Uma extensão fabulosa!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Os tempos mudam e com eles mudam também as nossas necessidades. Felizmente a arquitectura e a tecnologia hoje em dia permitem abordagens distintas capazes de transformar completamente os espaços! Este projecto prova-nos como é possível transformar os espaços atribuindo-lhes uma nova alma!

O projecto que temos para lhe mostrar hoje é uma extensão que foi adicionada a uma habitação de estilo original Victoriano. Da autoria dos profissionais do atelier FORA, esta extensão trouxe uma nova vida à casa criando um novo espaço repleto de conforto e funcionalidades distintas.

FORA é um colectivo de arquitectura português fundado no ano de 2009 entre Lisboa e Atenas, pelos arquitectos João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo. Ao trabalharem em conjunto com vários profissionais de diferentes áreas e nacionalidades este atelier tem vindo a oferecer uma lufada de ar fresco no panorama arquitectónico português.

O projecto que iremos conhecer hoje é a prova de como é possível reabilitar e transformar espaços antigos atribuindo-lhes uma nova vida. Venha descobrir?

36m2 de puro Design!

vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

vista do interior da cozinha

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

A habitação localiza-se na cidade de Londres e é da época Victoriana. Esta casa possuía vários problemas a nível funcional. Os tempos mudaram e tornou-se necessário responder a estas demandas com outras soluções alternativas.

Como tal foi construída uma extensão que oferece à casa 36m2 extra de espaço ininterrupto que funciona como sendo uma grande cozinha e área de lazer. 

A imagem revela-nos um espaço amplo, moderno e com potencialidades arquitectónicas incríveis que iremos de seguida aprofundar.

Luz, luz e mais luz!

vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

vista do interior da cozinha

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

A iluminação era um factor extremamente relevante a considerar. A abordagem teria de maximizar a luz solar uma vez que esta escasseia na cidade londrina. Assim foi criada uma grande clarabóia rectangular que marca a separação funcional entre a estrutura nova e a habitação pré-existente. 

Existe também uma grande janela no tecto que enquadra o céu por cima da mesa de trabalho, amplificando e tirando o melhor partido possível da iluminação natural.

Moderna e funcional

vista do interior da cozinha: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

vista do interior da cozinha

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

A extensão relaciona-se com a envolvente exterior de uma forma suave e orgânica. Esta relação é amplificada através de uma enorme parede de vidro cuja estrutura é amovível. Isto é, é possível abrir toda esta área para o exterior eliminando todas as barreiras físicas que delimitam este espaço semi-interior.

Neste espaço, para além de uma área de confecção existe ainda uma grande mesa de trabalho e preparação de alimentos bem como uma outra mesa indicada para desfrutar de agradáveis refeições perto do jardim.

Visão geral

Fachada para o jardim com janela aberta: Cozinhas modernas por FORA - Fagulha Oliveira Ruivo
FORA – Fagulha Oliveira Ruivo

Fachada para o jardim com janela aberta

FORA - Fagulha Oliveira Ruivo

Esta imagem mostra-nos uma visão do exterior para o interior da extensão. As janelas amovíveis encontram-se integralmente abertas e a sensação é a de que, de facto, este espaço intermédio se funde numa mistura improvável entre interior e exterior.

Esta perspectiva permite-nos observar melhor a relação da extensão com o edifício pré-existente. É possível também, verificarmos como o espaço é realmente amplo e luminoso e ambos factores contribuem para a conformação de um ambiente realmente moderno e distinto.

Uma solução fantástica

A noite cai e através do exterior é possível vermos o impacto desta nova extensão na fachada geral do edifício. A verdade é que nem sempre é fácil construir extensões ou anexos sem que estes alterem bastante a fachada do edifício, neste caso isso foi extremamente bem conseguido, quer através do revestimento da extensão ou mesmo da própria forma do novo anexo.

Ficou fascinado com esta solução? Então vai mesmo ter de verificar este livro de ideias com uma fantástica extensão capaz de mudar tudo!

O que achou desta extensão? Acha que solucionou o problema da falta de espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!