Como mobiliar a minha casa num estilo Art Déco?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Procuramos sempre inovar, andamos sempre em cima do acontecimento, do grito das últimas tendências, das novidades decorativas para depois partilhá-las consigo. Só tem assim de escolher as ideias homify que mais gosta e de pô-las em prática. Nesta onda de novidades hoje trouxemos-vos através deste artigo, um estilo que não é recente, mas que talvez não é tão falado como os outros, porém, tem chamado a atenção dos decoradores de interiores e dos moradores, nestes últimos tempos. Estamos a falar nada mais nada menos do que o estilo Art Déco. Já ouviu falar neste estilo? Não… Então este artigo com seis belas inspirações será mais do que bem-vindo. Temos a certeza que não ficará indiferente a este estilo que tem vindo a conquistar o mundo decorativo, pelas suas características glamourosas e luxuosas. 

Se este nome – Art Déco, despertou-lhe curiosidade só tem de continuar connosco para saber e perceber mais sobre ele. Talvez este seja o próximo mood da sua casa!

O que é a Art Déco?

Mas afinal o que é a Art Déco? A homify ajuda a desvendar este mistério… Vejamos.

Arte decorativa (diminutivo Art Déco) teve o seu grande boom na década dos anos loucos –  1920, no século XX, em Paris, logo após a primeira guerra mundial, num período de industrialização e de uma cultura transformadora. Uma exposição Internacional no Museu das Artes Decorativas, foi realizada para apresentar um novo projeto em todo o mundo. Nesse tempo, este estilo era reservado aos privilegiados, isto é às elites/classes sociais elevadas. Este estilo tão estrutural e artístico, decorativo e ornamental conheceu os seus anos de ouro em 1920, mas rapidamente foi ficando extinto deixando para trás cores ricas, formas geométricas tão características e uma ornamentação exuberante. 

A Art Déco é o reflexo de uma época e de uma sociedade focada no elitismo, pela abundância, pela decadência e pelo glamour. Onde materiais nobres, como o marfim, a laca ou a jade predominavam.

Hoje prestamos em torno destas magníficas inspirações uma homenagem a um estilo inconfundível – Art Déco. Que quase cem anos mais tarde não está fora de moda, está mais em voga do que nunca, o seu caminho percorre vários interiores e a sua influência é bem visível ainda em vários projetos modernos. Confira as imagens e inspire-se para renovar ou atualizar a sua casa. 

Mobiliário elegante de madeira

T3 Lisbon Luxury Apartment: Salas de jantar modernas por EU LISBOA
EU LISBOA

T3 Lisbon Luxury Apartment

EU LISBOA

A Art Déco jogou com a combinação de vários estilos – o cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo, bem como a associação de várias culturas hindu, exóticas, antigas.. enfim foi para além fronteiras, trazendo consigo um misto de sensações, que criam um estilo inigualável. Os materiais tiveram e têm um papel preponderante, que não pode ser descuidado de todo. A madeira tem um papel fulcral nesta andança de Art Déco, mas atenção que não pode ser um mobiliário qualquer, deve o escolher o mais elegante possível. Esta inspiração portuguesa retrata na perfeição este estilo, quer pelas cores, como pelos materiais escolhidos. O uso da madeira existe em ambas as mesas, quer de centro, como a de jantar, e neste caso constatamos a delicadeza do material dentro da decoração. 

Uma arte revista para e no século XXI… um estilo do passado numa era atual, o resultado só pode ser soberbo!

Panéis na parede

Revestir as suas paredes com panéis de gesso, de pedra ou ainda de madeira, é trazer uma assinatura Art Déco ao ambiente da sua casa. Sem dúvida uma característica do passado que não perde graciosidade. Uma forma de ornamentar as paredes de modo original, enfatiza ainda mais a decoração que se quer com arte. Panéis que podem ser simples ou com motivos artísticos, um dos grandes legados da época.  

Cores claras com efeito dourado (que brilha)

Quartos modernos por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Sunny Isles – FL – US

Infinity Spaces

Como já referimos anteriormente o estilo Art Déco, é um estilo que era de luxo, só para algumas classes sociais (burguesia europeia), as matérias primas eram de luxo – marfim, jade ou a laca. Mas com a expansão da Art Déco, pelo mundo este estilo caminha para um design mais industrial, possibilitando a produção em maior escala, chegando assim a maioria da população. Neste sentido, não precisamos de materiais de luxo para ornamentar a nossa casa Art Déco, podemos, no entanto, tirar partido das cores para trazer este lado mais rico do estilo, como a cor dourada, que apela o ouro. Aliada a cores mais claras para sobressair e brilhar, não há dúvida que desde modo a sua casa ficará bem luxuosa!

Padrões geométricos

Uma arte que associa diversos estilos, nomeadamente o cubismo, onde os padrões geométricos são bastante característicos e comuns. Como tal, na sua decoração Art Déco passa por ornamentar a sua casa com diferentes padrões geométricos, vindo das almofadas, do tapete, de uma tela ou de um papel de parede, mesmo o da cozinha, pois lá também não se perde a alma. 

Outra caraterística marcante na Art Déco são os cantos arredondados, onde se cria uma sensação de dinamismo e de risco, em projetos aerodinâmicos.

Materiais de qualidade, como o mármore

É depois de um período difícil, o da Primeira Guerra Mundial, que nasce a Art Déco, nessa altura em que era necessário recuperar o otimismo. Este estilo apostou em materiais industriais e de qualidade, como o metal, o bronze, o vidro e o mármore. 

O mármore é um material nobre, que outrora era bastante caro, mas hoje consegue encontrar peças em mármore a um preço acessível. Decorar com mármore vai além do pavimento, de uma cozinha, pode procurar peças como mesas em mármore, sem dúvida que este material pesado e luxuoso causará um efeito imbatível numa decoração Art Déco. 

Ficou a saber mais sobre o estilo Art Déco? Gostou? Deixe-nos o seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!