Tudo o que precisa de saber sobre energias renováveis

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O tema do preço da energia elétrica em Portugal é uma constante, e o seu aumento é garantia que todo o português tem no início de cada ano! E isto no país que tem um dos fornecimentos de energia mais caros de toda a União Europeia!

Claro que no que toca a poupanças já muito escrevemos na homify, e muito se debate por essa internet fora. Existem muitas alternativas e sugestões de baixo custo, ou mesmo sem custos, para fazer baixar a conta da eletricidade ao fim do mês. Mas e se fosse possível não ter quaisquer gastos com eletricidade?

Não enlouquecemos, é mesmo verdade! Hoje em dia existem sistemas de produção de energia a nível individual muito eficientes e que podem fazer desaparecer a sua conta de eletricidade, ou mesmo trazer-lhe algum lucro, vendendo excedentes.

Em 2014 entrou em vigor o Decreto-Lei nº 153, de 20 de março e em 2015 as Portarias nº 14 e nº 15, ambas de 23 de janeiro, que tornaram possível o consumo da energia elétrica produzida na sua casa. Até ao surgimento desta legislação a energia produzida por entidades individuais tinha que ser injetada e vendida à rede elétrica, e assim não podia ser utilizada para reduzir os consumos da sua casa. Hoje em dia o panorama é diferente e com o sistema de produção de energia renovável certo pode mesmo fazer desaparecer a sua conta de eletricidade e vender eventuais excedentes à rede!

Por isso se tem já fez tudo o que era possível para baixar a fatura da eletricidade, talvez esteja na hora de acabar com ela. Claro que vai exigir um investimento inicial um pouco elevado, mas garantimos que tem um bom retorno, se escolher o sistema mais indicado para si!

Acha que é bom demais para ser verdade? Então leia este artigo, conheça os vários sistemas de produção de energia renovável, e escolha o melhor para si. O ambiente agradece e a sua carteira também!

Benefícios dos sistemas de energia renovável

Piscinas minimalistas por London Swimming Pool Company
London Swimming Pool Company

Double Award Winner – Engineering First Creates Super Energy Efficient Pool

London Swimming Pool Company

Chamam-se energias renováveis a todas aquelas cuja utilização não tem um fim temporal, conhecido ou desconhecido. Ou seja, são energias cuja produção não esgota os recursos do planeta, e ao contrário das energias convencionais, como o carvão ou o petróleo, que tarde ou cedo podem acabar.

Consideram-se energias renováveis as obtidas com o calor do sol e com a força do vento, dos cursos de águas e das marés, com a biomassa ou com os recursos geotérmicos do planeta. Não são virtualmente isentas de danos para o meio ambiente, pois em termos paisagísticos os sistemas que as extraem possam ser controversos e cada uma em particular tenha alguns contras, mas são infinitamente mais benéficas para o ambiente do que as obtidas pelos métodos tradicionais.

Embora sejam um recurso inesgotável a sua extração é mais limitada em determinados momentos, e o seu armazenamento é muito mais difícil, embora os sistemas tenham vindo a evoluir significativamente.

Portanto as vantagens do uso de energias renováveis para o planeta são obvias… A sua produção é segura, não emite CO2 ou gases causadores do efeito de estufa, e é sem dúvida muito menos arriscada do que a produção de energia nuclear.

Para além destas vantagens ambientais temos também as vantagens económicas derivadas da independência dos combustíveis fósseis e do desenvolvimento tecnológico.

Ao nível do consumidor individual, embora os custos iniciais sejam elevados, a instalação de um sistema de extração de uma energia renovável vai permitir maior independência da rede elétrica e é um investimento com retorno garantido.

Sistemas de energia solar

Moradia Unifamiliar :   por Ecotectura
Ecotectura

Moradia Unifamiliar

Ecotectura

Se já tornou a sua casa totalmente eficiente em termos de consumo de energia e procura novas formas de baixar a sua conta de eletricidade talvez esteja na altura de considerar a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica.

A energia solar é a energia produzida pelo sol que pode ser transformada em energia útil, quer para a produção de eletricidade ou para a produção de calor.

Embora durante algum tempo os painéis fotovoltaicos fossem pouco eficientes na captação da energia solar, novos avanços tecnológicos tornaram-nos muito melhores, e a sua produção massificada baixou substancialmente os seus custos. Estes fatores tornaram este tipo de energia renovável uma opção muito procurada e uma das mais utilizadas. Para além disso os sistemas de captação e transformação não necessitam de muita manutenção, e têm vindo a tornar-se progressivamente mais agradáveis esteticamente.

