7 ideias para fazer um jardim de ervas num apartamento

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

É adepto da utilização de ervas aromáticas na preparação dos seus pratos? Dá por si nos supermercados a tentar escolher as ervas menos murchas de inúmeros molhinhos deprimentes, e e deplorar não ter um pequeno jardim para as semear? Então está na altura de fazer o seu próprio jardim de ervas e ter as suas preferidas sempre à mão, tão frescas quanto possível!

Afinal todos sabemos que a maior parte das ervas aromáticas são muito mais saborosas e aromáticas quando utilizadas frescas em vez de secas. Por outro lado não podemos esquecer que mesmo as ervas secas que compramos, e que têm um ótimo aroma, têm processo de cultivo e recolha que desconhecemos e que podem incluir o uso de químicos indesejáveis…

A esta altura o leitor estará a pensar que isto é tudo muito bonito para quem tem uma horta, mas perfeitamente impossível para quem vive num apartamento!

Calma, temos boas notícias: A maior parte das ervas aromáticas tanto cresce no exterior como no interior!

Não é preciso ter um jardim, um grande terraço, ou sequer uma varanda. Apenas necessita de ter uma janela com boa exposição solar e uma boa dose de paciência e boa vontade. E para mais as especiarias e as ervas aromáticas são quase sempre plantas muito decorativas, que perfumam o ambiente, o que por si só já constituiria uma boa razão para as ter plantadas em sua casa.

Com este artigo queremos incentivá-lo a cultivar as suas próprias ervas aromáticas fazendo um minijardim interior mesmo que viva num pequeno apartamento no meio da cidade, e assim colaborar para o seu sucesso na cozinha!

Escolha as suas ervas aromáticas preferidas

Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

A lista de ervas aromáticas à sua disposição é enorme. Manjericão, tomilho, menta, alecrim, salsa, coentros, cebolinho, e muitas, muitas mais.

Escolha para cultivar as que mais utiliza na sua alimentação, e as que não utiliza tanto, mas que adora ter à mão sempre que se lembra da receita onde elas são condimento.

No supermercado ou nas lojas da especialidade vai encontrar carteirinhas com as sementes para semear ou pequenas plantas para transplantar.

A forma como as vai manter e cultivar está descrita nas saquetas, pelo que é aconselhável que leia essas instruções antes de as comprar. Não quer descobrir que necessitam de pouca água ao fim de as ter regado em abundância…

Se optar pela compra de rebentos para transplantar deve proporcionar-lhes mais espaço para crescer e escolher apenas as plantas que apresentem folhas viçosas e verdes, sem manchas. Plantas murchas ou com manchas acastanhadas são sinónimo de gasto de dinheiro em vão, pois essas plantas quase de certeza não vão pegar!

Avalie o espaço que tem disponível

Remodelação de apartamento: Cozinhas modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

Avalie bem o espaço que tem disponível! Como já dissemos não precisa de muito espaço, ou de ter algum terreno e de tirar o melhor partido do pouco que tem e não ser demasiado ambicioso. Não tem de ser um jardim na normal aceção do termo. Pode apenas ser um minúsculo espaço verde na sua cozinha ou sala de estar, que cheira bem, sabe bem e dá um pouco de natureza ao seu espaço interior.

Tem um cantinho na bancada da cozinha? Se tiver suficiente exposição à luz solar é suficiente. Use vasinhos pequenos para aumentar a variedade e toca a plantar. Veja este exemplo da Architect Your Home, de Paço de Arcos. É o exemplo perfeito de uma ótima gestão de um pequeno espaço para criar um minijardim de ervas aromáticas!

Se o seu espaço não é o ideal não desespere. Há soluções e nós mostramos algumas!

Use vasos verticais para ganhar espaço

Varanda, marquise e terraço  por Ploka 8.7
Ploka 8.7

TERRAZA 2

Ploka 8.7

O espaço é tão pequeno que o chão está lotado? Tem animais que adoram destruir plantinhas? Ou crianças irrequietas, perfeitas para partir vasos? Suba! Use a altura do pé direito da casa em seu favor. Pendure vasos no teto, como na foto do exemplo. Ou pregue suportes para vasos nas paredes! Instale molduras ou prateleiras e coloque lá os recipientes com as plantas. Um armário de prateleiras abertas, ou mesmo uma antiga caixa de frutas poderá servir.

