Tudo o que deve saber sobre a instalação de um ar condicionado | homify O guia sobre instalação de ar condiconado
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Tudo o que deve saber sobre a instalação de um ar condicionado

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
IRIS Escritórios modernos por ORCHIDS LOFT by Alexandra Pedro Moderno
Loading admin actions …

Com o calor, estar dentro de casa pode tornar-se muito desagradável como se não houvesse ar suficiente a entrar pelas janelas e aquela ventoinha elétrica já não chegasse para ventilar o ambiente. Por isso, deve considerar instalar um ar condicionado para o conforto de todos os moradores da casa. Sabemos que é um investimento, mas, a longo-prazo, será muito mais cómodo e a sua casa ficará mais valorizada tanto na hora de vender como de arrendar, até porque, hoje em dia, existem modelos de ares condicionados que também aquecem a casa. Neste sentido, é um investimento para o ano inteiro: verão e inverno. 

Para o ajudar na compra e no processo de instalação do ar condicionado, a homify reuniu num só artigo todas as dicas importantes. Leia com calma e ponha-as em prática. 

Acompanhe-nos! 

1. As vantagens de instalar um ar condicionado

Bairro Alto - Apartamento T2 Quartos escandinavos por Sizz Design Escandinavo
Sizz Design

Bairro Alto – Apartamento T2

Sizz Design

A instalação de um sistema de ar condicionado é essencial em regiões/zonas muito quentes do nosso país, principalmente para pessoas sensíveis a ondas de forte calor como os idosos e as crianças pequenas. Os aparelhos de ar condicionado acabam por arrefecer várias divisões graças à circulação de ar, porque alguns dispositivos estão mesmo equipados com sistemas sofisticados de filtragem de ar. Neste sentido, é um impacto muito positivo da qualidade do ar para toda a sua casa.

Do ponto de vista da saúde, um aparelho de ar condicionado também serve como um desumidificador e, portanto, limpa a atmosfera, elimina os odores e evita a proliferação de bactérias ou de vírus. Este dispositivo oferece um verdadeiro conforto de vida, evitando que poluentes e alérgenos entrem pelas suas divisões.

2. 3 conselhos para colocar um ar condicionado já!

Salas de estar modernas por homify Moderno
  • Para desfrutar de conforto imediato no verão, com uma baixa de temperatura de 6 a 8°C. O ar interno é mais frio e menos húmido, especialmente em áreas mais húmidas.
  • Para também beneficiar de um sistema de aquecimento económico. É o caso do ar condicionado conhecido como reversível, que é capaz de operar em bombas de calor e restaurar 3 vezes mais energia do que absorve. 
  • Para proteger contra o ruído exterior (janela de vitragem dupla permitem melhorar problemas acústicos, nomeadamente em centros urbanos), pólen e poeira, nomeadamente se optar por dispositivos equipados com sistemas de filtragem, ou mesmo com o ar limpo.

3. ​Modelos de ar condicionado mais eficiente e mais económico

Living room Salas de estar modernas por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Living room

Staging Factory

Os aparelhos de ar condicionado evoluíram bem, incluindo a regulação da temperatura até ao décimo de grau mais próximo. Além disso, os progressos realizados na redução do consumo de ruído, consumo e desempenho energético dos aparelhos de ar condicionado de última geração tornaram o equipamento atual muito mais rentável, económico e confortável. Com a tecnologia Inverter, o dispositivo funciona continuamente a uma velocidade variável e economiza energia, apresentando um bom rendimento. Note que para um bom funcionamento, os filtros do dispositivo devem ser mantidos limpos. Veja no nosso artigo (aqui) como deve limpar o ar condicionado.

Por outro lado, o ar condicionado tornou-se mais acessível graças à grande variedade de produtos oferecidos pelos fabricantes. Entre os ares condicionados monoblocos móveis, integrados fixos ou reversíveis e as bombas de calor de última geração em ar, água ou geotérmica, existem sistemas de ar condicionado para todos os orçamentos. Uma oferta ampla que tem impacto nos orçamentos. O preço de montagem do ar condicionado varia muito do modelo escolhido e do valor da mão de obra, bem como das horas necessárias para a sua instalação. Pode contar entre 800€ a 1.000€ para um ar condicionado, que não seja de topo de gama. 

5. Porque deve escolher um modelo de ar condicionado mais ecológico?

Sala – restyling para arrendamento turístico por Staging Factory Moderno
Staging Factory

Sala – restyling para arrendamento turístico

Staging Factory

Outro ponto que não deve ser menosprezado são os aparelhos de ar condicionado mais recentes que não são tão intensivos em gastos energéticos, em comparação com os anteriores. Neste sentido, ajuda o meio ambiente ao optar por um sistema verde, projetados para otimizar os recursos. Neste sentido, é imperativo que escolha sistemas de ar condicionado classificados como A.

Algumas opções também são recomendáveis para um uso ecológico do seu ar condicionado: a programação, os detectores de presença permitem que use o seu ar condicionado de forma responsável. Finalmente, para os verdadeiros ativistas do ar condicionado verde, é melhor apostar na instalação de uma bomba de calor geotérmica, entre outras opções.

6. Um ar condicionado é também uma solução de aquecimento para o inverno

casa Algarve-ZEN Attitude Quartos ecléticos por Atelier Ana Leonor Rocha Eclético
Atelier  Ana Leonor Rocha

casa Algarve-ZEN Attitude

Atelier Ana Leonor Rocha

Alguns modelos de ar condicionado e bombas de calor podem ter a opção de arrefecimento no verão, mas servem também de aquecimento adicional no inverno. Um equipamento 2 em 1 que requer uma instalação única e garante uma economia significativa de espaço.

Instalar um ar condicionado reversível pode ser uma solução interessante num processo de renovação e como uma solução de backup

Nota: a eficiência do seu ar condicionado no modo de aquecimento será menor se o termómetro apresentar temperaturas extremas. No entanto, para temperaturas amenas, o aparelho consegue assumir sozinho o aquecimento da casa.

7. Como instalar um ar condicionado sozinho em 10 passos?

  •  Primeiro, posicione o suporte do ar condicionado na parede e, com um lápis, marque os espaços onde precisará de furar.
  • Verifique a linearidade com um nível (instrumento para indicar ou medir inclinações). 
  • Depois de verificar se a parede não esconde nenhum cano ou fio elétrico, perfure e insira cavilhas (pequena peça cilíndrica, normalmente de madeira, plástico ou metal) adaptadas à natureza da parede (cimento, tijolo… ), que deve ser robusta. 
  • Prenda o suporte com uma broca. De acordo com as instruções do fabricante, determine onde fará o furo pelo qual a conexão do refrigerante irá passar.
  • Ainda com as indicações do fabricante, agora para verificar o diâmetro do furo, fure com uma broca de martelo equipada com uma serra de orifício. Pare quando sentir que está do lado de fora. 

por homify
  • Do lado de fora, termine de furar e, em seguida, coloque o ar condicionado no seu suporte enquanto passa o tubo e o cabo de alimentação no orifício. 
  • Prenda o tubo de drenagem o mais longe possível da parede externa: use um nível.  
  • Fixe a unidade exterior do ar ao chão (nem todos são fixos) com parafusos (grandes).  
  • Ligue a mangueira (dreno para o escoamento da água) e ligue o cabo de alimentação ao compressor (leia atentamente o manual!).  
  • Ligue o seu ar condicionado. Se funcionar, tape os orifícios da parede com argamassa ou outro tipo de enchimento.

8. Cuidados finais a ter depois da instalação do ar condicionado

casa Algarve-ZEN Attitude Quartos ecléticos por Atelier Ana Leonor Rocha Eclético
Atelier  Ana Leonor Rocha

casa Algarve-ZEN Attitude

Atelier Ana Leonor Rocha

Como último passo, é necessário verificar se tudo esta instalado de forma correta e segura e verificar se existem fugas. Para isso, prepare um pouco de água com sabão e coloque sobre as válvulas para certificar que não existem vazamentos. Se existir um vazamento as bolhas de sabão que foram colocadas sobre as válvulas vão aparecer, por isso, verifique se os tubos estão bem conectados entre eles. 

Outro detalhe importante é que o local onde foi feita a instalação do ar condicionado esteja bem protegido. Finalmente, lembre-se de manter limpo o seu ar condicionado para um resultado eficiente e para uma vida maior do equipamento.

No ponto seguinte, saiba mais sobre a questão da limpeza e da manutenção. 

9. A importância da manutenção

Manter e limpar o ar condicionado é fundamental. Não deixe que o sistema avarie porque, se isso acontecer, só incorrerá em mais despesas que podiam ter sido acauteladas. Um ar condicionado limpo garantirá o conforto dos ambientes e prevenirá o aparecimento de problemas de saúde (que surgem devido às bactérias e substâncias nocivas que se acumulam nos filtros). Ouvimos amiúde que o ar condicionado faz mal, mas, na verdade, e embora este aparelho também tenha desvantagens, só faz realmente mal se não for devidamente limpo e mantido.

O ideal é entregar o trabalho de manutenção a um profissional, mas, ainda assim, não perde em entender como funciona e como se processam a limpeza e a manutenção, até para que perceba como são incontornáveis:

  • A limpeza do interior do ar condicionado varia conforme o uso que o aparelho tem. No que toca ao uso doméstico, a limpeza deverá ser feita mensalmente (já os que são usados com muita intensidade, devem ser limpos a cada semana);
  • O exterior deve ser limpo com um pano húmido. Tenha em atenção a sujidade nas saídas de ar para que esta não ponha em causa a qualidade do ar.
  • Os sistemas de arrefecimento, a mangueira e o tabuleiro de drenagem devem ser limpos para afiançar de que as bactérias não acumulam e que não há águas paradas.
  • O ar condicionado tem filtros que devem ser trocados dentro dos prazos. O fabricante do seu sistema de ar condicionado ajudá-lo-á nesse sentido.
  • As tubagens devem ser inspeccionadas anualmente (para prevenir avarias) e os cabos eléctricos a cada seis meses.
  • Deve certificar-se que o termostato está a funcionar correctamente. O aparelho deve desligar-se quando a temperatura desejada é atingida, caso contrário irá gastar energia desnecessariamente.

10. Quando deve contactar um profissional?

Quarto de Adolescente por ÀS DUAS POR TRÊS Moderno
ÀS DUAS POR TRÊS

Quarto de Adolescente

ÀS DUAS POR TRÊS

Nem todos têm disponibilidade e paciência para instalar um ar condicionado, sem falar do medo do aparelho não ficar corretamente instalado. Por isso, é preferível contactar um profissional especializado na área. Este não só tratará da instalação do ar condicionado, como também ajuda-lo-á a escolher o melhor modelo para a sua casa, tendo em conta o orçamento que dispõe. 

Não hesite em espreitar os contactos dos nossos profissionais na nossa plataforma, acedendo ao separador profissionais e procure pela sua área de residência, introduzindo o seu código postal. 

Agora já não tem desculpa para não ter conforto e ar fresco em sua casa!

Leitura recomendada - Exaustor: função, tipos, instalação, manutenção e como escolher um!


Está a pensar colocar um ar condicionado em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!