Portas de correr: 12 projectos nacionais diferentes!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Spazio Park, Sónia Cruz - Arquitectura Sónia Cruz - Arquitectura Cozinhas modernas
Loading admin actions …

As portas de correr não são uma novidade nas composições de designs de interiores, mas a abundância de modelos e materiais das portas convencionais, aliada a uma clara referência ditada pela moda e a uma fraca oferta de modelos de portas de correr ditaram um longo exílio deste tipo de portas das casas portuguesas, fazendo com que quase não se encontrassem.

Mas os tempos mudam, as modas evoluem, e os designs acompanham. Em pleno século XXI o gosto por espaços que transmitam amplitude e a necessidade de aproveitar plenamente áreas bastante limitadas fizeram com que a procura aumentasse, e em consequência a oferta se tornasse mais ampla, trazendo as portas de correr de novo para as luzes da ribalta das tendências da moda.

Os projectos usando este tipo de portas multiplicam-se um pouco por todo o mundo, e Portugal não é excepção, por isso se acha que isto é uma moda lá de fora, a homify está aqui para lhe provar que não! Hoje trazemos-lhe doze espaços de diferentes projectos, com distintas portas de correr em utilizações variadas, para que se possa inspirar com o que de melhor se faz no nosso país em linha com as tendências internacionais. Não perca!

1 – O poder da continuidade visual, a vantagem da poupança de espaço

As portas de correr têm várias vantagens que iremos descobrir ao longo deste artigo, e aqui encontramos a primeira: – a poupança de espaço!

Neste projecto, da autoria de Tiago do Vale Arquitectos, a porta de correr branca integra-se visualmente na parede branca, quase desaparecendo, e a porta da casa de banho é azul numa homogeneização perfeita ao volume cúbico azul que marca um minúsculo apartamento. Mas para além da harmonia visual que a homogeneização da cor permite, é a poupança de espaço que se destaca como principal vantagem das portas de correr neste ambiente com uma área tão reduzida.

As portas de correr são notoriamente amigas da poupança de espaço uma vez que não ocupam a mesma largura em raio de abertura que as portas de abertura comum, possibilitando a total funcionalização da área disponível.

2 – Facilidade de abertura em qualquer situação

As portas de correr são fáceis de abrir por deslizamento e, como abrem para dentro da parede ou sobrepondo-se a esta, não precisam de espaço de recuo, como referimos anteriormente. Isto faz destas portas a solução perfeita para pessoas com dificuldades motoras e em cadeiras de rodas, e este projecto da No Place Like Home põe isso em evidência!

O recurso à porta de correr branca permitiu que o pouco espaço se tornasse perfeitamente funcional para uma pessoa com  deficiência sem pôr em causa o estilo vintage que se pretendeu incutir ao ambiente.

3 – Personalização total

As portas de correr têm tantas opções de personalização como as portas de abertura normal, de puxar, e até mais. Podem ser feitas de vários materiais, para se ajustarem na perfeição ao seu estilo, embora a madeira e o vidro ainda sejam os mais escolhidos. Embora possam parecer mais complexas, a manutenção destas portas é tão simples como a das portas comuns, pois trata-se sobretudo de manter as calhas e os carretos em boas condições, além da simples manutenção da folha da porta. 

Os dois modelos mais comuns de portas de correr são os de sobreposição (como a porta da imagem), e de embutir, onde a folha da porta recolhe dentro da parede, mas só estes sistemas são suficientes para lhe garantir um design à sua medida, pois permitem uma enorme variedade de designs.

A porta que vemos na imagem é um exemplo perfeito da personalização que as portas de correr permitem pois foi feita à medida, segundo as especificações dos clientes, usando madeira reciclada, pelos marceneiros da Pode Ser!.

4 – A solução perfeita

Embora as portas de correr tenham algumas desvantagens, como proporcionarem um menor isolamento sonoro e térmico ou danificarem-se com mais facilidade, elas representam muitas vezes soluções perfeitas para dar mais estilo ao espaços, com uma maior sensação de leveza, proporcionada pela sua menor espessura.

Neste projecto de uma casa de banho pequena, da Obr&Lar – Remodelação de interiores, a utilização de uma porta de correr com uma secção e vidro opaco permitiu o aproveitamento da parede para colocar o secador de toalhas e ao mesmo tempo uma maior sensação de amplitude e luminosidade no pequeno espaço interior.

5 – Opções e materiais

Como já referimos as portas de correr podem ser fabricadas em vários materiais, embora a relevância vá para a madeira e seus derivados, como o MDF laminado, sobretudo em portas de interior. Mas, e quando o vidro ganha o protagonismo? Passamos a ter uma solução belíssima, que estabelece uma divisão sem constranger o olhar, que separa mas simultaneamente une!

