Telheiro de madeira: diferentes usos e dicas de construção!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Uma casa muito bem decorada, Pedro Queiroga | Fotógrafo Pedro Queiroga | Fotógrafo Jardim interior
Loading admin actions …

Quando uma casa tem um espaço exterior amplo, então a sua configuração deve ser projectada ao pormenor com vista a criar-se um conjunto articulado e harmonioso. Quando pensamos no exterior de uma casa, vêm-nos à cabeça elementos como a piscina ou um belo relvado e esquecemo-nos do quão útil pode ser um telheiro de madeira.

Um telheiro, em linhas gerais, define-se como um abrigo constituído por uma cobertura assente em pilares. Esta estrutura pode ter várias utilizações consoante as necessidades de cada um. Há quem construa um telheiro para abrigar uma churrasqueira e zona de refeições e há quem prefira utilizá-lo para estacionar o carro, para acomodar uma área de estar ao ar livre – tipo lounge – e até quem precise dele para abrigar animais e/ou lenha.

Independentemente do propósito a que se destina, esta estrutura deve ser construída com um material resistente e bonito. Afinal de contas, não queremos que surja desfasada em relação à casa e aos demais espaços exteriores.

Hoje, vamos falar-lhe sobre telheiros de madeira – o material mais usado para a construção dos mesmos – e mostrar-lhe alguns exemplos assinados por profissionais portugueses.

Acompanha-nos?

​1. Que uso pode dar a um telheiro de madeira?

Um telheiro de madeira, como lhe explicávamos, pode servir vários propósitos. Entre eles, destacaríamos os seguintes:

Para abrigar uma churrasqueira e zona de refeições: não há nada mais agradável do que aproveitar os dias de Verão para reunir a família e os amigos em torno de uma refeição ao ar livre. Porém, este espaço deve estar protegido porque não é agradável estar a comer sob o calor e sol intenso. Além do mais, com um telheiro, pode-se usar esta área ao longo de todo o ano, mesmo quando chove, o que a torna muito mais flexível e versátil. Assim, cremos que uma boa opção é, sob o telheiro, construir uma churrasqueira apoiada por uma mesa onde se possa reunir com os seus.

Para criar um lounge no exterior: à churrasqueira e zona de refeições pode ainda juntar um lounge. Se não conseguir construir tudo, então terá que optar. O lounge funcionaria como uma confortável sala de estar ao ar livre. Com pufes, almofadas, sofás baixos e cómodos, uma boa iluminação e – por que não? – uma lareira de exterior, pode criar um verdadeiro oásis fora de portas. Oásis este protegido pelo telheiro para conforto de todos.

Para arrumar lenha e resguardar animais: os telheiros são usados amiúde para arrumar lenha para o Inverno. A lenha, como sabe, não deve estar molhada quando vai para a lareira, pelo que é importante encontrar um sítio seco e protegido para a armazenar. O telheiro é uma excelente opção para o efeito. Para quem tem animais, é também uma boa solução. Neste caso, pode ter que acrescentar portões e vedações para os animais não fugirem.

Para estacionar o carro: a sua casa não tem garagem? Aqui tem a resposta para o seu problema: um telheiro em madeira com as dimensões certas para estacionar o carro. É certo que o telheiro não é tão fechado como uma garagem tradicional e, como tal, a segurança não é total, mas, pelo menos, protege o seu carro das intempéries.

Note-se que o telheiro não tem que se limitar apenas a uma destas funções. Tudo depende do tamanho do mesmo e da forma como for organizado/aproveitado.

​2. Porquê a madeira para construir um telheiro?

A madeira é um daqueles materiais de construção que será sempre popular. É bonita, versátil, resistente, existe a todos os preços e toda a gente lhe tem acesso. Os telheiros são quase sempre construídos em madeira e a verdade é que transmitem uma inegável sensação de robustez que se alia à beleza do material. Para além disso, trata-se de um material reciclável e ecológico.

