Corredores estreitos? Dicas úteis

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Por corredor entendemos um espaço de passagem, para as várias divisões da casa, é de onde parte a teia, para abrir as várias portas… O corredor é o seguimento de uma entrada de casa e não só, pode existir noutras partes da casa, dependendo da sua arquitetura e se tem mais ou não do que um andar. Na maioria das casas, o corredor é um espaço estreito, por vezes comprido outras vezes pequeno. Mas independentemente do seu tamanho devemos tirar partido destes metros quadrados de casa, afinal não se pode desperdiçar espaço, não é verdade?! Sobretudo quando ele faz falta e diferença.

Existem várias soluções para tirar o máximo partido do seu corredor e hoje selecionamos para si as melhores ideias que andam por aí, não vai o seu corredor perder terreno! E tal como o corredor encaminha-nos até toda a casa, hoje também encaminhamo-lo nesta aventura, se quiser prosseguir é só continuar connosco. Inspirações fantásticas de todo o mundo faladas em português, como único destino o corredor da sua casa! 

Se quiser é só inspirar-se…  

1- Usar o espaço debaixo das escadas

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Ui as escadas! É sempre algo que nos cativa e que nos põe em alerta máxima, não há como negar, por duas grandes razões, as escadas causam um design incrível a uma casa, parece que fica logo outra forma e outra elegância, ficam sensacionais. Por outro lado, o modo como podemos aproveitá-las, deixa-nos literalmente de boquiaberta, pois na verdade aquele espaço no corredor que nos parece perdido, pode afinal ter uma grande utilidade, todo um triângulo rentabilizado ou decorado com algo é ainda melhor. Se quiser descobrir mais ideias pode espreitar este artigo sobre o uso debaixo das escadas. 

Se o seu corredor for ocupado em massa por escadas e olha para aquele 'buraco' como um desperdício, então está na hora de lhe dar uma nova oportunidade. Sabemos que as arrumações e todas as tralhas que vamos acumulando em casa são sempre demais e sabemos também que nunca temos espaço suficiente para arrumar. Por isso, faça apelo a um profissional da área ou se quiser pode aventurar-se sozinho, nesta ideia de colocar armários e/ou gavetas debaixo das escadas. No final tem a garantia de mais umas quantas arrumações. Ufa! Esta deu jeito!

Corredor, hall e escadas  por Ploka 8.7
Ploka 8.7

ESCALERAS

Ploka 8.7

Pode ainda aproveitar o seu corredor estreito, fazendo um pequeno escritório, colocando uma secretária debaixo das escadas, é outra sugestão que partilhamos consigo, para tirar partido ao máximo deste espaço. 

Uma excelente ideia, quando não há uma divisão própria para tal e quando a sala e o quarto estão sobrecarregados! Fica a dica.

2- Adaptar a arrumação

É claro que de acordo com o espaço que dispomos no nosso corredor temos de adaptar a arrumação. Existem várias possibilidades. Armários embutidos dentro da parede são sempre uma alternativa, uma cômoda, uma sapateira ou uma consola também acabam por ser bem práticas e preenchem um espaço morto do corredor. 

Mesmo que o espaço seja estreito é possível criar soluções práticas e que permitirão uma boa organização. Veja neste exemplo, como o pequeno corredor foi rentabilizado ao máximo, sem por isso torná-lo ao pesado ou sem espaço para passar. O espelho é um bom truque, cria uma ilusão ótica de grandeza. 

3- Algo suspenso

Ter algo suspenso, como uns candeeiros que recaem, num corredor estreito ajuda-o a parecer maior do que é realmente. Estes da Royal Lagos Company podem ser uma excelente alternativa para o seu corredor. 

Se pretender pode suspender outro tipo de objeto na parede do corredor, como uma barra, uma guitarra, uns quadros, enfim aquilo que desejar expor neste caminho da sua casa.

4- Mobiliário multifuncional

Se há coisa que é sempre prática na nossa casa é termos peças de mobiliário que tenham mais do que uma função. Uns que se transformam ou que tenham mil e uma funções, isto é, que possamos tirar partido ao máximo daquele móvel.

Neste corredor temos um conjunto de mobiliário que rendem ao máximo, super funcional, quer para pendurar os casacos quando chegamos a casa ou recebemos convidados, quer para calçar ou descalçar os sapatos e ficarem logo arrumados por aí. Nesta inspiração retiramos ainda o bonito enquadramento e dos elementos decorativos, como a ardósia na parede que é fantástica para deixar um apontamento ou uma nota para as próximas compras. 

A nossa mensagem seria logo à noite ler a homify…  

Corredor, hall e escadas  por Petit Vinilo
Petit Vinilo

Flecha Entrada

Petit Vinilo

E quando um peça de mobiliário tem outra função para além daquela que lhe era destinada, fica uma decoração bem personalizada. Uma cadeira branca de madeira a servir de 'mesa' para as duas lanternas que iluminam o tal caminho da sua casa, só pode ficar um corredor apelativo e cativante.

5- Arrumação nos cantos

Corredor, hall e escadas  por Connox
Connox

Skagerak – Push

Connox

Um corredor cheio de cantos e recantos, nem eles vão ficar de fora! Nem todos os cantos ficam apetrechados, para não lotar demasiado, mas se for um ou outro de algumas esquinas é poder dar rentabilidade à superfície. Se vive numa casa alugada e não quer furar as paredes, esta solução de arrumação apresentada na imagem, tipo cabide com espelho é uma boa opção, para ficar no canto de um corredor estreito. 

6- Chaveiro e/ou cabide para guarda-chuvas

Corredor, hall e escadas  por Connox
Connox

Muuto – Wandhaken The Dots

Connox

Quando falamos do corredor da entrada da nossa casa precisamos de algo para nos receber, que nos dê as boas-vindas e que possa libertar os nossos bolsos e mãos. Pode apetrechar o corredor com um móvel, onde tem o chaveiro, arrumações ou um vaso para guarda-chuvas, mas se quiser pode fazê-lo de jeito mais artístico, como cabides arredondados que preenchem a parede como se de um quadro se tratasse. 

Um corredor estreito bem aproveitado é rentabilizar ao máximo a nossa casa, por isso olhe para este lugar como uma tela em branco por pintar. 

E agora diga-nos se vai aproveitar o seu corredor!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!