6 dicas sobre como decorar um berçário

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Recebemos o alerta que dentro de 9 meses a família vai crescer e desde cedo começamos a imaginar como vai ser, o que vai ser preciso, como nos vamos preparar para a chegada desse novo membro. Menino ou menina, pelo menos as mamãs começam logo a imaginar cores, mobílias e as roupinhas que vão ter que estar prontas para quando o bebé chegar a casa, certo? Pois bem, desta maneira, hoje dedicamos o artigo a ideias acerca da decoração de um berçário doméstico. Há muito em que pensar e que fazer – e todos desejamos não cometer nem grandes erros, nem grandes loucuras, por isso a nossa equipa escolheu e organizou para si seis dicas que vão permitir que tenha um maior controlo sobre todo o processo que é preparar o quarto do seu filhote, evitando assim alguns erros e optimizando quer tempo, quer o orçamento disponível para este projecto! Fique connosco e tome nota de todas elas!

Presença de plantas – sim ou não?

É uma decisão que sabe unicamente aos pais, onde o pediatra pode ter alguma influência. No entanto, a nossa opinião é que evite a presença de plantas no quarto do seu bebé e o motivo é simples: quando começam a gatinhar, os bebés conseguem chegar aos sítios mais incríveis e põem TUDO à boca, porque estão a fazer o papel de exploradores que lhes cabe. Portanto, para evitar acidentes e desgostos, evite colocar plantas dentro do quarto do seu bebé. Mas se gosta e faz questão deste contacto com a natureza, por que não decorar o quarto com papel de parede, adesivos ou brinquedos relativos a este tema? A escolha é vastíssima e com certeza que o seu filho terá muitos anos de vida para aprender a conviver com plantas e animais!

A localização do berçário

O primeiro ponto em que nos devemos focar é precisamente onde vai ficar o berçário. Dependendo do tamanho da sua casa, pode ter que o fazer dentro do seu quarto (se estiver num T1) ou pode utilizar outra assoalhada da casa. No caso de ter mais assoalhadas, é importante que perceba que é bom que o berçário esteja próximo do seu quarto, para que possa ouvir mais facilmente o bebé durante a noite, por exemplo. Se esse quarto for o que actualmente é o escritório ou que serve de arrumos, considere fazer alterações na disposição do interior da casa, para que não se arrependa mais tarde da localização escolhida para o quarto do seu bebé. Após definir isto, passe para o segundo ponto.

A mobília correcta

mobília correcta é algo um pouco relativo, pois cada pai saberá o que é mais útil – principalmente os pais que já vão no segundo ou no terceiro filho! No entanto, há algumas peças que não deverá descurar: o berço (por motivos óbvios!), uma cama de apoio (que poderá ser de solteiro ou de corpo e meio, apenas a ser utilizada naquelas noite terríveis em que o bebé não dorme por nada e o pai ou a mãe estão de tal maneira cansados que só conseguem estar deitados), uma cadeira de baloiço (que pode ser extremamente útil para embalar o pequeno) e uma cómoda onde caiba toda a roupa do bebé e que pode também servir de muda-fraldas. No caso da roupa não caber toda nestas gavetas, pode ter uma outra que a complemente ou um armário – que já poderá ficar para quando o seu filho crescer. Procure ter pelo menos um candeeiro que crie ambiente através da regulação da luminosidade, para evitar ter muita luz nas alturas em que precisa dela mas em que não precisa que o bebé desperte ainda mais!

Unidade Muda-Fraldas

É um dos pontos mais importantes, a seguir ao berço. Não se esqueça por nada deste mundo de adquirir ou de pedir emprestado um muda-fraldas para o seu filho e coloque-o perto do berço, pois verá como muitas vezes ele sairá da cama directo para este espaço! Este trocador deve ter uma área mínima aproximada de 90 cm x 60 cm, para que o bebé possa estar completamente em cima dele e ainda sobre algum espaço à volta. Outro pormenor que deve ter em conta é o da necessidade do móvel ter bastante arrumação que fique fora do alcance da criança, onde possa guardar cremes, fraldas, toalhitas e outros produtos a utilizar na higiene do bebé.

O colchão

Pode custar um bocadinho dar um grande valor por um colchão que vai ficar praticamente novo, mas foque-se na saúde do seu filho. Faça uma pesquisa no mercado e veja quais são as melhores soluções e as que lhe oferecem melhor relação qualidade-preço. Pergunte a amigos, vizinhos ou familiares quais os colchões que escolheram para os seus bebés, quais as razões que os levaram a essa aquisição e qual o feedback que lhe podem dar acerca disso. O seu filho vai passar muito tempo nesse colchão, logo o conforto, a resistência e o cuidado com a proliferação de ácaros e outros microorganismos são pormenores de muita importância e relevo na altura da tomada de decisão.

Evite renovações a curto prazo

Apartamento Cosmopolita: Quartos de criança modernos por Spacemakers
Spacemakers

Apartamento Cosmopolita

Spacemakers

A última dica que lhe deixamos é que evite andar sempre a trocar a decoração do quarto do seu filho. Numa primeira fase, por motivos económicos, pois gastará rios de dinheiro se quiser estar sempre a pintar paredes, trocar papel decorativo ou comprar mobília nova. Por outro lado, pense nas alterações de rotinas que isso terá para um bebé pequeno. Por último, há materiais que podem ser tóxicos ou desenvolver algum problema de saúde (alergias, principalmente) enquanto estão no processo de secagem, por exemplo, ou mesmo nos primeiros dias após a aplicação. Portanto, se estiver sempre com o quarto do seu filho em obras, isso poderá ser prejudicial para a sua carteira e para a saúde dele. Além disso, vai estar a gastar tempo que poderia estar a passar com ele! Na altura de preparar o quarto do seu bebé, procure utilizar cores e/ou padrões que durem pelo menos até à adolescência dele, como este papel de parede versátil que dá quer para o berçário, quer para este quarto de criança! Tente não ter demasiado apontamentos decorativos que mais tarde o façam ficar preso a essa decoração inicial.

Sente-se mais calmo e orientado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!