Moradia de sonho em Portimão

mc mc
Loading admin actions …

O projecto de hoje vai-nos voltar a relembrar dos belos dias de férias de Verão, numa das zonas maravilhosas do nosso país. Em Portimão, no Algarve, , mas ainda assim longe da imagem genérica de destinos algarvios mercados pelas praias. Este é mais um dos diversos projectos que beneficiam de uma localização privilegiada e prezam pela relação  com a natureza: uma espécie de casa de campo, longe da confusão própria de um destino de férias muito requisitado, mas repleta de luxo e contemporaneidade, num local calmo e sereno! É o primeiro de muitos outros projectos do atelier MOM, uma equipa de profissionais sediada em Lisboa. Por agora, vamos conhecer este maravilhoso projecto! Curioso?

Volumetria distinta

Quando observada da rua, a casa ganha destaque pela volumetria branca assumida por entre o verde característico da envolvente. Num ambiente natural, caracterizado pela vegetação densa mas de porte médio, o projecto chama à atenção não só pela sua altura, elevando-se por cima da vegetação, acima de qualquer outra construção próxima, mas também pelo branco das suas paredes. Vamos ver mais de perto!

​Volumes imponentes

Uma vez dentro do lote, confirmamos a imponência da construção! Podemos até estabelecer um paralelo de semelhança entre esta moradia e alguns dos edifícios públicos de maior relevância, onde a presença de um embasamento em pedra está bastante presente. Apesar de extremamente subtil, esta opção de materiais assume-se como um factor preponderante no caracter final do projecto. Os grandes rasgos e vazios na volumetria marcam fortemente o conjunto, introduzindo algum mistério e curiosidade perante planos verticais tão austeros.

​Entrada discreta

Não vamos por agora desvendar todos os lados da moradia, pois o melhor vai ficar para o fim! Ainda assim, repare como é feita a entrada nesta casa. Numa fachada simples, fora do comum pela ausência de vãos para o exterior, a única abertura presente é precisamente o portão pivotante de entrada, seguido de um vazio na volumetria principal. Vamos ver o resto?!

​Interior amplo e luminoso

No hall de entrada , os alinhamentos mantêm-se presentes e assim que entramos, vemos um espaço amplo e luminoso, no seguimento do vazio da entrada, que vimos na fotografia anterior. Materiais nobres, como a pedra no pavimento, as paredes brancas que propagam a luz reflectida no pavimento, e ainda a escadaria imponente que faz a circulação vertical entre os diversos pisos da moradia.

​Cozinha profissional

Este ambiente vai-se repetindo ao longo das diversas divisões da casa. Veja por exemplo esta maravilhosa cozinha Qualquer um de nós, que goste de cozinhar, adoraria ter em casa uma cozinha como esta! Espaçosa, com espaço para muita arrumação e os mais diversos equipamentos. A ilha tem um tamanho fantástico, com o seu topo em pedra, transforma-se no epicentro da acção deste espaço! Houve um cuidado extremo em manter a coerência entre espaços e de facto, a cozinha não foi excepção. O mesmo pavimento do hall de entrada é também  aqui aplicado. Paredes e mobiliário branco, abrem espaço para uma parede envidraçada que completa a palete de cores deste espaço!

​Melhor do que em hotel!

Já conseguiu perceber que esta não é uma moradia comum, certo? Veja só esta casa-de-banho maravilhosa! Mais uma vez, o pavimento em pedra está presente, perpetuando o caracter nobre em cada um dos espaços. Luminosa, com vista para o exterior, o ex-libris desta casa-de-banho é de facto a banheira. Uma peça com um desenho muito delicado, escolhida a dedo para este espaço!

​Vegetação, até na varanda!

Voltando agora a olhar para o exterior, mostramos-lhe algo preponderante nesta moradia: tendo em conta a localização, os arquitectos tiveram o cuidado de garantir nas zonas de maior exposição solar, um sistema de sombreamento a par com pequenas zonas de vegetação que ajudam assim a equilibrar termicamente os espaços mais vulneráveis. Para além da função primordial, estas opções foram encaradas como vantajosas na construção do caracter do projecto. As lâminas conseguem criar desenhos de sombra interessantes que melhoram os ambientes exteriores, e as zonas de vegetação aproximam o projecto ao local onde de insere.

Um sala enorme

A verdade é que este projecto se caracteriza de facto, pelas suas divisões amplas, num gênero de planta livre,: veja por exemplo nesta sala comum, com acesso privilegiado sobre a zona exterior, através de um continuo plano de vidro com caixilharia de correr. Uma base simples e modesta onde os elementos de cor desempenham um papel fundamental juntamente com a vegetação mais próxima. Não deixe de reparar nas duas portas de correr, em madeira, em peças únicas que fazem uma subdivisão do espaço principal de sala.

​A piscina, vegetação e a vista!

Bom, e agora sim podemos mostrar-lhe a última face da moradia! Como prometemos, o melhor fica para o fim e neste caso é a piscina ! Numa relação bastante directa com o vegetação envolvente, é neste espaço exterior que podemos aproveitar em plenitude, não só o lugar onde o projecto se insere, mas também  o projecto em sí. É do extenso deck em madeira, que podemos apreciar a beleza da moradia, dos planos de vidro, das pala , das elegantes guardas metálicas, e ainda ver as pequenas zonas de vegetação no primeiro piso. É de facto, um belíssimo projecto!

Deixe-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!