É o caso desta porta de correr com várias folhas em vidro, que abrem por sobreposição, e que separam esta espectacular cozinha da sala contígua. Aqui os painéis de vidro que compõem a divisória têm caixilhos de metal preto e correm sobre uma calha inferior e superior, à semelhança das portas de correr de exterior, sendo emolduradas por um caixilho de madeira que ajuda a prolongar a sensação de aconchego da sala, estabelecendo coerência visual entre os dois ambientes.

6 – Combinações delicadas para mais luminosidade

Na sequência da primazia do vidro encontramos agora esta proposta do gabinete Ricardo Freitas Arq. Nesta sala que tão bem mistura os estilo moderno e rústico para criar um ambiente simultaneamente refinado e aconchegante, a porta de correr em vidro surge como a solução natural para dividir dois compartmentos sem criar a sensação de fecho que uma porta opaca criaria. A luz natural flui sem obstáculos da divisão anexa, que a tem em abundância, para a sala onde esta faz falta! Uma solução simples, ao mesmo tempo estética e funcional.

Esta porta de correr é aquilo que chamamos de embutir, fechando para dentro da parede, e para a sua instalação é preciso criar uma parede oca. Se não consegue fazer obras para acomodar um dispositivo como este pode sempre optar por uma porta de sobrepôr com o memso acabamento!

7 – Separação ou união?

E ainda na sequência das portas anteriores, encontramos esta, que dispensa caixilhos, sendo composta apenas por lâminas de vidro que fecha por sobreposição sequencial até recolher totalmente dentro da parede. Esta solução é leve, moderna e luminosa, com um leve toque industrial que não lhe retira a delicadeza. 

Quando fechada esta porta de um projecto do gabinete Sónia Cruz – Arquitectura faz uma autêntica parede de vidro que isola os ambientes sem os fechar, permitindo que a actividade da cozinha não passe directamente para a sala de jantar, se não for essa a vontade dos comensais.

8 – Combinações

O mais comum nas nossas casas é ter portas de abertura comum, e quando se pesa os benefícios de uma porta de correr em determinado espaço é comum surgirem dúvidas sobre se a mistura de ambos os tipos de portas vai funcionar. Se esta é uma dúvida que o assalta, nesta imagem de um projeto de recuperação, da Menta, Creative Architecture, pode perceber que é muito fácil combinar os dois tipos sem fazer uma grande confusão visual, uma vez que é relativamente simples fazer portas de correr que se harmonizem com as cores e estilos das portas já existentes nos espaço.

9 – Ao estilo mais clássico

Até agora temos visto portas de estilo moderno, e até já vimos uma com uma estética totalmente rústica, mas se pensa que o estilo clássico não se coaduna com portas de correr aqui temos este projecto da Home Staging Factory para mostrar que, não só é possível, como fica muito bem!

Estas portas brancas com vidro em caixilho de madeira têm o tom nostálgico e deliciosamente antiquado que o estilo clássico reclama, ao memso tempo que funcionam com um moderno sistema de carretos e calhas numa sanca na sua parte superior.

10 – Discrição

Mais uma sugestão da Home Staging Factory, onde uma porta de correr foi colocada a fazer uma discreta divisão entre o hall de entrada e as áreas mais privadas da casa. Quando aberta não coloca qualquer obstáculo e mal se dá pela sua presença, mas sempre que é necessário fecha-se, garantindo privacidade!

11 – Para espaços pequenos, para os grandes e até para os enormes!

Então, as portas de correr só têm vantagens em espaços pequenos, certo? Errado! As portas de correr são perfeitas para aberturas de grandes dimensões, por permitirem diversos tipos de fecho sem ocupar muita área! Consegue imaginar as portas da desta sala da autoria do gabinete EMME ATELIER DE INTERIORES com uma abertura normal? Impossível! Ou eram mais pequenas, ou tinham de abrir por secções.

12 – Interface interior/exterior

E por último mostramos uma utilização muito comum para as portas de correr: – como portas de acesso ao exterior! Esta solução é excelente para permitir uma circulação mais facilitada entre o exterior e o interior, por não impor os obstáculos que uma porta de puxar comum, mesmo que seja de vidro, coloca.

Os preços das portas de correr variam muito com o material escolhido, com as dimensões e com a exclusividade da escolha, mas consegue encontrar algo muito simples a preços bastante acessíveis, na ordem dos 100 Euros.

Quer ver ideias para portas de correr aplicadas em cozinhas? Só tem de clicar aqui!

Qual destas ideias ficava mesmo bem sem sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista