10 casas de cair para o lado de 10 arquitectos de Lisboa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Uma casa que parece um autêntico castelo com 532m2, guedes cruz arquitectos guedes cruz arquitectos Jardins minimalistas
Loading admin actions …

Portugal está na moda. Ninguém resiste às nossas paisagens. Todos se deliciam com a nossa comida. O clima? Nem se fala. Ameno o ano todo (ou quase, vá). Temos cientistas a fazer descobertas importantes, o melhor futebolista do mundo e a Madonna na capital. Toda uma emoção! Entre as mentes brilhantes por aqui e por ali, estão os nossos arquitectos que, para além de levarem a cabo fantásticos projectos dentro do país, levam o nome deles – e o nosso enquanto portugueses – além fronteiras e são, muitos deles, premiados. Hoje, porém, ficamos por cá e vamos mostrar-lhe 10 casas maravilhosas de 10 gabinetes de arquitectura de Lisboa. 

Se mora nesta área e está a pensar construir ou remodelar casa, então este artigo é para si. Poder contar com um arquitecto para dar forma a um sonho é sempre uma mais-valia e um bom investimento. Os arquitectos, com a experiência, a habilidade e o know-how que tão bem lhes conhecemos, conseguem levar mais longe as nossas ideias e rentabilizar o orçamento que lhes disponibilizamos. Além do mais, é bom termos que alguém que nos acompanhe desde a fase de concepção de um projecto até à sua conclusão o que envolve, entre outras coisas, muita burocracia fastidiosa. 

Inspire-se nos projectos dos profissionais da capital e, se um deles lhe chamar particular atenção, então basta clicar sobre a etiqueta verde que diz contactar para alcançar o arquitecto por ele responsável.

Vamos a isso? Vamos, pois!

1. Casa HDM – SAMF Arquitectos

Começamos por uma moradia que se situa no famigerado Bairro do Restelo, em Lisboa. Trata-se de um projecto de ampliação que, por dizer respeito a uma casa inserida nesta área, foi sujeito a algumas condicionantes que passaram essencialmente por manter a fachada principal e o telhado. Desta forma, o imóvel não destoa na paisagem. No interior, a casa é nova no que toca ao espaço e à funcionalidade. Como é normal nas casas modernas, o piso térreo desenvolve-se numa lógica de plano aberto onde os diferentes ambientes surgem articulados. A partir desta perspectiva, sobressaem as persianas de madeira que emprestam calor e conforto ao conjunto.

* Nota: para ver mais imagens deste projecto, basta carregar em cima da fotografia e depois na parte onde diz Mais sobre Casa HDM

2. The Wall House – Guedes Cruz Arquitectos

A The Wall House é uma das mais arrebatadoras moradias que temos na homify. A imagem fala por si. A casa, com uma área de construção total de 1100 m², tem, nada mais nada menos, do que uma piscina com o fundo em vidro que está suspensa sobre uma segunda piscina ladeada por um deck de madeira com lounge e zona de refeições. É difícil parar de olhar para esta construção que nos desafia os sentidos. 

A casa é minimalista e foi construída com betão (aparente), vidro e madeira. A escolha dos materiais não se deve a uma tentativa de proteger a casa, mas sim de a resguardar em relação aos vizinhos e aos fortes ventos mediterrânicos. A envolvente é mais uma qualidade da casa. A partir dela, vê-se o oceano e a paisagem verde do Campo de Golfe Oitavos Dunes, em Cascais. 

3. Casa na Comporta – RRJ Arquitectos

Ter uma casa no Alentejo. Quem não gostaria? Nós adoraríamos. Enquanto isso não acontece, vamos até à Comporta conhecer uma moradia projectada pelo gabinete RRJ Arquitectos. A casa insere-se num terreno que se define por um plano de solo arenoso com uma vegetação espontânea e rasteira apenas interrompida pela verticalidade dos pinheiros. Era, assim, importante construir uma peça que se harmonizasse com o local. A moradia divide-se em duas caixas que se ligam através de um volume menor. As linhas simples, orgânicas e depuradas respeitam a beleza do enquadramento e quase nos convencem que esta casa esteve sempre lá com os pinheiros que a emolduram. Os generosos planos envidraçados abrem os volumes para o exterior com o qual se integram. São, todavia, recuados para garantir a protecção solar do interior. 

4. Casa em S. Pedro do Estoril – Ricardo Moreno Arquitectos

É no Estoril a bela casa que vê na imagem. A construção data de 1923, mas foi recuperada pelo arquitecto Ricardo Moreno. E sabe que mais? A casa pertence a este arquitecto que confidencia que um dos grandes desafios de um profissional desta área é desenvolver o projecto da sua própria casa. Parece-nos, no entanto, que a missão foi cumprida com sucesso. 

A pedra basilar deste projecto era a preservação das paredes exteriores. É delicada a intervenção numa casa antiga. O propósito será sempre o de se manter a traça, acrescentando aos espaços modernidade e conforto. Estabelecer este diálogo requer sensatez e sensibilidade. 

O piso de entrada, que se destina às zonas comuns, foi solucionado através da adição de um volume em madeira que define o programa. Nesse volume, existem degraus que dão acesso aos volumes brancos onde se encontram as áreas privadas. As paredes exteriores foram rebocadas com argamassas de cal e argila e misturadas com cortiça para garantir o conforto térmico e regular a humidade. 

