casual também os interiores desta casa revelam uma atitude sofisticada mas muito descontraída enfatizando, uma vez mais, o tema da praia e das férias. Um dos materiais mais utilizados foi a madeira, e este é sem dúvida, o material que mais conforto transmite à habitação.

Os sofás brancos e as poltronas de palha relevam, uma vez mais, o look de praia que aqui se pretende destacar.

Sala de jantar

A sala de jantar ocupa um lugar especial nesta habitação moderna. Como podemos ver, a sua localização é entre um espaço que pode ser considerado interior/exterior. Ao permitir esta ambiguidade, os habitantes podem, neste local, desfrutar de refeições e, ao mesmo tempo, beneficiar da experiência de observar uma paisagem maravilhosa da envolvente tropical.

Interiores com sabor a Verão

Os interiores desta habitação revelam uma abordagem estética que a todo o momento nos remetem para tema marítimo, tenho por isso um sabor muito especial a Verão!

Perspectiva geral

Observando uma perspectiva geral do exterior para o interior, torna-se mais claro percebermos a configuração espacial geral bem como os diferentes tipos de espaços criados. Na transição entre planos, os espaços dividem-se apenas através do mobiliário e é isso que cria um grande ambiente de open space que tanto caracteriza esta habitação.

Apesar do pé-direito não chegar a ser duplo, a sua grande altura transmite uma grande fluidez ao espaço unindo assim, as diferentes zonas da casa, sobre o mesmo espaço.

O terraço exterior

O terraço exterior revela-nos alguns detalhes realmente cuidados e únicos que tornam esta propriedade tão especial. 

A cobertura forrada com palha de madeira entrançada, com iluminação integrada é um pormenor muito subtil e discreto que, ao mesmo tempo, completa e remata este cenário com um toque a Verão e férias.

O cenário perfeito!

É fantástico como além de um espaçoso terraço, esta área da casa conta também com uma segunda zona de refeições que dispõe de um mini bar perfeito para refeições ao ar livre.

Existe cenário mais perfeito do que terminar o dia com um delicioso barbeque entre família e amigos? Acreditamos que não, e por isso aqui lhe deixamos uma imagem deste cenário de sonho rodeado de vegetação tropical.

Uma casa de sonho!

Como já tínhamos observado na perspectiva geral, o terraço possui um extenso alpendre longitudinal que une e conecta as diferentes áreas de lazer interiores e exteriores. A zona lounge surge na continuidade da sala de estar interior prolongando assim a sua actuação para a área de jardim, permitindo aos habitantes momentos de descanso únicos e patrocinados por uma paisagem fantástica.

A casa-de-banho

Voltamos ao interior para lhe mostrar a casa-de-banho pública da habitação. Apesar do seu carácter mais privado, este é um lugar que não destoa dos restantes espaço já vistos. 

Simples, moderno e com um toque rústico, o móvel que suporta o lavatório é a peça principal que conforma e define todo este espaço.

A paisagem!

Ainda não lhe tínhamos mostrado beleza da paisagem envolvente. Situada na famosa baía de Angra dos Reis, esta casa usufrui de uma vista panorâmica para o mar, onde os coqueiros e a restante vegetação emolduram um cenário de sonho para os seus habitantes.

É assim que nos despedimos deste lugar mágico na esperança que tenha adorado este projecto tanto quanto nós! Se ficou inspirado com esta paisagem, verifique aqui um livro de ideias especial sobre arquitectura tropical!

O que achou deste projecto magnífico? Deixe-nos a sua opinião com um pequeno comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!