Quarto totalmente personalizado pelo cliente:   por Moveis AMS / Decordesign

Roupeiros embutidos: a funcionalidade que não pesa!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

A funcionalidade está na ordem do dia! Nos nossos lares modernos não pode haver lugar ao caos, à desordem ou à falta de arrumação. Num quotidiano preenchido, onde o tempo é um bem precioso, a desarrumação é um contratempo grave que pode pôr em causa o frágil equilíbrio de um calmo.

É impossível começar o dia tranquilamente se temos de perder tempo à procura de uma blusa ou de umas calças, de uma qualquer peça desaparecida num canto do armário mal dimensionado para as nossas necessidades! Claro que há o natural factor pessoal, pois nem todos temos o condão de conseguir manter a ordem sem falhas, no entanto sem as condições devidas sem a pessoa mais organizada consegue manter tudo no devido lugar.

No quarto, no corredor ou até no escritório, o destino das roupas é o roupeiro. Mas actualmente a modernidade que obriga à ordem é a mesma modernidade que pede ambientes clean, amplos e despojados, plenamente aproveitados na sua área, seja ela grande ou pequena, ditando assim muitas vezes o adeus aos tradicionais roupeiros móveis, e abrindo a porta aos tão cobiçados roupeiros embutidos.

Se adora esta solução e está a equacioná-la para a sua casa tem de ler este artigo! Saiba como um roupeiro embutido pode ser vantajoso para si, como pode ser feito e até quanto custa. Tudo aqui na homify!

As vantagens e as desvantagens

Roupeiros : Quarto  por RUI BESSA INTERIORES

Os roupeiros embutidos são uma solução moderna e cada vez mais utilizada. Mas será que só têm vantagens?

Vamos analisar:

Vantagens

- Aproveitamento do espaço – os roupeiros embutidos são feitos à medida, o que significa que pode ocupar todo o espaço disponível, do chão ao tecto, e a toda a largura, como nesta foto da RUI BESSA INTERIORES. Também costumam ser colocados a ocupar cantos e ângulos que de outra forma ficariam vazios, o que permite um aproveitamento do volume disponível.

- Optimização da arrumação – por ser uma solução à sua medida este tipo de armários têm óbvias vantagens em relação a uma cómoda ou um armário convencional, podendo planear em detalhe todos os compartimentos, gavetas e nichos, em função dos seus objectos.

- Solução personalizada – Já o dissemos acima, mas para além de poder ter o interior com o formato de melhor se adapta a si, também pode adequar o exterior ao seu gosto, fazendo com que o roupeiro embutido se homogeneíze com a decoração, quase desaparecendo, ou pelo contrário exibindo efeitos decorativos.

- Facilita a limpeza – ao ocupar todo o espaço do chão ao tecto os armários embutidos têm muito menos superfícies para acumular pó!

- Boa relação custo/benefício – se não está a pensar em mudar de casa tão cedo esta será provavelmente a solução mais vantajosa, mesmo que seja um pouco mais cara, e temos a certeza que o investimento vai revelar-se muito proveitoso.

Desvantagens

- A única desvantagem, se assim se pode considerar, é que esta é uma solução de longa duração, quiçá quase definitiva, o que pode não ser muito prático em mudanças frequentes, pois não irá poder levar o seu roupeiro consigo. Se tem uma casa alugada ou muda frequentemente de casa o investimento pode não compensar.

Os materiais

Chalé das Três Esquinas: Closets ecléticos por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

Os armários embutidos e os seus primos mais sofisticados, os closets, são normalmente constituídos por uma parte com gavetas, outra com prateleiras e uma maior, com um varão para cabides/cruzetas. No entanto esta estrutura é extremamente variável e pode ser feita exactamente à sua medida. Precisa de nichos para acessórios? Tem muitos fatos que precisam de estar em cabides? Prefere gavetas compartimentadas para cintos e gravatas? Pode desenhar o seu roupeiro embutido precisamente à sua medida para total funcionalidade, para isso só tem de encontrar um bom carpinteiro ou fabricante de móveis por medida.

A madeira ainda é o material de eleição para a construção de armários, cómodas e closets, e no caso dos roupeiros de embutir isso não é excepção. No entanto a madeira maciça só se costuma utilizar nas portas e estruturas exteriores, e mesmo nestas o mais vulgar actualmente são os contraplacados com laminado melamínico. Nas estruturas interiores,  tampos, divisórias ou forros, o material usado tem normalmente um acabamento menos refinado e tem também menos espessura. Ainda assim pode sempre optar pela madeira maciça se preferir acabamentos mais exclusivos ou roupeiros embutidos sem portas. Pode optar por madeira no seu tom natural, ou por madeira lacada ou laminados resistentes, com acabamentos e cores exactamente ao seu gosto.

