Ideias simples e low cost para planear, organizar e personalizar um closet! Ideias simples e low cost para planear, organizar e personalizar um

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Ideias simples e low cost para planear, organizar e personalizar um closet!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
CASA PF1 - Moradia na Herdade da Aroeira - Projeto de Arquitetura: Closets  por Traçado Regulador. Lda,Moderno
Loading admin actions …

closet é um compartimento utilizado para guardar vestuário, calçado e acessórios. Distingue-se do guarda-roupa por ser maior. Alguns closets, para além dos armários, têm também toucadores e até sofás. Num closet, a roupa fica organizada como se de uma loja se tratasse. Além do mais, pode-se, dentro dele, arrumar têxteis da casa e outros objectos que estejam a ocupar espaço.

Os closets estão, normalmente, associados a casas e a apartamentos de luxo. Porém, nem sempre é assim. Há modelos extremamente flexíveis em termos orçamentais e do espaço que ocupam, pelo que a ideia de que só com muito dinheiro se pode ter um closet está desactualizada.

Hoje, vamos partilhar algumas dicas sobre a construção, a organização e a personalização de closets.

Ora, tome nota.

​1. O que considerar antes de construir um closet?

Se está a pensar construir um closet, considere estes pontos:

  1. Avalie o espaço existente: em primeiro lugar, avalie o espaço que tem disponível para a construção do seu closet. É suficientemente grande? Tem um perímetro assimétrico ou tectos esconsos? Antes de começar o projecto, responda a estas questões para não sacrificar espaço a mais ou usar a menos e avaliar se precisa de móveis à medida.
  2. Móveis à medida: em alguns casos, pode justificar-se a construção de móveis à medida. Apesar de mais caros, estes móveis permitir-lhe-ão optimizar a área ao máximo já que se adaptam totalmente às características da mesma. 
  3. Organize-se: um closet bem projectado é o que tira o máximo de partido do espaço disponível. Antes de pôr mãos à obra, faça um inventário da roupa, do calçado e dos acessórios que possui. A partir daí, defina os espaços de que precisa. Se, por exemplo, tem muitos vestidos longos, vai precisar de um nicho sob o comprido para que eles caibam. Se tem muitos sapatos, precisará de módulos para os organizar. É esta a lógica que tem que seguir.
  4. O closet é partilhado? Se vai dividir o closet com outra pessoa, então deve chegar a um compromisso em relação à distribuição do espaço. Os homens costumam precisar de espaço para gravatas, botões de punho ou cintos e as senhoras têm quase sempre necessidade de espaço para as bolsas, os lenços ou as jóias.
  5. Funcionalidade e ergonomia: nada pior do que ter um closet com varões demasiado altos ou com gavetas tão grandes que tudo se perde lá dentro. Mantenha as peças pequenas mais usadas (como a roupa interior) nas gavetas superiores e as outras nas inferiores. Instale módulos extraíveis para que não ter que se pôr em pontas dos pés ou que se afundar no closet para encontrar seja o que for. Por cima dos varões, pode instalar nichos só para os têxteis da casa ou para a roupa que usa menos ou que está fora de estação. Faça um plano e construa estruturas ergonómicas.  
  6. Limite as gavetas: as gavetas são necessárias para acondicionar os pequenos itens, mas as t-shirts e as camisolas de Inverno ficam melhor em prateleiras abertas. As prateleiras ocupam menos espaço do que as gavetas e permitem-lhe ver aquilo que tem. Ainda assim, pode escolher gavetas com frente em vidro.  
  7. E os sapatos? Os sapatos não têm que estar ao nível do chão. Pelo contrário, pode dedicar-lhes umas prateleiras a meia altura. Se tiver muitos sapatos, pode até construir um nicho que se prolongue do piso até ao tecto só para os acomodar. Em baixo e em cima, ponha os sapatos que usa menos.

​2. Como organizar o closet?

Monte Golf: Closets  por Hi-cam Portugal,Moderno

Os pontos que acabámos de esmiuçar devem ser considerados antes da construção do closet pois têm a essencialmente a ver com a configuração e distribuição do mesmo.

Construído o closet, é importante, para sua conveniência e pelo resultado visual, arrumar as peças da forma mais organizada possível.

Estas são as nossas sugestões de organização e limpeza:

  1. Comece por fazer uma boa selecção. Todos temos roupas, calçado e acessórios que já não usamos e que só estão a ocupar espaço. Pratique o desapego e venda, ofereça ou doe as peças de que já não gosta ou precisa. Assim, para além de libertar espaço no seu closet, também torna o seu dia-a-dia muito mais simples.
  2. Não arrume as suas peças sem primeiro fazer uma boa limpeza ao closet. Aspire ou passe um Swiffer em todas as superfícies e não se esqueça das esquinas. Pode passar um pano húmido com detergente e comprar sabonetes ou sprays para perfumar as gavetas.
  3. Compre organizadores inteligentes e funcionais para o closet. Nas gavetas, pode colocar divisórias. Para as jóias, pode optar por tabuleiros extraíveis. As caixas e os cestos são também bons aliados, assim como os varões extraíveis e os cabides multiúsos. Antes de comprar estes acessórios, tire medidas.
  4. Junte as roupas, calçado e acessórios por categorias e, se quiser, por cor e ocasião. Os blazers e casacos, as camisas, as calças, os vestidos, as saias e os fatos devem estar pendurados. Os jeans, as camisolas, as sweatshirts, os calções e a roupa desporto devem estar dobradas. Nos espaços altos e ao nível do chão, ponha as roupas fora de estação, as roupas para eventos formais e, se for o caso, têxteis para a casa e outros objectos que usa menos.
  5. Se conseguir manter esta ordem, tanto melhor. Uma vez por mês, reorganize o closet e faça uma limpeza geral duas vezes por ano. Pode também dedicar-se a uma arrumação geral por estação ou numa data especial (perto do fim do ano, por exemplo).
  6. Por fim, mas não menos importante, use cabides iguais. Para além de ficar mais bonito, eles encaixam uns nos outros e não há intrusos a roubar espaço ou a tornar o acesso às roupas mais difícil. Se precisar de usar tipos de cabide diferentes – o que é muito provável – então agrupe-os.

​3. Como personalizar o closet?

Closets  por homify, Clássico
homify

Closet Casal

homify

Um closet deve, acima de tudo, ser funcional. No entanto, não o descure do ponto de vista estético tal como não são descurados os closets de luxo que vemos nas páginas de revista.

Eis algumas ideias:

  1. Incorpore luzes LED no interior do closet. Para além de práticas, são esteticamente apelativas. Na IKEA, encontra calhas de iluminação a partir de 9.99€. Nesta loja, encontra também projectores LED que se adequam a espaços pequenos – como armários, estantes e roupeiros – porque emitem pouco calor.
  2. Num closet, não pode faltar um ou mais espelhos. Os espelhos são decorativos e, obviamente, úteis na hora de nos arranjarmos. Escolha um espelho com uma moldura bonita e de corpo inteiro.
  3. As poltronas e as banquetas são uma mais-valia dentro do espaço do closet. Para além de o decorarem, são práticas enquanto nos estamos a vestir e servem como apoio para colocarmos, por exemplo, as peças que queremos usar no dia a seguir.
  4. As portas dos armários podem ser personalizadas com puxadores originais – encontra-os, por exemplo, na Zara Home – e uma ou mais paredes ser revestidas com um papel de parede ou pintadas com uma cor diferente.
  5. Empreste conforto, cor e textura ao espaço com uma carpete ou tapete. Os têxteis tornam os ambientes mais acolhedores e térmica e acusticamente mais agradáveis.
  6. Estes elementos devem ser escolhidos em função do estilo do seu closet. Num closet moderno, pode privilegiar cores neutras com linhas depuradas e clean. Já num closet mais rústico, pode arriscar cores mais quentes e materiais rústicos.

​4. Construir o closet com nichos abertos ou fechados?

A maior parte dos closets tem nichos abertos. É, sem dúvida, tendência. Os closets ficam, como já mencionámos, a parecer uma loja com tudo exposto e acessível. Porém, lembre-se que se optar por um closet aberto, a questão da arrumação se torna premente já que fica tudo à vista e se as peças não estiverem organizadas, o espaço tornar-se-á visualmente inestético. Se não tem tempo ou paciência para ter o seu closet arrumado (pelo menos na maior parte do tempo), então prefira a instalação de portas ou de cortinas.

5. Complemente o closet com outras áreas de arrumação

Moradia Unifamiliar  - Quinta da Beloura, Sintra: Closets  por núcleo B arquitetos,Minimalista
núcleo B arquitetos

Moradia Unifamiliar – Quinta da Beloura, Sintra

núcleo B arquitetos

O espaço de arrumação parece sempre limitado numa casa. Quando achamos que temos muito, depressa damos por nós com ele todo ocupado e a precisar de mais. Os quartos com closet podem e devem ter espaços de arrumação complementares como gavetões por baixo da cama, cómodas, módulos de arrumação embutidos (como nichos sob as janelas por exemplo) e até um toucador para os perfumes, maquilhagem, entre outras coisas.

​6. Que profissionais lhe podem ser úteis para projectar o closet?

CASA PF1 - Moradia na Herdade da Aroeira - Projeto de Arquitetura - closet: Closets  por Traçado Regulador. Lda,Moderno Madeira Acabamento em madeira
Traçado Regulador. Lda

CASA PF1 – Moradia na Herdade da Aroeira – Projeto de Arquitetura – closet

Traçado Regulador. Lda

As imagens dos closets modernos que ilustram este artigo são todas da autoria de profissionais registados na homify. Para entrar em contacto com eles, basta clicar sobre a etiqueta “contactar”. Pode, ainda, consultar a nossa categoria “armários” ou ’mobiliário e acessórios’ e a nossa lista de carpinteiros para ter a certeza de que escolhe o melhor profissional para fazer os seus móveis à medida. Se tiver a construir ou a remodelar a casa, analise a inclusão de um closet com o seu arquitecto e, no fim do projecto, valha-se da ajuda de um decorador.

Recomendado:
- 7 roupeiros e closets sensacionais

Vai pôr estas sugestões em prática? Deixe-nos o seu feedback e coloque todas as dúvidas! 
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!