9 dicas para tornar a sua casa de banho mais acolhedora

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Muitas vezes preocupamo-nos com a decoração e os materiais utilizados em divisões como a sala, o quarto ou a cozinha e descuramos estes pormenores na casa de banho. Os motivos podem ser muitos, mas não há regra nenhuma que nos diga que não devemos dispensar parte do nosso tempo e orçamento, por isso para o artigo de hoje reunimos 8 dicas para que a sua casa de banho se torne mais acolhedora. Desde aplicar cores novas, renovar paredes ou loiças ou até colocar alguns elementos decorativos nos armários ou prateleiras, há várias medidas que podemos tomar para que este espaço específico se torne mais convidativo e não seja visto como uma divisão apenas com um único fim. É importante que cada assoalhada tenha a sua própria personalidade, o seu próprio ambiente… e se precisa de ajuda no que toca à casa de banho, a equipa da homify está cá precisamente para lhe dar novas perspectivas sobre este tipo de problema! Vamos lá, então?

Aproveite a vista!

Se tem a sorte de ter uma casa de banho com uma vista fantástica, aproveite isso da melhor maneira! Não quebre a visão que toda a gente pode ter: evite a utilização de cortinas ou, no caso de achar que vai perder privacidade, utilize cortinas lisas e finas, para que se vislumbre a paisagem. Aposte em janelas grandes que lhe permitam absorver melhor essa vista!

Mantenha-a limpa

Casas de banho modernas por Paolo Fusco Photo
Paolo Fusco Photo

NEAR Architecture, San Paolo, Rome

Paolo Fusco Photo

O mais óbvio e mais fácil: a manutenção da limpeza e do bom aspecto da casa de banho. Qualquer casa de banho, por muito vazia que seja, é sempre convidativa se estiver asseada, sem lixo ou cabelos pelo chão, loiças lavadas e toalhas limpas prontas a usar. Preocupe-se em ter sempre papel higiénico disponível, quer no suporte próprio quer em stock para evitar momentos constrangedores. O dispensador de sabonete para as mãos também é bom que esteja atestado, pois ninguém gosta de passar só por água as mãos, certo? Se tem flores ou plantas dentro da casa de banho, tenha-as cuidadas e remova as folhas e pétalas secas que vão caindo.

Torne os azulejos mais atraentes

Uma casa de banho não tem de ser toda branca, sem graça. Por muito pequena que seja, pode dar-lhe um toque mais interessante e divertido com azulejos coloridos, com estampas ou criar as suas próprias imagens com o posicionamento correcto destes. As opções são variadíssimas e pode escolher as cores que mais gostar. Além disso, pode sempre intercalar cores mais fortes com tons mais suaves, para não cansar demasiado a vista. Procure tirar o máximo partido da disposição da casa de banho, dando relevo às qualidades e tentando disfarçar os defeitos (por exemplo, se tem uma casa de banho estreita, procure criar a ilusão de que tem uma largura superior à real).

Nova cor para as paredes

No caso de ser mais adepto de revestimentos como a tinta ou o papel de parede em detrimento dos azulejos, pode também brincar com estes materiais. No caso do papel de parede, estes jogos são mais fáceis, porque basta cortar o que queremos e aplicar na parede. Uma vez que também existem com vários padrões, pode ir pelo caminho mais simples e escolher um que goste. Em relação às tintas, isto pode complicar as coisas se não for o mais dotado para pintar com trinchas ou pincéis – mas não desanime, porque se isso acontecer, pode sempre chamar um amigo mais perito ou fazer uma actividade de família, fazendo com que o espaço fique ainda mais personalizado!

Apimente o pavimento

Outro pormenor que pode tratar com mais cuidado é o chão. Sim, naturalmente que é a última coisa em que pensa quando se fala na decoração de um espaço, mas o pavimento pode ser realmente um dos pontos fortes da sua casa de banho! Tal como nas paredes, tem várias opções que passam pela conjugação dos diversos materiais para formarem padrões/imagens ou então pela aquisição de tapetes bem originais que atraiam todas as atenções para baixo. Pode arriscar e combinar um piso original com paredes igualmente apelativas, mas se é do tipo de pessoa que se pode fartar rapidamente deste ruído visual, procure manter as coisas mais simples e focar-se numa só área da casa de banho.

Arrumação

A arrumação é algo que não pode faltar, tal como a limpeza. Independentemente do tamanho da área útil, é preciso que encontre sítio para todos os utensílios e bens necessários para que a sua casa de banho funcione dentro da normalidade. Sabonetes, toalhas, pasta e escovas de dentes, algodão, produtos de higiene pessoal… tudo deverá ter o seu espaço próprio, para que a divisão se encontre sempre minimamente arrumada e utilizável. Pelo menos as coisas que estão a uso todos os dias devem estar disponíveis, podendo ou não criar uma espécie de despensa para ter um stock na casa de banho. Para isto, jogue com o espaço livre que tem e crie prateleiras ou instale armários, o que mais lhe convier. Se for uma casa de banho social (ou a única em casa), tente deixar coisas mais óbvias (como papel higiénico, toalhitas, sprays ambientadores ou toalhas limpas) à vista para que as visitas as encontrem facilmente.

Decoração

Moradia Fátima: Casas de banho modernas por Ready Solutions
Ready Solutions

Moradia Fátima

Ready Solutions

Naturalmente que este é um ponto que fica ao critério de cada um, mas cá na homify achamos uma delícia uma casa de banho que tenha elementos da família, como fotografias de pessoas ou um peluche igual ao animal de estimação da casa. Para além de decorar perfeitamente o espaço, ainda é transmitida aquela sensação de aconchego – que é precisamente o assunto de destaque do nosso artigo! – e de proximidade com os residentes da casa. Além disso, como é pouco normal, são ainda elementos que despertam a curiosidade das pessoas e criam conversas sociais. Se não é muito deste estilo, mas quer aplicar esta nossa sugestão, pode ainda focar-se em objectos essenciais que decoram o espaço na mesma, como por exemplo candeeiros, espelhos ou armários cheios de design!

Uma nova cortina de banho

Casa de banho  por JUNIQE
JUNIQE

Glazed Doughnut Pattern Duschvorhäng

JUNIQE

Outra decoração que funciona muito bem e que é um elemento extremamente útil numa casa de banho completa é a cortina para a banheira ou poliban. O que acha destes donuts absolutamente irresistíveis? Mas pode ver outras opções aqui, assinados pela loja JUNIQE.

Novos acessórios

REMIND: Casa de banho  por Foursteel

A aquisição de alguns acessórios de casa de banho, como estes sistemas de aquecimento, também contribuem para que o ambiente seja mais acolhedor – a temperatura é mais quente e ainda podem ter a função de aquecer as toalhas de banho e secar as das mãos!

E então, concorda com as nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!