Em países como Portugal, com uma incidência solar bastante intensa ao longo do ano esta é provavelmente a melhor opção de energia renovável. E as empresas como a Ecotectura, autora do projeto da imagem acima, e de muito outros edifícios energeticamente eficientes, não hesitam em escolhe-la.

Se vive num prédio, onde a instalação de painéis solares individuais é muito mais complicada, é sempre uma boa ideia tentar chegar a acordo com os seus condóminos e partir para uma instalação comunitária, partilhada. Todos vão ter benefícios diretos na conta da eletricidade!

Sistemas de energia eólica

Jardim  por Jardin Design Deco Eco
Jardin Design Deco Eco

Eolienne solaire en bois naturel

Jardin Design Deco Eco

Se vive numa zona onde o vento é uma constante, torne essa característica atmosférica irritante num benefício para si e para os seus e instale uma turbina eólica!

Embora no nosso país este tipo de equipamentos façam normalmente parte de estruturas e empresas públicas, as turbinas eólicas podem ser uma forma muito eficiente de produzir eletricidade para sua casa. A instalação de um pequeno sistema eólico pode reduzir os seus custos com energia até 90 por cento, mas exigem um planeamento cuidadoso.

Se pretende tentar esta opção de energia renovável estude a persistência do vento na sua área de residência e conheça as licenças necessárias à sua instalação. As empresas que vendem e instalam os equipamentos vão ajudá-lo nessa tarefa.

Embora normalmente estas turbinas sejam conotadas com altos níveis de ruído já existem equipamentos desenhados para produzir energia de forma praticamente silenciosa, limpa e com pouco vento, que comutam para a rede elétrica normal quando não há vento. E tal como na energia eólica a expansão destas tecnologias está a torná-las cada vez mais acessíveis.

Sistemas híbridos (energia solar e eólica)

Janelas e portas modernas por Bau-Fritz GmbH & Co. KG
Bau-Fritz GmbH & Co. KG

Außenansicht Alpenchic

Bau-Fritz GmbH & Co. KG

Se está decidido a não deixar nada ao acaso, e a ficar independente da rede elétrica nacional, então este é o tipo de sistema que vai querer instalar em sua casa. Com o normalmente, durante o tempo de operação, os picos de vento e os picos de incidência solar ocorrem em momentos distintos do dia, os sistemas híbridos de energia solar e eólica vão com certeza produzir energia quando precisar dela!

Este tipo de sistemas ainda não é muito predominante em Portugal, sobretudo por causa dos custos de instalação e manutenção, mas provavelmente o futuro energético passa por aqui.

Sistemas micro-hidroelétricos

Jardim  por Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal
Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal

Strumyk przepływający przez wrzosowisko

Centrum ogrodnicze Ogrody ResGal

Num país de secas prolongadas, como muitas vezes é o nosso, este não é provavelmente o melhor sistema de produção de energia renovável a instalar em sua casa. Mas vamos conhece-lo, e poderá verificar por si próprio se é ou não uma opção para a sua casa.

Os sistemas micro-hidroelétricos destinam-se a quem tem um curso de água, como um ribeiro ou um rio, a atravessar a sua propriedade. Estes sistemas funcionam com uma turbina, uma bomba ou uma roda hidráulica para transformar a energia da água corrente em energia de rotação, a qual é convertida em energia elétrica.

Normalmente um sistema deste género, com gerador de 10 KW, pode produzir energia para uma casa grande, para um turismo rural ou mesmo para uma quinta. Mas para o instalar tem de perceber com exatidão o caudal do seu curso de água, para calcular que energia pode produzir com ele, e convém também informar-se sobre os licenciamentos necessários.

Casas independentes ou ligadas à rede elétrica nacional

Está mesmo mo tentado a investir e a cortar de vez o cordão umbilical que o liga à rede de distribuição elétrica nacional? Já é possível, mas convém ter alguns cuidados para não ficar às escuras!

Normalmente implica a instalação de um sistema híbrido de energia solar e eólica, e a utilização de baterias e de um gerador que funciona com um combustível convencional, para garantir o abastecimento de energia quando os recursos renováveis falham. Isto tora o sistema mais complexo, mas a eletrónica atual consegue fazer a sua operação de forma automática.

Chegou até aqui e concluiu que ainda lhe falta saber mais coisas sobre como tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos? Então leia também o artigo ’Casas com eficiência energética’.

Ajudámo-lo a escolher o seu sistema de produção de energia renovável? Não se esqueça de nos contar qual foi e como foi a experiência de o montar em...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!