Comece a planear o seu jardim de Primavera… AGORA!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A primavera está para breve… muito breve (o equinócio da Primavera está calendarizado para 20 de março)… os dias já são mais longos (que ótima sensação), as flores desabrocham, os pássaros cantam e o cheiro tão típico da primavera já perfuma o ar… Hum primavera, que bela estação do ano… É como uma luz que vemos brilhar depois de meses na escuridão do inverno. A alegria é outra, a vontade de fazer mais coisas é maior e até de voltarmos a estar no nosso jardim voltou

É isso mesmo voltou… e é por isso que devemos tratar do nosso jardim agora (mesmo)! Não vale a pena esperar mais, porque a vontade em permanecer por lá, a ler um livro, a apanhar uns raios de sol, à volta de um churrasco entre amigos… tem os dias contados, como tal temos de o fazer bem giro, verde, florido e tudo o que ele merece. Afinal um jardim rima bem com alegria. 

Bora lá ser jardineiro das horas vagas – calçar luvas, buscar a enxada, a pá e todos os itens necessários, para tornar o seu cantinho exterior ainda mais belo e primaveril. Mas antes de mais nada, leia o nosso plano de mestre – 6 dicas a ter em conta.

Nota- Se tiver um terraço ou uma varanda também vale! 

Escolha um lugar do jardim

Para quem tem um jardim, grande parte dele estará coberto de relva ou de pedras, que também são uma excelente alternativa, para quem não pode tratar dele com regularidade, mas para além destes deverá existir algo com cor, para dar uma energia vibrante, como pela beleza única das flores, cheias de cores alegres. Serei suspeita… sou fã de flores e perco-me a ver jardins encantados, elas trazem um encanto tão especial, pois com elas existe sempre vida! 

Escolha um cantinho, uma beira, um centro ou outros lugares do seu jardim para colocar um pouco de cor. E será nesse mesmo ponto que nascerá a vida, quer pelas flores, plantas, árvores ou arbustos, enfim, aqueles que você escolheu plantar no seu jardim encantando. 

Veja como um jardim com cores, com diferentes volumes e texturas fica mais rico, a própria casa fica valorizada e o cenário de entrada fica a matar! Se acha que deve prevalecer o ponto de entrada, como cartão de visita à sua casa, então é por lá que deverá começar.

Comprar móveis e fazer um design relaxante

Jardim Bambus: Jardins rústicos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Jardim Bambus

MUDA Home Design

Depois de tudo plantando e semeado, com ar fresco e bem primaveril, pode apostar num mobiliário de jardim (sofás, mesas, puff, tapete), que permitirá desfrutar destes e dos próximos dias de calor que se avizinham. 

Um final do dia a jantar fora ou um fim-de-semana entre amigos no jardim, é viver a vida num puro relaxe e isso dentro da sua própria casa. O que se pode querer mais?! 

Perfect!!

Prepare o solo

Jardins ecléticos por homify
homify

Aménagement d'une place

homify

Depois de escolhido os diferentes lugares ou pontos para plantar está na hora de preparar o solo. Ao longo destes últimos meses o seu jardim ficou na mesma, pouco ou nada lhe fez, há os restos de flores ou bolbos secos do último verão, sendo por isso necessário limpar tudo e deixar a terra como nova, cheia de nutrientes para as novas plantas. 

A terra poderá estar húmida devido aos dias de chuva, o que ajudará a revirá-la. Com a ajuda de uma pá (grande ou pequena, dependendo do espaço que vai jardinar) ou até com as mãos, vai revirar o solo, a mais ou menos 20 a 30 cm de profundidade. Neste processo, irá partir os pedaços de terra, retirar raízes, ramos ou outros objetos, é como uma limpeza. Depois pode adicionar no topo do solo um composto ou um fertilizante, que vai espalhar pela área a jardinar. Finalmente, só terá de deixar o solo a arejar e habituar-se à nova mistura antes de plantar. 

Nota: se o solo estiver muito seco pode regá-lo um pouco, ajudará no processo de cavação. 

Decida o que vai plantar

Loja Merrell * Chiado (Rua do Ouro nº277 - Lisboa): Lojas e espaços comerciais  por LC Vertical Gardens
LC Vertical Gardens

Loja Merrell * Chiado (Rua do Ouro nº277 – Lisboa)

LC Vertical Gardens

Agora que tratou da terra está na hora de escolher o que quer plantar. Faça uma visita a várias lojas de jardinagem e tenha sempre em conta o calendário das plantas/flores, onde está sempre anotado a época que deve ser semeado ou plantado. De facto, existem alturas ou épocas mais propícias para as flores ou plantas crescerem e desenvolverem. Apesar de encontrar-se no mercado vários tamanhos de plantas que já estão desenvolvidas o suficiente para serem plantadas a qualquer momento.

Veja as cores que prefere, pode quere variadas ou cingir-se apenas a um ou dois tons. O tamanho das plantas poderá ser um ponto a terem em conta, algumas plantas desenvolvem imenso e outras não, pense no efeito que quer criar e faça uma pesquisa prévia sobre as plantas.

Encomendar as sementes agora

Quando queremos um tipo de flores e não as encontramos disponíveis em loja é só proceder a uma encomenda, com o nome da respetiva flor. Rapidamente chegará e só terá de a semear no lugar escolhido do seu jardim. 

Não se esqueça se for para semear tem de ser agora, não perca mais tempo, porque uma semente demora umas boas semanas até florir. 

Na hora de semeá-las deve deixar em média 4cm de profundidade e cobri-las com a terra. Mantenha o solo húmido para que semente desenvolva, isto é, que crie raízes e rebentos.

Como flores para a primavera tem por exemplo – a boca de lobo; petúnia; sálvia; onze horas; cravo túnico… (nomes populares).

Decidir sobre a fonte de água

Como temos vindo a recomendar ao longo das várias dicas é necessário regar as plantas e as flores, a água é uma fonte de vitalidade para estes seres vivos, tal como o é para nós. 

Quando escolher o lugar de plantação tenha em conta a forma como as irá regar, se uma mangueira alcança as flores ou não. Nas semanas de calor intenso é necessário regar todos os dias ou dia sim dia não as plantas, para que não murcharem. 

Neste projeto, temos uma estrutura de pedras com uma pequena cascata para dar ao jardim um toque mais fresco e vivo. Uma ideia para quem não tem tanto tempo para cuidar do seu jardim, sem por isso deixar as flores murcharem. 

No caso de não ter uma fonte de água por perto há sempre esta alternativa – o regador. Com ele pode levar a água a todas as plantas e em qualquer lugar. Não há desculpa para não cuidar do seu jardim e mantê-lo vivo!

Ficou com vontade de planear o seu jardim? Gostou das dicas dadas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!