O vidro é uma opção muito usual para as portas exteriores, mas também para fazer prateleiras interiores, quando se exige transparência.

Os acabamentos junto à parede e no tecto podem ser feitos com gesso ou pladur, conforme o design desejado.

Como fazer?

O Quarto do Rodrigo e da Sofia: Quartos escandinavos por Homestories
Homestories

O Quarto do Rodrigo e da Sofia

Homestories

Comece por perceber bem o seu espaço, e os contornos que o definem, estabelecendo o local onde o móvel irá encaixar. Depois defina os interiores, estudando o tipo de objectos e roupas que costuma usar e ali ficarão armazenados, para determinar se prefere mais ou menos gavetas, nichos ou cabides. Escolha os materiais e cores do interior, lembrando-se de ter mais cuidado num armário aberto, mas que nada o impede de preferir um armário espectacular mesmo por dentro. Por fim escolha as cores, materiais e acabamentos exteriores ao seu gosto.

Este processo não é complicado e pode ser feito por si. Mas se pretende uma solução perfeitamente optimizada, com pequenas nuances que a tornem ainda mais prática, como este armário embutido com toucador incluído, da autoria da HOMESTORIES, aconselhamo-lo a contactar um designer de interiores. Estes profissionais estão treinados para obter o melhor do espaço disponível ao mesmo tempo que tentam obter uma estética infalível, com uma intuição que nem todos temos!

Quanto custam?

Roupeiros: Quartos modernos por Carpinteiros.pt

O preço do seu roupeiro embutido vai depender directamente dos materiais que escolher para ele, assim como do design e dos detalhes de personalização que incluir no projecto. Os folheados de melamina são mais baratos do que os folheados de madeira natural, e a madeira maciça pode fazer disparar os preços.

Para que possa ter uma ideia podemos dizer que, segundo o site Gerador de preços, um armário pré-fabricado para encastrar de duas folhas de abrir de 250x70x60 cm, de painel de aglomerado melamínico de 16 mm de espessura, nos lados, tecto, base e armário superior e 10 mm de espessura no fundo; porta com folha de 19 mm de espessura e bordos desta com lâmina de PVC com 1,4 mm de espessura; varões de pendurar em alumínio dourado, estriado e anti-dobrável, com suportes laterais de igual cor; dobradiças rectas de cor cromada (4 unidades por porta) e puxadores de cor dourada para portas de abrir, inclusive pré-aro, módulos coluna e prateleiras de divisão no armário superior, molduras em MDF plastificadas, guarnição, soco e outras ferragens, custa cerca de 337 Euros.

Personalização

Quarto totalmente personalizado pelo cliente: Quarto  por Moveis AMS / Decordesign
Moveis AMS / Decordesign

Quarto totalmente personalizado pelo cliente

Moveis AMS / Decordesign

Já nos referimos à total personalização que este tipo de móveis permite, tento no interior no exterior, mas gostamos de concretizar, e por isso mostramos-lhe este projecto dos Móveis AMS/Decordesign, que concretizou todas as expectativas expressas pelos clientes num móvel único, com portas de melamina negras e brancas, e aplicações de madeira natural.

Mas os desejos dos clientes não ditaram apenas os exteriores, tendo dado forma também aos interiores, como pode ver na imagem seguinte.

Funcionalidade extraordinária!

Quarto com arrumação na parede: Quarto  por GenesisDecor
GenesisDecor

Quarto com arrumação na parede

GenesisDecor

E por último queremos mostrar-lhe as potencialidades deste tipo de roupeiros. 

Nesta imagem vemos como o roupeiro embutido ocupa toda uma parede do quarto, incluindo e emoldurando a cabeceira da cama. E na imagem seguinte apreciamos a funcionalidade no seu expoente máximo, onde o roupeiro de embutir inclui a própria cama, que se recolhe na vertical, representando uma solução excelente para estúdios ou quartos muito pequenos!

Quer ver mais imagens de armários e roupeiros para se inspirar? Então não perca o artigo ’21 fotografias de roupeiros para inspirar o seu’.

Tem roupeiros embutidos na sua casa? Está satisfeito com a opção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!