O exterior tem uma bela piscina sob o comprido e com fundo verde esmeralda com bordas ao nível do chão. 

A casa tem uma área total de 452 m². 

5. Quinta dos Pombais – Opera I Design Matters

É em Castelo de Vide que se ergue a casa da Quinta dos Pombais pelas mãos do gabinete Opera I Design Matters. A moradia é moderna e assenta na combinação bonita e intemporal entre a calorosa madeira e o sempre elegante branco. O programa serve o pedido dos clientes que pensam expandir a casa com mais dois quartos que se destinarão a aluguer turístico. A casa tem três pisos que se integram na paisagem e seguem a inclinação natural do terreno. Os quartos de hóspedes situam-se no piso inferior e orientam-se para Este, estando assim distanciados da área privada.

6. Casa na Ajuda – Extrastudio

Ter uma moradia dentro da cidade. É possível? Sim e este projecto confirma-o. Trata-se de uma habitação unifamiliar situada no Alto da Ajuda, em Lisboa, e projectada pelo Extrastudio. A casa exibe linhas simples e modernas e abre-se com grandes janelas para um agradável jardim – uma realidade que nos parece improvável e distante numa cidade. A moradia possui uma cave, um piso térreo que funciona em open space com cozinha e salas integradas e um primeiro piso para os quartos. A outra fachada (veja mais, clicando sobre a imagem) tem janelas muito mais pequenas que fecham a casa para a rua e asseveram a privacidade e a segurança dos moradores.

7. Parede 11 – Humberto Conde R. Arquitectura Lda.

A nossa sétima casa localiza-se no centro da Parede, num lote com uma configuração longitudinal, e surge alinhada com os edifícios que lhe estão adjacentes, designadamente no plano de fachada, cércea e volumetria. Houve um cuidado em promover um diálogo com as casas ao redor, o que foi conseguido.

O imóvel desenvolve-se em três pisos. O piso 0 acomoda os espaços sociais onde a sala se abre para o jardim e para a piscina. No piso 1, estão dois quartos equipados com casa de banho privativa. Os quartos recebem luz natural dos vãos localizados nas fachadas Poente e Nascente, tendo também sido criado um jardim interior que canaliza esta luz. O último piso é totalmente ocupado por um quarto, também com casa de banho de apoio. 

O terraço aloja uma piscina comprida rematada por vegetação frondosa. 

8. JC House – JPS Atelier

Assente sobre um terreno trapezoidal – que inspirou o projecto – e com vista para o rio Tejo e o oceano Atlântico a partir de um dos pontos mais altos de Oeiras está esta moderna moradia com linhas inusitadas e dinâmicas e planos de vidro que a integram com o exterior.   

O lote sui generis e os pedidos do cliente resultaram na criação de dois volumes principais que, embora se desencontrem, aparecem alinhados aos limites do terreno, estando protegidos contra os ventos de Norte e de Noroeste. A casa está orientada para Sul e tem, nesta fachada, inúmeras janelas e varandas.

O imóvel possui uma área total de 585 m².

9. Tree Snake Houses – RA\\Rebelo Andrade

O projecto das Tree Snake Houses foi beber inspiração às pitorescas casas da árvore que fazem parte do nosso imaginário infantil. Construídas em madeira, transmitem uma imediata sensação de ligação à natureza. O material faz, ao mesmo tempo, a simbiose perfeita entre as casas e o Parque das Pedras Salgadas onde as casas se inserem. Para a construção, os arquitectos usaram novas tecnologias anteriormente testadas em protótipos e que permitiram uma construção mais leve e autoportante.

As casas têm duas janelas no interior: uma no topo, para contemplar as estrelas, e outra no extremo, para observar a vida no parque. Vale realçar que o projecto se alicerça em preocupações sustentáveis. Apostou-se, entre outras coisas, na não impermeabilização do solo, nos revestimentos e isolamentos reforçados, no reaproveitamento de águas negras e nos sistemas de iluminação de baixíssimo consumo recorrendo a tecnologia LED.

10. Cabana Modernista – Henrique Barroso Gomes Arquitecto

Terminamos com um projecto que foi concebido para um concurso de arquitectura pelo gabinete Henrique Barroso Gomes Arquitecto. O mote era desenhar uma pequena casa de férias para um casal de professores universitários com dois filhos já adultos. A casa funcionaria, assim, como retiro de férias e de fim-de-semana e devia ser uma construção económica, ecológica e, claro está, que se harmonizasse com a paisagem verde e com o lago. A proposta resulta de uma interpretação moderna da tradicional cabana de madeira e, como não podia deixar de ser, sustenta-se em processos sustentáveis.


Esperamos que tenha retirado inspiração destes fantásticos projectos e que concretize o sonho de ter casa própria muito em breve. Contratar um arquitecto parece-nos um bom ponto de partida. Não acha?  

Recomendado: 
- Arquitectos portugueses famosos

- Arquitectura sustentável: o futuro é modular!

Se deseja construir ou remodelar a sua casa e precisa de um orçamento a homify ajuda - AQUI!

Para qual destas casas se mudaria imediatamente? Partilhe connosco a sua opinião! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista