Casas pré-fabricadas: 7 dicas antes de comprar a sua

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter casa própria é um sonho partilhado por muitas pessoas. Porém, é um caminho normalmente longo e, quando, finalmente, chega a altura de construirmos a nossa casa, deparamo-nos com muita burocracia, prazos compridos e não cumpridos e outras vicissitudes. Não é fácil. Depois de tanto procurar, juntar peças e decidir, o sonho da casa própria não está, de facto, realizado até que passe, realmente, a morar no imóvel. A angústia e a ansiedade são os sentimentos mais comuns até que a chave abra a porta e o interior esteja pronto a habitar.

Para evitar estes sentimentos e complicações, são cada vez mais as pessoas que optam por casas pré-fabricadas. Estas casas são vendidas em placas prontas para a estruturação das paredes e dos telhados que são produzidos e montados nas fábricas, sendo só preciso montá-las posteriormente. Com um terreno já plano, os custos de compra, montagem e prazo são bem menores do que os das tradicionais construções em alvenaria. O resultado é um lar mais económico, tendo na mesma todas as condições e conforto de que precisa.

Para facilitar o entendimento sobre este tipo de casa, deixamos-lhe algumas dicas básicas. Lembre-se que são apenas algumas dicas iniciais com imagens de casas pré-fabricadas em modelos e estilos que são o sonho de qualquer pessoa. Depois de decidir qual o modelo e medidas, conte com um arquitecto para tornar este sonho real. 

Venha connosco e inspire-se!

Custo

Certamente, a sua primeira preocupação ao ouvir falar em casas pré-fabricadas recai sobre os custos. Serão caras? A resposta é não. As casas pré-fabricadas, sejam em madeira ou em cimento, têm um custo que pode chegar a até 50% do valor do que se gasta com a construção de uma casa comum de alvenaria. Com a compras das peças já prontas, o custo com a mão-de-obra será menor, assim como o período de montagem. O que pode encarecer um pouco mais a obra é a necessidade de deixar o terreno em condições planas já que a casa terá a fundação directa no solo. Depois de nivelado o terreno, o período até a entrega total da casa será muito curto.

Rapidez

  por Urban Arquitetura
Urban Arquitetura

Casa Bromélia

Urban Arquitetura

À semelhança do custo, outra vantagem que chama muito a atenção é o período de construção de um lar já pré-fabricado. Enquanto as tradicionais casas de alvenaria levam, no mínimo, 90 dias para ser construídas, as casas pré-fabricadas precisam de um período muito menor, chegando a sua estrutura a estar completamente pronta entre três a seis semanas.

Um bom exemplo de beleza, design e rapidez na entrega é este projeto do escritório Urban Recycle, de Salvador (BA). A utilização de materiais leves e de baixo custo, facilmente encontrados na região onde se situa a sua casa, acelerou a entrega da obra.

Manutenção

Casas rústicas por Uptic Studios
Uptic Studios

Lucky 4 Ranch

Uptic Studios

A manutenção de uma casa pré-fabricada é semelhante à manutenção das tradicionais casas de alvenaria. O intervalo de cinco anos é o suficiente para uma manutenção eléctrica e hidráulica, para que a casa ofereça sempre as melhores condições. No caso de construções em madeira, é necessário que as madeiras recebam um tratamento completo adequado às variações climáticas. Em geral, as empresas que fornecem este tipo de casa providenciam todas as informações técnicas em relação ao tipo de tratamentos pelos quais passaram as madeiras. Tome nota: nunca compre casas de madeiras cruas e, no caso de placas de cimento, certifique-se de que o material está devidamente tratado com impermeabilizantes.

Madeira ou cimento

As casas pré-fabricadas em madeira são as mais comuns e tradicionais no mercado. A instalação com madeiras mantém, no geral, um aspecto mais homogéneo quanto à textura. A manutenção deverá ser feita com maior frequência e é sempre indispensável verificar o estado das madeiras. Já as casas pré-fabricadas de cimento oferecem uma variedade maior quanto aos modelos oferecidos no mercado. Estas estruturas oferecem, no geral, maior resistência e, com isso, menor necessidade de uma manutenção constante. Quanto à temperatura ambiente, ambas proporcionam boas condições para um dia-a-dia agradável e podem ser planeadas com aberturas que facilitem a ventilação no local. No final, a sua percepção pessoal é que definirá qual o modelo a ser comprado para ser o seu lar.

O estilo

Os arquitectos não costumam economizar quanto ao bom gosto e estilo empregados na construção de uma casa pré-fabricada. Existem diversos estilos que incluem um pouco de tudo, desde casas mais alongadas, com janelas amplas, varandas grandes, entre outras. O modelo mais comum, nos casos de construções em cimento, é o de estrutura mais ampla e em formato rectangular. Já para as casas em madeira, o modelo em formato de chalé é sempre o mais procurado. Existe também a possibilidade de somar ambos os elementos na construção do lar. Ter uma boa ideia em mente e contar com um profissional é um bom começo para ficar feliz com o resultado final.

Interior

Casas modernas por HAUS

O interior das casas pré-fabricadas não é menos apelativo do que o exterior. Com a presença forte da madeira ou cimento, conforme o modelo escolhido, o interior em tamanho reduzido e ambientes integrados permite excelentes oportunidades de manter uma decoração aconchegante, como podemos ver neste lindo projecto do escritório Haus, de Indaiatuba (SP).

Cuidados

Casas modernas por build different
build different

Schoolmasters eco house

build different

Entre os cuidados principais a ter com uma casa pré-fabricada estão a manutenção constante da estrutura de madeira, a contínua manutenção para que o terreno esteja sempre em condições alinhadas ao imóvel e o cuidado com a origem dos materiais que serão utilizados para a montagem da casa. 

Outros cuidados comuns à manutenção das tradicionais casas de alvenaria também devem ser tomados ao longo do período de moradia.  No mais, é só aproveitar o aconchego das casas pré-fabricadas e fazer com que a decoração a torne no melhor lugar do mundo!

Qual é a sua opinião sobre casas pré-fabricadas? Em Portugal, o conceito ainda é estranho, mas em muitos países europeus é uma opção cada vez mais ...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!