6 fabulosas maneiras de desenhar a entrada de sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Costuma-se dizer que não devemos julgar o livro pela capa, mas é inevitável que as primeiras impressões influenciem a nossa opinião. As fachadas não são excepção, pois assumem o papel de cartão de visita para as casas e reflectem o nosso gosto e estilos favoritos.

Esta é a razão da grande importância que tem um bom desenho para a entrada de sua casa. Não se esqueça que é a primeira coisa que as suas visitas admirarão, por isso o ideal é que seja agradável e convidativa, criando nos nossos convidados boas expectativas em relação ao que podem encontrar no interior.

No livro de ideias de hoje, juntamos algumas ideias interessantes para desenhar a sua fachada, independentemente do estilo que se segue ou do tamanho da casa, uma vez que todas procuram dar resposta às suas necessidades e elevar o nível estético. Venha conhecer as propostas que temos para si.

Realce a sua porta

Uma boa forma de assinalar e destacar a porta principal sem ter que recorrer a múltiplos materiais é utilizar o mesmo que reveste a porta de entrada e prolongá-lo por toda a secção superior. Desta forma cria-se uma verticalidade que não passará despercebida a nenhum olhar.

Esta é uma solução ideal, sobretudo se a sua casa tem mais do que um piso, pois assim evitará que a porta pareça desproporcional em relação ao edifício. Não há dúvida de que os revestimentos são capazes de criar aparências perfeitas para cada situação. Se não acredita, veja a imagem que apresentamos onde se utiliza a madeira como grande aliada.

A virtude do vidro

Utilizar vidro na entrada de uma casa é uma opção clássica que se reinventa em todos os estilos. Quando combinado com outros materiais de revestimento parece flutuar na estrutura da fachada.

Pode optar por colocar vidro unicamente na secção superior da porta ou nas suas laterais, mas tenha em mente que quanto mais visível for o contraste entre os materiais mais imponente e apelativa será a entrada.

Um mistério que provoca admiração

Outra maneira bastante interessante de construir a entrada de sua casa é fazer com que esta não seja tão óbvia, criando assim algum mistério para os mais curiosos que, podemos garantir, seguirão o seu caminho falando da beleza discreta da sua fachada.

Um magnífico exemplo é este projecto elaborado pelo estúdio Utaa, onde a entrada da casa é totalmente visível desde a rua mas, para criar um aspecto ainda mais interessante, colocou-se uma malha que permite a visibilidade da porta desde o exterior da casa, criando uma barreira física, mas não visual. Pode-se assim dizer que é uma entrada semi-privada.

Se, tal como nós, também ficou fascinado com esta proposta, não tenha dúvidas quanto a colocá-la em prática na sua residência. Desta forma, está a garantir maior protecção e privacidade. 

Utilização de estruturas

Se a ideia anterior lhe pareceu fenomenal, mas procura algo mais elegante, então preste atenção a esta ideia que temos para si. Tudo consiste em aplicar uma estrutura, não só na porta, mas em toda a área contínua – incluindo as janelas do piso superior. É apenas uma questão de conseguir desenhar um padrão que se adapte ao estilo que procura criar. Desta forma, a entrada destacar-se-á graças ao forte jogo de linhas e texturas entre a entrada e a fachada no geral.

Neste projecto da empresa Studio An-V-Thot Architects, optou-se por uma interessante e apelativa estrutura de madeira com fundo de vidro que, para além de servir como acesso, criará sombras interessantes, tanto de dia como de noite e tanto no interior como no exterior. Um trabalho de arquitectura fenomenal.

O mesmo material em todo o edifício

Harmonizar a sua porta com a restante aparência da fachada é uma ideia interessante e inovadora que tornará a entrada oculta à primeira vista e oferecerá à estrutura um aspecto liso e sem interrupções visuais.

O truque está em trabalhar uma só linguagem ao nível da fachada, escolher um estilo único e manter o plano da entrada de acordo com as paredes circundantes, de forma a esconder ao máximo a abertura onde se encontra a porta e atingir o seu objectivo, tal como acontece neste projecto do estúdio Goo Arquitectos.

Uma entrada com muita profundidade

Como conseguir este efeito? À primeira vista pode ser complicado entender, mas asseguramos que não será assim. A ideia consiste apenas em fazer com que o acesso da entrada seja notório e de fácil identificação e tudo isto é conseguido com a simples utilização da profundidade que se destacará do resto da fachada.

Tudo isto consiste em romper com o volume e criar um jogo de profundidade que, como resultado, consegue atrair muitos olhares e comentários. Para acentuar ainda mais  a ideia, utilize tons ou materiais contrastantes, pois desta forma a área com maior profundidade chamará ainda mais à atenção, fazendo com que o acesso da casa seja muito mais visível e atraente. Veja o exemplo que aqui deixamos: um projecto do estúdio Dorrington Atcheson Architects.

O que achou das entradas que lhe mostramos? Qual foi a sua preferida? Deixe-nos as suas respostas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!