Tudo o que precisa é pensar na paz de espírito que a atividade da jardinagem lhe irá trazer e na beleza que vai imprimir à sua casa. A imaginação é o limite!

Coloque cadeiras confortáveis junto ao seu jardim interior

E nem precisa de ser um grande jardim! Algumas plantas já vão fazer grande diferença no ambiente de sua casa pela calma que o contacto com a natureza nos proporciona. Mas há mais vantagens… Já ouviu falar nos benefícios da aromaterapia? Já se imaginou sentado numa poltrona a aspirar o maravilhoso aroma das ervas aromáticas? Por exemplo o aroma do tomilho é considerado antidepressivo, o da erva-limão revitalizante e o da camomila calmante.

Então porque não colocar um assento confortável nas proximidades do seu minijardim de ervas aromáticas. Vai aliar beleza, calma e aroma.

Veja a ideia da imagem acima: – uma excelente ideia para plantar ervas aromáticas num apartamento com falta de espaço, acompanhada de uns cadeirões com um design extraordinário. Inspirador, certo?

Recicle materiais que já não utiliza

Este é um projeto com custos muito baixos e enormes benefícios! Claro que todos gostamos de ter belas peças de design a embelezar a nossa casa, no entanto para cultivar com sucesso ervas aromáticas num pequenino jardim interior isso não é um requisito essencial! Reutilizar é um dos três R do respeito pelo ambiente, e aqui pode aplicar-se na perfeição.

Siga o exemplo da foto e utilize antigos tachos e panelas. Ou seja criativo e utilize outros recipientes que já não utilize, como frascos de conservas, jarros de sumo ou até embalagens tetra pack vazias. O importante é plantar e colher. E a beleza natural das plantas irá dar um tom colorido à sua casa, encarregando-se de disfarçar imperfeições!

Utilize um toldo para proteger as suas ervas nos meses quentes

Terraços  por decoraCCion
decoraCCion

Vive la terraza. Foto: Patricia Gallego para Mí Casa. HEARST magazines I España.

decoraCCion

E quando chegar o calor não se esqueça de proteger as suas pequenas culturas. Se tem uma varanda, por mínima que seja aproveite-a e coloque ali os seus vasos com ervas aromáticas. Mas não se esqueça de acrescentar um toldo para que a luz do sol e o calor diretos não as danifiquem permanentemente.

Se tem o seu jardinzinho no interior mas mesmo assim a incidência luminosa e o calor são demasiados, e o risco de danos para as plantas é alto, pode utilizar um dossel improvisado com uma cortina antiga ou um pedaço de tecido leve que já não utiliza. Afinal a ideia é mesmo criar e poupar!

Instale prateleiras para armazenar as ervas ao fim de cortadas

Cozinha  por Future Light Design
Future Light Design

Lakes By Yoo 2

Future Light Design

Por último é importante aprovisionar.

Há plantas que só florescem ou crescem em determinadas alturas do ano, pelo que será interessante secar o excedente e guardar para mais tarde. Claro que já não serão plantas frescas, mas se fizer uma secagem à sombra e depois guardar as ervas em recipientes fechados o seu sabor continuará intenso. E pelo menos terá a certeza de não haver pesticidas ou herbicidas adicionados à sua receita.

Para isso instale prateleiras, ou armários especialmente direcionados para guardar os recipientes com ervas aromáticas. Se as prateleiras forem fechadas ou utilizar frascos opacos é ainda melhor pois a luz faz com que as ervas percam algum do seu aroma.

E não se esqueça de identificar corretamente cada recipiente com o seu conteúdo. Não vai querer ter uma receita estragada por causa de uma erva trocada!

Viu como é simples? Agora vamos plantar! E se quiser saber mais sobre como ter plantas em sua casa, mesmo que não sejam ervas aromáticas leia o artigo ’Como decorar com plantas?

Entusiasmou-se e vais plantar ervas aromáticas em sua casa? Depois não se esqueça de nos contar como fez e quais as ervas que plantou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!