Limpezas de última hora para visitas inesperadas!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Bem sabemos como sabe bem estar, num domingo à tarde e ainda por cima a chover, deitado no sofá a relaxar, com aquela moleza própria deste dia da semana. Uns começam a entrar naquela melancolia de ver a segunda-feira a aproximar-se, outros procuram organizar mentalmente a semana que se avizinha… tudo isto com O Rei Artur a passar num canal por cabo – que, sendo a 10ª vez que se assiste a este filme, já nem é preciso vê-lo na íntegra para não nos perdermos no enredo. Esta tudo tranquilo… até que o telemóvel toca e é um amigo de longa data que se encontra pela cidade e resolveu vir fazer-nos uma visita inesperada!! E agora?! Não podemos dizer que não venha, mas a preguicite foi tal que não nos demos ao trabalho o fim-de-semana todo de dar um jeito à casa e ela está uma perfeita bagunça! Pó por limpar, loiça por arrumar, o chão por varrer, a casa de banho virada do avesso… O nosso conselho: respire fundo e tenha calma!

Para todas as vezes em que somos apanhados desprevenidos por visitas que, apesar de bem-vindas, chegam sem avisar, a nossa equipa reuniu para si algumas dicas de como ter a casa apresentável sem que para isso necessite de passar horas nas limpezas! Absolutamente fantástico, não? Então venha espreitar em pormenor cada uma delas!

Esconda a loiça suja

Ora, por esta altura já não vamos ter tempo de lavar a loiça suja do almoço, certo? Portanto, reze para que a máquina de lavar esteja vazia e coloque lá toda a loiça suja que couber. Mesmo que costume lavar panelas à mão, ponha-as dentro da máquina, como se de um armário se tratasse. O que importa mesmo é que a loiça esteja toda escondida, para que não tenha uma cozinha com mau aspecto. Desta maneira, o lava-loiças e a bancada ficarão desimpedidos e com um ar mais limpo e organizado!

Limpe as superfícies

Corredores e halls de entrada  por homify

O primeiro passo é levantar-se do sofá, claro! Mas logo de seguida, comece por limpar as superfícies: bancadas de cozinha, prateleiras (pelo menos as que ficam mais à vista das visitas), mesas de apoio… Para que não tenha que estar a trocar de panos entre superfícies por causa dos diferentes tipos de materiais utilizados, pode passar toalhitas de bebé que têm duas vantagens grandes: não só tiram o pó, como ainda removem algumas manchas de sujidade que podem não sair tão facilmente. Além disso, é só ir dobrando com a sujidade para o lado de dentro e quando já se tornar impossível utilizar mais, deite-a fora. Verá como num instante as divisões ganharão outro aspecto!

Tire o pó da televisão

Remodelação de apartamento: Salas de estar modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de apartamento

Architect Your Home

Este ponto é um pouco mais específico devido precisamente à especificidade do electrodoméstico em questão. Por norma, as televisões são pretas, o que faz com que sejam muito mais vulneráveis à visibilidade do pó. Assim sendo, faz sentido que olhe bem para ela e veja se a quantidade de pó presente não parece a passagem de um pano ou até mesmo de uma toalhita, mas prefira uma que não tenha acabado de sair do pacote, pois o produto que humedece a toalhita por vezes cria espuma e pode danificar alguma zona da televisão.

Limpeza rápida da casa de banho

Contemporary bathroom: Casas de banho modernas por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Contemporary bathroom

Home Staging Factory

A probabilidade de as suas visitas-relâmpago utilizarem a sua casa de banho é enoooorme! Portanto, veja se está tudo minimamente limpo. Mais uma vez, as toalhitas são as suas melhores amigas: passe-as nas loiças e no chão, para apanhar todos os cabelos e pêlos que por lá possam andar a passear. No caso de ter janela, abra-a para arejar um pouco, verifique a existência de papel higiénico e acenda uma vela ou deixe a queimar um pauzinho de incenso, para perfumar o ambiente e dar um aspecto melhorado à divisão!

Apanhe os pêlos do seu animal de estimação

Casa Varatojo : Salas de estar modernas por Atelier Data Lda
Atelier Data Lda

Casa Varatojo

Atelier Data Lda

Se não tem animais que larguem pêlo, pode saltar este ponto. No caso de ter um cão ou um gato, passe rapidamente um rolo autocolante pelos principais assentos (sofás e poltronas da sala de estar) e almofadas. Para quem não tem um destes rolos ou recargas neste momento, calce as luvas de lavar a loiça e passe-as por esses sítios, como se lhes estivesse a dar festinhas. Verá como o pêlo sairá tão bem ou melhor que com o rolo! No final, apanhe todos os tufos de pêlo.

Tire partido de objectos brilhantes

Uma dica excelente para que a sua casa fique ainda mais apresentável é a utilização de objectos brilhantes. Imagine que tem uma bandeja como a apresentada na imagem: com um espelho como base e umas pegas douradas. Tire-a do armário e traga-a para a sala de estar, para servir um refresco ou um chá aos seus amigos. Pode achar que é um pormenor pouco importante, mas o facto da bandeja reflectir luz fará com que a sala ganhe uma nova alma!

Utilize a luz correcta

Sabemos que a luz natural é a mais convidativa e aquela que confere um aspecto mais bonito a qualquer divisão. Se for possível, utilize-a abrindo cortinados e persianas. Mesmo em dias mais feios, deixar que a luz natural entre é a melhor solução. Se ainda assim estiver pouca luz (por exemplo, no finais de tarde de inverno em que já não há sol), utilize luz artificial para iluminar os espaços sociais da casa.

Fragrâncias agradáveis

No final desta correria toda, é altura de perfumar a casa para que não tenha aquele cheiro de quem estava a fazer ronha no sofá! Vá procurar todas as velas com aroma que tem por casa, incensos ou ambientadores e espalhe-os pelos principais pontos da habitação: hall de entrada, sala de estar, cozinha e casa de banho. Depois disto, pode finalmente ir vestir qualquer coisa que lhe dê um ar mais apresentável do que o pijama que tem vestido!

Plano B

Mas se achar que não tem tempo para todas as dicas anteriores ou se a casa estiver mesmo um caos… finja que estava exactamente a meio da limpeza. Uma mentirinha destas nunca fez mal a ninguém, certo?

E então, está mais tranquilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!