Inspiração: como decorar com preto?

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Se há duas cores que inevitavelmente estão presentes na nossa vida, são as cores neutras: o preto e o branco. No ramo da decoração, estas são, de facto, cores opostas que produzem efeitos totalmente diferentes. Ao contrário do preto, o branco permite-nos decorar uma divisão inteira, sem que o espaço fique pesado ou vazio. Por outro lado, o preto não é bem assim. Decorar uma divisão toda de preto é bastante arriscado. Para além do espaço ficar muito escuro e quase sem luz, vai parecer mais pequeno, menos acolhedor e confortável.

No entanto, o preto é uma cor que pode e deve ser utilizada na decoração da sua casa. Tal como no seu guarda roupa, de certeza que tem peças básicas pretas – como um casaco ou umas botas pretas – a sua casa deve também ter elementos desta cor. Uma característica comum ao branco é exatamente a forma como ambas estas cores neutras interligam outras cores e objectos de decoração. 

Assim, o primeiro grande erro ao decorar com preto é achar que esta cor pode ser utilizada como se fosse branco… e não pode! Nunca tente decorar uma divisão inteira com preto, pois não vai resultar. Ao longo deste artigo vamos mostrar-lhe alguns exemplos de projectos, passando por todas as divisões essenciais de uma casa, nos quais o preto foi bem utilizado na decoração. Continue a ler e inspire-se com a homify!

Sala de estar

Salas de estar modernas por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

VIO 302 – Wohnzimmer

FingerHaus GmbH

Começamos então com a sala de estar. O preto cria impacto suficiente para ajudar a definir um espaço. Pode delimitar zonas e até realçar partes do espaço que têm mais importância. Numa sala de estar, haverá algo mais importante do que o sofá? Creio que não… Por isso mesmo, neste espaço optou-se que o elemento mais escuro da decoração fosse o sofá e bancos de apoio. O preto está presente em grande quantidade, visto que o sofá é bastante grande e, ainda assim, a divisão continua com luz e ampla.

Na entrada/no hall

Casa em Braga: Salas de estar modernas por CASA MARQUES INTERIORES

Na entrada de sua casa/no hall, não utilize o preto exageradamente. Lembre-se que, em grande parte dos casos, a primeira divisão que alguém vê ao entrar na sua casa é esta mesmo. Não dê logo a impressão de que a sua casa tem pouca luz e é pouco arejada. Não encha a entrada com muitas coisas. Uma cómoda para pôr as chaves de casa, um bengaleiro e um candeeiro muitas vezes são suficientes. E podem ser exatamente esses (poucos) elementos os únicos elementos pretos. Não pinte as paredes de preto, por exemplo, tornará a divisão muito escura e a primeira impressão não será que a sua casa é uma casa acolhedora! Simplifique porque na maior parte das vezes torna-se muito mais eficaz.

No escritório

Escritórios e Espaços de trabalho  por decoraCCion
decoraCCion

Zona de trabajo

decoraCCion

O escritório que lhe mostramos está mesmo muito bem conseguido. Sei que anteriormente disse para não pintar as paredes de preto mas, primeiramente, estava a referir-me às paredes do hall de entrada de sua casa e, por outro lado, referia-me a várias paredes, não uma só. Ou seja, tal como vê neste projecto do atelier DECORACCION, é possível pintar uma ou outra parede de preto sem tornar o espaço pesado ou escuro. E qual foi o truque utilizado aqui? Muito simples mais uma vez… A parede está pintada de preto, mas completada com a secretária e gavetas brancas, bem como as prateleiras brancas compridas, que “carregam” vários elementos brancos também. A presença do branco completa a utilização do preto e suaviza-o. Há tons de madeiras com os quais o branco e o preto combinam muito bem, tal como o do chão e dos assentos na fotografia.

Na casa de banho

Chegamos então à casa de banho. Esta é uma divisão com a qual se tem de ter um cuidado acrescido a decorar com preto, visto que é uma divisão por si só mais escura, pois muitas vezes nem uma janela tem, não havendo incidência de luz natural sobre o espaço. Assim, são essenciais duas coisas: a presença do branco e a existência de um espelho grande. Passamos a explicar… A presença da cor branca é muito importante para fazer com que o espaço não fique tão pesado. Podemos ver esta cor no lavatório, nos azulejos dentro do chuveiro e na parede do lado direito. Por outro lado, o espelho é indispensável visto que reflecte a luz presente na casa de banho, tornando-a mais clara e arejada e aparentemente maior.

No quarto

Passamos ao quarto… Quer utilizar preto na sua decoração mas não está suficientemente seguro para utilizar uma cor tão forte no seu quarto? Tem, então, duas opções/soluções. A primeira é optar por um tom de preto mais claro, ou seja, um cinzento escuro ou algo que se aproxime – tal como se vê na fotografia. A segunda solução é utilizar preto apenas em acessórios, se estiver assustado com a primeira ideia, apresentada na imagem, de pintar uma parede inteira com um tom tão escuro. De qualquer das formas, não se assuste! Como pode ver, resultou mais do que bem, porque a parede maior não é a escura, é a parede das ripas de madeira. O quarto continua iluminado e acolhedor.

Na cozinha

Beleza intemporal: Cozinhas ecléticas por FABRI
FABRI

Beleza intemporal

FABRI

Por último, chegámos à cozinha. Continuamos com a conjugação de madeira com preto. Neste caso, o preto surge nas bancadas e paredes. É talvez das cores que melhor resulta numa cozinha e torna o espaço moderno, limpo e bonito. Se fôr de material adequado, é de fácil limpeza e faz com que o espaço pareça sempre mais limpo e higiénico. Como se vê, a cozinha não fica exageradamente mais escura com a presença desta cor. Combina também muito bem com apontamentos metálicos e de vidro, como se vê espalhados pela cozinha.

Qual das ideias mais gostou? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!