Uma casa encantadora entre o pinhal e o mar

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Com uma experiência de quase 30 anos no âmbito de projectos de moradias, a José Carlos Trindade Arquitectura Lda. conta já com um portfólio extenso e com casas que nos deliciam e nos fazem sonhar. O projecto escolhido para o artigo de hoje é esta fantástica moradia unifamiliar na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra. Obviamente agradável à vista, podemos olhar para este imóvel quase como se de um puzzle se tratasse, pela maneira como as linhas se cruzam e encaixam na perfeição umas nas outras. Se quer ficar a conhecer melhor o projecto, fique connosco e venha dar uma volta de 360º a esta casa! Prometemos que se sentirá quase com um pé na areia da praia, enquanto sente a brisa vinda dos ramos dos pinheiros. Soa-lhe bem?

O exterior para primeiro contacto

Para iniciarmos a nossa viagem, começamos por falar da fachada da casa. O revestimento em tinta clara e ardósia tricolor permite um enquadramento perfeito com o meio ambiente: a cor clara, que combina com a areia da praia, casa bem com a ardósia que, com estes tons, lembra a casca dos troncos dos pinheiros da envolvência. Logo aqui, é um imóvel que permite que a paisagem pouco se altere ou que pelo menos não seja um estorvo na leitura do meio ambiente.

O jardim arenoso

Não perdendo a noção de que estamos a escassos metros da praia, este gabinete de arquitectura preocupou-se em não descurar este pormenor e elaborou um pequeno jardim à frente da casa onde podemos contar com um terreno arenoso e com plantas de climas secos e desérticos, como por exemplos cactos. Veja a diferença que faz optar por um jardim com esta decoração, em detrimento de um relvado igualmente bonito (mas que não se enquadraria tão bem no projecto).

Uma vista de olhos às traseiras

No entanto, não fique desanimado se os seus olhos se enchem a sério com um bom tapete de relva! Passando para a parte de trás da casa, descobrimos um fantástico relvado com espaço suficiente para organizar convívios com os amigos, desfrutar de uns bons banhos de sol ou até para ter aquele momento tranquilo só para si quando chega a casa depois de um dia extenuante de trabalho. Atente às portadas laminadas, que permitem resguardar o interior do calor abrasador do verão e, estando abertas, deixam que o sol de inverno invada as diversas divisões. Com uma excelente orientação a sul, esta casa oferece todo o conforto dentro e fora das quatro paredes e uma eficiência energética incomparável!

O alpendre perfeito

Para manhãs ou tardes cheias de sol, nada como um bom espaço exterior para fazer as suas refeições. Ou para os miúdos fazerem os artesanatos deles. Ou para ler um bom livro. Qualquer uma destas actividades são boas para se sentar neste alpendre e desfrutar da natureza que envolve esta casa. O facto de não estar completamente cercado faz com que a sua área se prolongue para o jardim e tem ainda a cobertura que o protege do sol do meio-dia ou de alguma humidade que possa cair.

Exterior ou interior?

E por falar em prolongar, o projecto apresenta este pormenor absolutamente inesperado: o revestimento exterior estende-se até ao interior, preenchendo uma pequena parede. Fica a dividir estes dois espaços um vidro que permite a entrada da luz natural, dando ainda mais destaque para este pormenor. Como não reparar e causar impacto?

Cozinha bicolor

Estando já no interior da residência, temos um outro pormenor que pretendemos destacar que é precisamente a escolha de cores feita para a cozinha. Um espaço comprido e direito, que aposta nas linhas rectas e em duas cores que dividem a parte superior da parte inferior do compartimento. Na parte superior, temos um tom claro que permite a iluminação da cozinha mais adequada; os móveis inferiores e o chão, com um tom de cinza escuro, fundem-se na perfeição, imprimindo à cozinha uma sensação de continuidade e de aumento visual do espaço útil real. Note-se ainda o facto de a cozinha estar com pouca luz natural mesmo com toda a claridade existente lá fora: trabalho de travão feito pelas portadas que já tínhamos referido anteriormente.

Não é fantástico este projecto para uma casa perto da praia?
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!