Dicas para reduzir a humidade em sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

humidade é um problema comum a muitas casas e que deve ser resolvido prontamente. Afinal de contas, trata-se de um factor de risco, sobretudo para pessoas alérgicas e com problemas respiratórios, que agrava a situação e dificulta a recuperação. Especialmente em épocas de chuva, torna-se importante manter sua casa arejada e livre de vapores.

Embora, às vezes, possa parecer óbvio, nem todas as pessoas sabem da existência de desumidificadores que ajudam na remoção de humidade. Existem vários tipos de desumidificadores. Entre eles, tem que escolher o que melhor se adapta à sua casa e, claro, ao seu orçamento. Ainda assim, todos se baseiam no mesmo princípio, diminuindo a humidade relativa do ar. Porém, existem outros cuidados importantes para manter sua casa protegida.

Veja as dicas e segredos que lhe deixamos para reduzir a humidade em sua casa!

Sistema de ar condicionado

Se possui um sistema de ar condicionado em sua casa, procure deixar ligado na função desumificador por algumas horas – todos os equipamentos incluem esta função. É importante fazê-lo pois o ar condicionado retira a humidade, ajudando a casa a ficar livre do mofo. Não precisa de fazer isso permanentemente, mas é aconselhável durante os dias chuvosos e quentes. Além disso, é fundamental fazer uma limpeza periódica ao ar condicionado. 

Na imagem, vemos um projecto desenvolvido pelo escritório Isabella Machado Arquitetura, localizado no Rio de Janeiro.

Instale ventilação

casa de banho é uma das principais divisões afectadas pela humidade. Geralmente, o tecto fica escuro devido ao mofo. Outro problema são as juntas dos azulejos que também podem acumular fungos. A principal forma de evitar o aparecimento desses ”inquilinos indesejados” é ventilar o ambiente. Depois do banho, abra a janela e a porta da casa de banho para sair o vapor.

Com a chegada da época da chuva, a humidade é mais evidente nas casas com má ventilação, traduzindo-se em mau cheiro e água condensada por todas as partes. Por isso, o primeiro conselho é ventilar de forma adequada a sua casa pois assim o ar circula e os espaços ficam mais frescos. Isto é ainda mais importante após actividades que geram humidade como tomar banho ou cozinhar.

Aplique isolamento

Salas de estar modernas por Two Design
Two Design

Apartamento São Paulo – Real Parque

Two Design

A humidade não surge somente nos locais tradicionalmente húmidos, como os já referidos. Muitas casas sofrem com bolhas e mofo nas paredes das salas e dos quartos. Isso pode ocorrer devido à má impermeabilização no momento da construção, à pouca iluminação ou à falta de ventilação. Se as primeiras bolhas aparecerem é possível estourá-las e pintar novamente a parede para manter mais um tempo em boas condições – um modo paliativo. Da mesma maneira, o mofo pode ser limpo com esponja, água e sabão neutro em primeira instância - não utilize produtos químicos porque podem manchar ainda mais a área afectada. Caso o bolor fique impregnado ou as bolhas se multipliquem é necessária uma intervenção mais drástica.

Uma boa dica é usar texturas na parede pois demoram mais a deixar a humidade tomar conta e são duradouras.

Arejar as divisões

Salas de jantar modernas por Nash Baker Architects Ltd
Nash Baker Architects Ltd

​Kitchen and dining area at the Newton Road House in Westbourne Grove.

Nash Baker Architects Ltd

Esse é o lema contra a humidade. Abra as janelas da casa e deixe o ar e o sol circular pelo menos duas vezes por semana. Assim, há menos hipóteses de a humidade se acumular e de aparecerem bolhas, mofo e manchas em sua casa. Não deixe tudo fechado por estar frio.

Para diminuir a humidade da casa, deixe as portas e as janelas abertas por algum tempo para ventilar os cómodos, depois feche e não abra mais para evitar a entrada de mais humidade. Esse hábito deve ser mantido nos dias mais húmidos. Porém, quando o tempo estiver mais seco, as janelas e portas podem permanecer abertas.

Outros conselhos

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

Muitas pessoas põem a roupa a secar dentro de casa o que aumenta consideravelmente o nível de humidade relativa no interior. No entanto, tem que estar ciente de que nem todas as peças da roupa podem secar desta forma. Evite, sobretudo, fazê-lo em ambientes sem ventilação. Escolha antes áreas com janela. Também pode ser útil ter uma máquina de secar para evitar ter que estender a roupa dentro de casa. Mas, repare se as peças podem secar na máquina, não as estrague.

O que achou dos conselhos que lhe demos? Foram-lhe úteis? Envie-nos as suas dúvidas.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!