Um refúgio em estilo rústico

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Que tal afastar-se por momentos da azáfama da cidade e deixar-se encantar pela moradia que lhe mostra o homify 360º de hoje, uma magnífica habitação rural?! Vale a pena! Uns preferem viver em espaços como estes sempre outros não dispensam uma moradia deste tipo para aproveitar ao máximo os fins de semana ou férias. É de facto um óptimo espaço para relaxar em família ou com os amigos, sem muitas distrações senão a natureza ou a companhia. Madeira e pedra são os principais materiais de construção desta habitação. O projecto é da autoria do gabinete DESIGNBYSOARES | Arquitecto, como sede em Guimarães, no norte de Portugal. A casa localiza-se em Aldão, Guimarães.

Fachada

Nesta zona a fachada da casa é em madeira e não faltam janelas e portadas por onde a luz solar invade a casa iluminando e aquecendo o espaço interior. O telhado é bastante tradicional e integra as chaminés. Ainda no exterior e anexo à casa está uma escada em pedra que faz a ligação entre as diferentes cotas. Tanto o pavimento do jardim como os muretes são também em pedra o que reforça o ambiente rústico.

Vistas estonteantes

De fora para dentro, a habitação insere-se numa paisagem verde e acidentada estonteante. Do último andar da casa é possível ter uma vista como esta, com vegetação desde o primeiro plano à linha do horizonte, onde a silhueta do terreno é fortemente marcada pelo contraste com o azul do céu. 

Conheça outra habitação portuguesa em estilo rústico aqui, neste caso no alto Douro!

A casa

A casa foi construída sobretudo com madeira e pedra, tendo um estilo muito rústico. A arquitectura procurou tirar o máximo partido da paisagem envolvente, quer do jardim na envolvente imediata quer da paisagem que se vê através dos pisos mais altos. O jardim, contrasta com a paisagem envolvente em vários aspectos, sobretudo na escolha da vegetação, com espécies de jardim e espécies tropicais provavelmente refletido o gosto e intenções do cliente. 

No jardim a habitação possui um telheiro magnífico com espaço para churrasco, um lugar óptimo para conviver, especialmente se o tempo ajudar… No piso superior a casa tem um bonito alpendre que permite aproveitar os raios de sol e desfrutar das vistas sobre a paisagem.

Telheiro para relaxar ao ar livre

Nesta zona a própria fachada da casa é feita em pedra criando um ambiente muito rústico. Anexa à casa há uma área de apoio pavimentada, o jardim está mais longe mas ainda assim alguns elementos naturais foram trazidos para esta zona. Usando tradicionais vasos de barro plantaram-se espécies trepadeiras e outras que de certo modo se integram com a fachada.  Ao fundo um telheiro onde é possível fazer refeições ao ar livre. Um bonito espaço de picnic, o padrão da toalha de mesa remete para isso mesmo. existe ainda uma confortável espreguiçadeira. 

Escadaria

A escadaria em granito possui um corrimão com um desenho geométrico que remete para o moderno. Há medida que subimos a casa vai-se abrindo à paisagem envolvente. Aqui a escada conduz para um alpendre tendo depois a ligação com a casa.

Alpendre para apreciar o jardim

É este o alpendre acessível através das escadas. sendo que a guarda é semelhante e o espaço está aberto, sendo coberto apenas por cima e permitindo assim magníficas vistas sobre o jardim e a paisagem. Aqui estão alguns móveis em estilo rústico.  Uma espreguiçadeira em madeira e uma mesa, a conjugação perfeita para ler o jornal a ouvir o cantar dos passarinhos,um cenário bem bucólico.

Interior muito tradicional

Este é um exemplo do interior da casa, onde o estilo rústico também está presente em cada canto. A imagem mostra um pormenor da zona das escadas. Aqui vemos que também no interior as paredes são em pedra, bastante tradicional. As escadas são em madeira e o corrimão/guarda é fina e tradicional, um padrão bonito repetido, criando algum ritmo. O contraste entre pedra madeira e ferro criam uma imagem agradável lembrando casas antigas, as casas dos nossos avós por exemplo. Nesta imagem chamam à atenção ainda outros elementos, provavelmente escolhas do dono da casa e que personalizam o ambiente, como o vaso de plantas e os pequenos quadros inseridos sob cada degrau.

Conheça outros espaços de escadas em estilo rústico aqui. 

Gostou?! Deixe o seu comentário...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!