Ideias para decorar as quatro paredes da sua casa com madeira

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Se está à procura de uma nova decoração, mudar um pouco o ambiente da sua casa, com algo realmente aconchegador, então hoje temos a felicidade de lhe dizer que abriu o artigo certo, pois com ele irá descobrir O material super tendência, que o ajudará a criar um ambiente único, harmonioso e bem natural, além de trazer um verdadeiro equilíbrio na decoração. Talvez já tenha a sua suspeita do material que estamos a abordar… Pois é de facto a madeira. Este material já usado no tempo dos primórdios, nunca perdeu e nunca perderá a sua essência nas mais diversas áreas, onde ele é utilizado. A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas, com funções de sustentação mecânica. É naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções

Dentro de uma casa encontramos a madeira em vários apontamentos, em peças de mobiliário, no pavimento, em peças decorativas, na marcenaria, mas também em pilares, em paredes ou ainda em casas totalmente feitas com madeira. Quer descobrir as várias funcionalidades da madeira para tornar a sua casa naturalmente bela e aconchegante? Então é só continuar connosco nesta aventura mais in de sempre!

Vamos lá então…

Utilizar a cor da madeira como elemento decorativo

Salas de estar rústicas por Ardesia Design
Ardesia Design

Chalet Gstaad

Ardesia Design

A madeira tem o poder de aconchegar o lar, de forma única… Relembra-nos aqueles chalés das montanhas, que têm sempre um ar tão confortável e cozy. Por outro lado, a madeira de forma total tem sido bastante usada para a construção de casas modulares, tão em voga no mundo da arquitetura. Este material tão nobre é sem dúvida uma excelente aposta na decoração de uma casa, quer na sua cor clara que nos relembra a madeira intacta e bruta ou a madeira já trabalhada e envernizada. 

Pode trazer este lado natural através de móveis, como uma mesa, como varões de cortinas ou porque não forrar as suas paredes com tiras de madeira, em vez de pintar ou colocar papel de parede. De certeza que a sua casa terá um design irreverente e bem personalizado… Além de trazer maior isolação à casa. Se lhe for difícil inserir madeira, pode sempre procurar alternativas, como decorar com peças da cor da madeira – sofá, tapete, almofadas, mesa, cortinas… de cor castanha, isto é que se assemelha à madeira o mais possível. 

Um toque de madeira para um design acolhedor

Não é necessário muito, nem exageros para garantir um design acolhedor ao ambiente da sua casa, bastar-lhe-á trazer um toque de madeira, vindo de alguns apontamentos ou de peças de mobiliário. Assim, garante não tornar o ambiente nem demasiado pesado, nem em excesso. 

toque de madeira traz aquele charme especial…

Use madeira nos rodapés…

Parede e piso  por Quick-Step
Quick-Step

Versailles Light

Quick-Step

Os rodapés da nossa casa não podem ser esquecidos, nem postos de lado, geralmente eles acompanham o pavimento, seja ele de madeira, de azulejo ou de outro material. Ele existe para proteger a parede e para não dar um ar inacabado ao chão. Se na maioria dos casos os rodapés são da mesma cor que todo o pavimento, podemos seguir esta tendência muito americana, rodapés maiores em madeira, que ocupam uma boa parte da parede, traz um lado super cozy às divisões. 

O que acha… gosta desta ideia? Ou será que prefere os rodapés mais pequenos? Ambas as situações são de copiar!

… ou na marcenaria das janelas

Mas se preferir fica esta ideia de colocar uma bonita marcenaria nas janelas, confere um decoração inigualável e muito acolhedora. Além de serem bastante isolantes. Repare como neste quarto onde a madeira, aliada à cor branca das paredes e da roupa da cama ficou deslumbrante, onde nos apetece mergulhar num profundo sono e descanso, neste ambiente muito confortável. As janelas nem precisam de ser revestidas por cortinas, o próprio enquadramento das janelas remete-nos para um quadro onde a arte principal é a vista que temos da janela…

Exponha vigas e pilares de madeira

Sabe aquelas casas onde vemos vigas e pilares de madeira e deixa-nos sempre a suspirar… ? É esta a sugestão que vos trazemos agora, é perfeitamente viável, em qualquer tipo de casa, de design ou de estilo… Mesmo que remete inevitavelmente para um ambiente rústico, adapta-se em qualquer lugar. Neste caso é trazer às paredes da sua casa um pouco da madeira, o contrário de um preenchimento total, como vimos nas anteriores inspirações.

As vigas ou os pilares de madeira são fantásticos aliados para esconder ou camuflar algum defeito, como fissuras, problemas de bolores…  No caso de casas altas, como lofts, as vigas criam menos altura a tetos que são tão altos.

Não se esqueça de dar um tratamento de proteção

Parede e piso  por Quick-Step
Quick-Step

Natural Heritage Oak Oiled

Quick-Step

E finalmente aconselhámo-lo a tratar a sua madeira – antes e durante. É necessário conservá-la no sentido do seu aspeto físico, mas também protegê-la contra fungos ou insectos da madeira. Este material quando bem conservado dura toda uma vida, como tal, não descuide dele. O bom aspeto da nossa casa é tê-la sempre com valor.

Está a pensar apetrechar a sua casa com madeira? Gostou das sugestões apresentadas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!