Sem dinheiro para decorações? Faça uma reciclagem interior!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Quantas e quantas vezes olhamos para a nossa casa e vemos sempre os mesmos móveis, a mesma decoração, as mesmas cores… E quantas vezes, depois desta visão, nos fartamos e juramos para nós mesmos que vamos dispensar parte do nosso orçamento do próximo mês para ir dando uma nova cara ao nosso espaço? Mas depois surge aquela viagem a um preço fantástico, há uma avaria no carro, deixamos dinheiro de forma inesperada na farmácia ou o casaco que andamos a namorar há meses entra em saldos… e lá se vai o orçamento! Rapidamente relativizamos as coisas e não damos prioridade ao aspecto da nossa casa. Se se revê nesta curta-metragem que acabámos de lhe apresentar, temos a solução ideal para si: reciclagem e projectos do it yourself! E agora o leitor diz como é que nunca pensei nisto? – e a resposta é simples: porque nunca foi orientado para tal. Na sociedade consumista em que vivemos, em que todos os dias somos bombardeados com imensa publicidade em todo o sítio, estamos mais preparados para comprar do que para reciclar. Mas no artigo de hoje vamos mostrar-lhe como há muita coisa em sua casa que ainda tem uma vidinha extra para dar uma nova cara às divisões! Curioso? Então fique connosco e veja tudo o que os objectos mais comuns têm para lhe oferecer!

Paletes de madeira = mobília nova

O nosso primeiro projecto baseia-se na utilização de paletes de madeira. Como já vimos em artigos anteriores, as paletes de madeira podem ser as melhores amigas de um par de mãos com o dom da bricolage. Procure paletes com a etiqueta IPPC (International Plant Protection Convention) ou o carimbo HT – que evitarão o aparecimento de problemas de saúde. Após seleccionar as paletes, é só perceber em que estas lhe podem ser úteis dentro de casa! Prateleiras, mesas, armários, sofás, camas… um sem fim de opções óbvias e outras tantas que pode encontrar pela internet fora! Pode mantê-las com o seu aspectos original ou então dar-lhe um tratamento (lixá-las, limpá-las bem e pintá-las com novas cores – tendo ainda a possibilidade de aplicar padrões). E então, vai pôr as mãos à obra?

Garrafas de vidro = equipamento de iluminação

A segunda sugestão vai para a reciclagem de garrafas de vidro. Se é amante de um bom vinho ou aderiu à moda do gin tónico, comece a reservar as suas garrafas preferidas para mais tarde lhes dar uma nova vida como candeeiro de mesinha de cabeceira ou de mesa de apoio! A Entre Led e Design apresenta-lhe na sua página profissional algumas ideias, que passam por garrafas de bebidas alcoólicas com rótulo até a simples garrafas de vidro transparente. Uma certeza: vai adorar cada um dos exemplos! Comece já a guardar as melhores garrafas ou peça-as a amigos ou familiares antes que as deitem para o lixo!

Cartões rígidos = prateleiras

Quartos de criança ecléticos por kinder räume ag
kinder räume ag

summer camp von camengo

kinder räume ag

O cartão é um material bastante versátil, que pode ser utilizado em diversas situações… mas se calhar nunca tinha pensado em utilizá-lo como prateleira, certo? Pois bem, é verdade que terá de ter algum cuidado com ele no momento da sua utilização, mas pode criar bonitas prateleiras para objectos leves – como iniciais de nomes em cartão ou suportes de fotografias em plástico ou outros materiais com pouco peso. A parte boa deste tipo de prateleiras é que facilmente adquirem a forma que queremos, são pintadas e decoradas sem grande ciência e na altura em que já não lhe fizerem sentido, pode deitá-las fora sem nenhum peso na consciência – apenas com o cuidado de a colocar no ecoponto correcto, sim?

Livros velhos = elementos decorativos

Não deitar fora livros é algo que todos devíamos fazer, pelo simples facto de um livro ser capaz de transportar mais do que simples folhas impressas. Além disso, há título épicos e capas fascinantes que tornam estes objectos em verdadeiras peças de arte! Desta maneira, vá à sua cave, arrecadação ou sótaõ e procure aqueles livros velhos deliciosos; tire-lhes o pó, dê-lhes algum tratamento (caso estejam muito deteriorados) e exponha-os como ornamentos em prateleiras ou em vitrines que tenha em casa. Não só a sua presença dará ao espaço um ambiente intelectual e bonito, como ainda lhes dará uma nova vida sem ter que se desfazer deles – alguns, verdadeiras relíquias familiares!

Latas = vasos para flores

Casa  por La Fangtoria
La Fangtoria

Latas talla M colgantes.

La Fangtoria

Sim, aqui até as latas de fruta em calda, feijão ou grão servem para decorar a sua casa! Basta que para isso lhes retire os rótulos autocolantes, limpe bem toda a cola e todos os restos de papel, lave-as bem e pinte-as com uma nova cor! Depois deste processo todo, pode fazer-lhes uns furinhos laterais para as pendurar ou pode simplesmente pousá-las no parapeito de uma janela, semeando dentro delas flores de pequeno porte ou ervas aromáticas para ter à mão sempre que precisar de cozinhar. Mais: este pode ser um projecto que poderá ser realizado com a ajuda dos mais pequenos (sempre com supervisão, claro!).

Caixas de madeira = arrumação extra

Se está minimamente atento ao comércio à sua volta, de certeza que já reparou naquelas caixas de madeira que acomodam de forma tão confortável a fruta que compra na frutaria, certo? Então, se tem possibilidade de pedir essas caixas no final de vida ou se as conseguir comprar aos fornecedores (em último caso, se quiser mesmo levar este projecto avante, pode sempre apanhar no lixo, que é o destino de muitas destas caixas), leve-as para casa, lixe-as bem se lhes quiser dar um ar mais limpo ou deixe-as com a sua textura natural para dar um aspecto mais rústico, pinte-as com cores que enquadrem no resto da decoração do espaço onde vão ser colocadas e utilize-as para arrumação extra! Pode pregá-las à parede e torná-las numas gavetas-prateleira ou então, tal como mostra a imagem, pode aplicar-lhes rodinhas na base e transformá-las em carrinhos que serão mais fáceis de transportar pela casa. Uma ideia genial, não?

Surpreendido? Então agora pense no que estes objectos podem fazer à sua casa depois de aplicadas as nossas dicas!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!