O loteamento perfeito

mc mc
Loading admin actions …

Ora bem, o projecto de hoje é ligeiramente diferente do habitual. Se é adepto de moradias em condomínios, onde o ambiente se torna bastante interessante, pela repetição e coerência entre moradias, então vai com certeza adorar o projecto que lhe vamos mostrar! O projecto ficou a cargo de uma equipa já conhecida aqui na homify – o atelier TRAMA Arquitectos Especialistas em projectos de habitação familiar, contam já com alguns projectos aqui na sua plataforma preferida e pode rever os mesmos aqui nestes links: Moradia encantadora em BragaA casa perfeita para a família contemporânea. Se já leu sobre esses projectos, está curioso sobre o próximo?  Venha connosco!

Simetria e Repetição

Pátios d'Este: Casas modernas por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Pátios d'Este

TRAMA arquitetos

O projecto de loteamento fica numa localidade chamada Bom Jesus do Monte, perto de Braga – cidade onde o atelier está sediado. Um ambiente perfeito para passar alguns dias de férias! Ao entrarmos na rua principal, percebemos que a simetria entre volumes e a sua respetiva repetição dominam o ambiente. Pavimento em calçada, passeios de ambos os lados e entradas iguais para cada uma das moradias induzem-nos para um sentimento de organização, controlo e nessa ordem, harmonia. Não apenas entre a intervenção, mas também  com a envolvente. Mas vamos ver com mais detalhe!

O mote: a madeira!

Pátios d'Este: Casas modernas por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Pátios d'Este

TRAMA arquitetos

Uma coisa é certa, qualquer um que entre nesta rua, facilmente vai perceber a forte presença dos ripados em madeira nas fachadas principais. Este é talvez o mote para todo o projecto. Por si mesmo, o ripado reforça a ideia de repetição ao longo da rua. Estes elementos, contrastam ao mesmo tempo com os planos e volumetrias pintadas a branco que pairam sobre muros de pedra escura. Não deixe de reparar no pormenor em madeira à entrada de cada lote: uma espécie de marco entre cada moradia e para os mais distraídos: vemos ali no canto um pedaço de relva que vamos já de seguida desvendar! Depois das fachadas, vamos ver as traseiras!

Jogo de volumes

Pátios d'Este: Casas modernas por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Pátios d'Este

TRAMA arquitetos

Se na frente de rua, o elemento mais relevante é a madeira, nos jardins das moradias é a pedra que ganha relevância. Quer pela sua presença no piso térreo, criando assim uma espécie de embasamento que inicia toda a volumetria, quer no limite de cada jardim, que lhe mostramos a seguir. Cada moradia conta com uma piscina bastante generosa, rodeada por um deck em madeira e por um relvado lindíssimo! Temos portanto, o verde da rela, o azul da piscina, os tons escuros da pedra no térreo e o branco das volumetrias irregulares no primeiro piso! Por oposição à frente de rua, a volumetria nas traseiras de cada moradias assume-se mais irregular pelos “cortes” e vãos inclinados.

Conjugação de materiais

Pátios d'Este: Casas modernas por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Pátios d'Este

TRAMA arquitetos

Com uma localização privilegiada, este loteamento oferece a cada uma das moradias uma estreita relação visual com a sua envolvente. Para realçar ainda mais essa relação, os jardins são limitados num dos lados, por um muro constituído por grandes pedras que foram uma pequena zona de vegetação que tenta assim prolongar estes elementos naturais das moradias.

Um jardim, dentro de casa.

Pátios d'Este: Corredores e halls de entrada  por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Pátios d'Este

TRAMA arquitetos

Porque este projecto não se trata apenas fachadas , vamos ainda mostrar-lhe algumas vistas de um dos mais interessantes ambientes de cada uma destas moradias. No seguimento da lógica adoptada no exterior com o jardim, a pedra e as zonas de vegetação mais “livres”, também  no interior se tenta recriar um ambiente mais natural! Veja com atenção este fantástico pátio que dá vida ao interior, quer pela presença da árvore, como também  pela luz natural que fornece às divisões adjacentes. Um pormenor: não deixe de reparar no aquário embutido na parede junto com os armários.

Interior detalhado

Pátios d'Este: Salas de estar modernas por TRAMA arquitetos
TRAMA arquitetos

Pátios d'Este

TRAMA arquitetos

E para terminar, mostramos-lhe o lado oposto do pátio: um espaço de trabalho com uma luz incrível! O vidro, a vegetação no interior do pátio e ainda o mobiliário fixo de arrumação que divide o espaço de forma muito subtil! A madeira do pavimento é fantástica: num tom seco e pouco saturado, dá espaço para que outros elementos de cor ganhem destaque no espaço, como é o caso da árvore, no pátio. Dá ou não dá vontade de ler um livro ou trabalhar num espaço assim?

Diga-nos o que achou deste projecto!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!