Qual é o melhor material de piso para mim?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Há sempre uma ou mais alturas na vida em que precisamos de mudar o chão da nossa casa, bom é verdade que não é coisa que se faça regularmente, uma vez que requer um certo nível de exigência, custos e de obras lá em casa. Mas quando mudamos o piso da nossa casa sabemos que é imprescindível procurar os materiais certos, quer para nós moradores, como para o design e respetiva estética da nossa casa. É uma decisão que deve ser ponderada e bem analisada, é preciso ler sobre o assunto, ver os vários modelos e marcas de pavimento no mercado. Uma procura que pode fazer a partir de casa, navegando pela homify ou em lojas físicas. Depois de terem uma outra ideia em mente resta-lhe procurar profissionais ou funcionários em lojas, que o aconselhará da melhor maneira. 

O mercado oferece uma panóplia de possibilidades, existem de facto imensos modelos de pavimento, a eterna madeira, o chão flutuante super em voga, os azulejos tão portugueses, o mármore como luxuoso, a carpete para o conforto, o vinil para o lado low cost... Depois dos materiais temos o leque das cores, tantas e variadas, monocromáticas ou multicolores. E o estilo? Bom com isso temos matéria suficiente  para desenvolver um artigo, como tal decidimos partilhar hoje convosco, sete tipos de pisos. Quer saber quais são? Então descubra-os lendo as dicas e inspirando-se com estes fantásticos projetos. Quem sabe se não se decide no material do seu próximo piso…

Piso anti-ruído

Papel de Parede Quarto: Parede e piso  por CreativeArq
CreativeArq

Papel de Parede Quarto

CreativeArq

Esta é sem dúvida uma questão que tem de pôr em cima da mesa aquando a mudança do seu pavimento – ter um piso anti-ruído. Nomeadamente para quem vive em apartamentos, já se deparou com o som dos tacões dos vizinhos toc toc, é (um pouco) irritante e desconfortável para quem está em baixo ou mesmo em cima. Então para minimizar o problema existe esta solução de piso anti-ruído, que consiste num bom isolamento acústico, aliado a materiais anti-ruídos, garantindo assim tranquilidade, como o conforto e claro uma política de boa vizinhança! 

O piso vinílico ajuda o isolamento, além de absorver os impactos e de ter alta durabilidade. Por outro lado, consegue encontrar um chão flutuante com bom isolamento.

Piso de madeira clássico

Chalé das Três Esquinas: Quartos ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

A madeira é um material nobre, usado ontem, hoje e amanhã. É sem sombra de dúvida atemporal, nunca passará de moda. Uma casa com piso em madeira fica charmosa, com ambiente super cozy, é ideal para quem procura este conforto e aconchego. Se acha que um piso em madeira é para casas com estilo mais campestre ou antigo, desengane-se, não há material mais tradicional e polivalente. A madeira combina com ambientes modernos ou ainda com casas mais rústicas, adapta-se a qualquer estilo, sendo assim bastante versátil. 

O piso em madeira é ideal para qualquer divisão de casa, mesmo a casa de banho ou ainda a cozinha. O espaço pode ser revestido de uma ponta à outra com este material, se assim o pretender. Nem todos os pisos de madeira são iguais, existem diferentes modelos no mercado, quer em tamanhos ou em tonalidades. 

Por outro lado, o piso de madeira é uma boa aposta porque pode durar toda uma vida dentro de uma casa, é claro que são necessários cuidados, como uma boa manutenção (limpezas, vernizes, ceras) e cuidados (evitar água, por exemplo). 

Ora espreite este quarto totalmente branco, onde o piso de madeira tem o papel principal. 

Piso colorido

Mosaic del Sur Portugal: Parede e piso  por MOSAIC DEL SUR
MOSAIC DEL SUR

Mosaic del Sur Portugal

MOSAIC DEL SUR

E porque não trazer ao espaço da sua casa um pouco de cor e esta vir do chão, hum?! Se optou por uma pintura e/ou uma decoração mais clara, então dê o toque de energia através do chão, fica logo a irradiar vida. Boas vibrações para quem pisa um chão colorido. Pode optar por um piso colorido na cozinha ou na casa de banho, por exemplo, lugares com menos permanência e que procuram a cor da vida. 

Esta sugestão portuguesa da Mosaic del Sur Portugal deixou-nos a pensar no verão, um chão com a cor do sol… que chega todos os dias não pelo céu, mas pelo chão da nossa casa. Pode encontrar esta e muito mais soluções cativantes e com alma portuguesa, dando uma olhadela neste profissional.

Piso para as casas de banho

As possibilidades de um piso para a casa de banho são ínfimas. Tanto na variedade, como no material. Os azulejos ou os mosaicos são de facto os mais comuns, por causa da humidade e da água. As cores poderão ser variadas, dependendo do estilo da sua casa e do seu gosto. Porém, é importante salientar que um piso numa casa de banho, pode ser perfeitamente de madeira, de chão flutuante, de linóleo, de pedra ou de outro material que quiser. Não há regras! Escolha o seu predileto…  

Piso para o quarto das crianças

Quarto infantil: Quarto de crianças  por Alfama Home Vintage
Alfama Home Vintage

Quarto infantil

Alfama Home Vintage

O piso do quarto das crianças tem de ser o mais aconchegante possível, que poderá vir da madeira, do chão flutuante, do linóleo ou ainda da carpete. Os azulejos tornam um quarto mais frio e menos confortável, não sendo este o melhor material a escolher. 

Sabemos que as crianças gostam de brincar pelo chão e andar descalças, talvez por isso a carpete transmite esse mesmo conforto. Fica um quarto cozy, quente e agradável. Veja como este quarto em tons rosa, branco, verde de água e roxo ficou super mimoso… ideias bem inspiradoras para levar até ao quarto do seu filhote!

Piso com material amigo do ambiente

Salas de estar ecléticas por IQ Glass UK
IQ Glass UK

Sheldon Avenue

IQ Glass UK

Depois de muitos anos sem preocupações ecológicas, hoje vivemos numa época onde existe, ainda que restrita, uma sensibilização para o meio ambiente. Quer ao nível da poluição, da degradação da terra, das mudanças ambientais e dos recursos. É do nosso dever citadino, apelar mas também agir para esta grande questão e preocupação mundial, no presente mas a pensar no futuro. 

Se tivermos esse alerta em mente, iremos preocuparmo-nos das questões ecológicas do dia-a-dia, mas também em situações de grande massa, que são as mais poluentes, como a construção de uma casa. Se apostarmos em materiais amigos do ambiente, os vossos filhos, netos, bisnetos… irão agradecer. Veja esta possibilidade quando comprar o seu piso. 

Pequenos gestos de cada um, que todos juntos fazem toda a diferença do/no mundo! Pense nisso.

Piso oriental

Parede e piso  por louis de poortere
louis de poortere

Caipirinha Interior

louis de poortere

Rematamos este artigo ao mood oriental, uma cultura que prima pela simplicidade e conforto. O povo oriental anda de descalço em casa, logo a madeira, combinado com tapetes são os favoritos. Se for um simpatizante desta cultura já fica a saber em que piso apostar na sua casa! 

Se quiser acrescentar um tapete ao seu novo piso espreite a este artigo.

Está a pensar mudar o piso da sua casa? Gostou das sugestões apresentadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!