Casa de simplicidade máxima na montanha

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Como já deve ter reparado, a homify 360º é adepta da arquitectura portuguesa, optando por lhe apresentar maioritariamente projetos nacionais. Embora seja frequente apresentarmos-lhe trabalhos ao nível da habitação realizado por atelier poucos conhecido, muitos deles constituídos por jovens, não podemos deixar de partilhar algumas intervenções excepcionais realizadas pelas melhores equipas de arquitectura do nosso país.

É neste sentido que selecionamos um projeto habitacional de excelência, desenvolvido pelo famoso atelier Carvalho Araújo. Com sede em Braga e em São Paulo, no Brasil, a equipa é formada por uma grande variedade de profissionais capazes de desenvolver um trabalho multidisciplinar, eficaz em todos os campos ligados à arquitectura. 

O projeto habitacional que seleccionámos, do portfólio brilhantes destes arquitectos, foi o Refúgio na Montaria. Partindo de um lugar com uma paisagem natural única, foi desenhada uma casa inspirada na história do lugar, dando origem a uma construção surpreendentemente simples. Venha connosco e fique a conhecer o que de melhor se faz no nosso país.

Contexto

Refúgio na Montaria: Casas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

O local disponível para a implantação do projeto encontra-se num terreno bastante íngreme da aldeia de São Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo. Com uma viste privilegiada sobre a Serra d'Arga, a construção ocupa o espaço de umas antigas ruínas com tanques de água. Embora seja difícil precisar a utilização destes espaços na época em que foram construídos, seriam certamente um importante local de encontro e de trabalho para a comunidade.

Intervenção

Refúgio na Montaria: Casas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

A história e características do lugar assumiram um papel preponderante na conceptualização de todo o projeto. Constituindo-se como uma referencia às ruínas existentes no terreno, a piscina acabou por ter uma especial relevância no desenho da arquitectura, conformando um diálogo com a paisagem à semelhança dos antigos tanques. Tirando partido das características do terreno, a parte inferior do volume foi ocupada pelos espaços que compõem as tradicionais divisões de uma casa. A adopção de um programa habitacional sintético (sala de estar e cozinha, casa de banho e quarto), favoreceu uma circulação fluída e livre entre os espaços que se traduz na clareza formal do conjunto.

Materiais e iluminação

Refúgio na Montaria: Quartos modernos por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

A construção ortogonal foi revestida em betão pré fabricado que assume uma aparência contemporânea sem criar contrastes excessivamente dramáticos com a envolvente. Apesar das fachadas serem maioritariamente cegas, com muito poucas aberturas para o exterior, a habitação organiza-se em torno de um pátio interior que além de assegurar a iluminação natural da maioria das divisões, proporciona um espaço para relaxar e respirar ar puro com uma certa intimidade. 

Interiores

Refúgio na Montaria: Salas de estar modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

Os interiores refletem a mesma simplicidade que pontuou todo o projeto. As paredes e tetos em branco minimalista são interrompidos pelos pavimentos e algumas peças de mobiliário. Apesar de se ter optado por cores neutras, foram inseridos alguns elementos decorativos em cores alegres que acabam por tornar as divisões mais dinâmicas.

Cozinha

Refúgio na Montaria: Salas de jantar modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

A cozinha é um dos espaços mais agradáveis do projeto. A pedra que reveste o pavimento e parte das paredes, garante um ambiente mais acolhedor à divisão. Apesar de todas as bancadas e mobiliário terem sido cuidadosamente desenhados, o verdadeiro protagonista da área é sem dúvida o pátio e a sua luz natural que inunda o espaço.

Casa de banho

Refúgio na Montaria: Casas de banho modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

O design minimalista e a simplicidade de todos os detalhes traduz-se numa inesperada sofisticação. A ausência de elementos decorativos ou complicações ao nível de materiais acabou por enaltecer a beleza natural do espaço, criando uma atmosfera relaxante de acordo com o lugar da intervenção.

Piscina

Refúgio na Montaria: Piscinas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

Naturalmente, a piscina na cobertura é acompanhada de um espaço de repouso e convívio com condições paisagísticas singulares. A plataforma com acesso independente à casa projeta-se sobre a paisagem sem a existência de limites físicos junto à piscina. Um local com uma poesia arquitectónica única, num diálogo entre arquitectura e paisagem cuidadosamente desenhado.

Depuração

Refúgio na Montaria: Casas modernas por Carvalho Araújo
Carvalho Araújo

Refúgio na Montaria

Carvalho Araújo

Os standards de excelência estabelecidos, ao longo dos anos, pelo atelier liderado por José Manuel Carvalho Araújo são mais uma vez ultrapassados numa intervenção muito interessante. Partindo de uma paisagem única e um programa habitacional tradicional foi desenhada um espaço excepcional. Como já foi várias vezes referido nos nossos textos, são os resultados mais simples que escondem os processos de depuração mais exigentes.

Conte-nos a sua opinião. Também lhe surpreendeu a simplicidade do resultado final?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!