Saiba quais são as outras vantagens inerentes ao uso da madeira para construir um telheiro:

A madeira é um óptimo isolante: a madeira resiste bem às temperaturas exteriores. Como tal, deixará o ambiente sob o telheiro mais agradável do que se este fosse em tecido, plástico ou metal.

A madeira é fácil de trabalhar e de manusear: a madeira pode ser pintada de qualquer cor e é fácil de trabalhar ou de talhar. Pode, mais tarde, querer prolongar o seu telheiro ou, se ele tiver laterais, abrir uma janela. Com a madeira, isto tornar-se-á muito fácil.

A madeira é forte e sólida: trata-se de um material pesado que fará com que a estrutura seja sólida. Mesmo no meio de uma tempestade, pode ficar descansado porque o seu telheiro não vai a lado nenhum.

A madeira é bonita: a vertente estética do telheiro não é indiferente e a madeira é, sem dúvida, um material bonito.

​3. Há desvantagens em usar a madeira para construir um telheiro?

Apesar das evidentes vantagens, o uso de madeira para a construção de um telheiro também tem algumas desvantagens que são, porém, contornáveis.

Quais são as desvantagens?

A madeira requer manutenção: a madeira é um material que requer manutenção regular e esta é a principal desvantagem. É imprescindível que a superfície do seu telheiro seja selada para evitar pragas, fungos e outros problemas no material. Pode optar por comprar madeiras que são naturalmente resistentes a pragas e podridão como o cedro vermelho. É, ainda, possível comprar uma madeira tratada a pressão. A madeira tratada a pressão é impregnada com produtos que penetram as camadas permeáveis, protegendo a material contra agentes deteriorantes.

A madeira é susceptível à humidade: Ao selar a madeira, estará também a protegê-la contra à acção da água à qual ela é permeável. Vale, igualmente, realçar que o solo onde se apoiam os pilares do telheiro não deve ser molhado ou húmido.

​4. Onde construir o telheiro de madeira?

Os telheiros podem ser anexados à casa ou independentes.

Se optar por um telheiro anexado à casa, então lembre-se que ele se deve harmonizar com a mesma para não destoar na composição. A madeira é favorável nesse sentido já que surge como um material versátil que tanto diz bem com uma casa moderna como com uma rústica ou clássica. No mais, pode combiná-la facilmente com outros materiais como o vidro. Ainda assim, pode sempre contratar um arquitecto para analisar todas possibilidades. O tamanho será também um factor importante. Quando se constrói, seja o que for, importa tirar medidas para que o resultado seja proporcional. O telheiro anexado à casa é muito prático porque o acesso é facilitado pela proximidade e porque a existência contígua de uma área coberta e sombreada controla a temperatura no interior do edifício. Os telheiros anexados precisam apenas de dois pilares de apoio.

Por outro lado, se preferir um espaço com mais privacidade ou se, pura e simplesmente, não lhe for possível construir o telheiro junto à casa, então pode erguer esta estrutura no meio do jardim. Tenha em atenção a orientação solar e o acesso ao telheiro que deve ser prático. No caso de o telheiro servir para guardar lenha ou animais, por exemplo, então a opção mais lógica é mesmo que ele seja independente.

​5. É necessário ter uma licença para construir um telheiro?

Se a estrutura não exceder os 10 m² de área e os 2.20 metros de altura, então não precisará de uma licença já que é considerada uma construção com baixo impacto urbanístico. Por outro lado, se o alpendre ultrapassar estas medidas, então deverá dirigir-se à Câmara do seu município para saber o que tem que fazer. Pode até bastar fazer uma comunicação de início de trabalhos. Seja como for, não perde nada em entrar em contacto com esta entidade para ter a certeza de que não está a levar a cabo uma obra que lhe pode trazer problemas (multa ou remoção da construção).

6. Que profissionais lhe podem ser úteis?

Um arquitecto ou um arquitecto paisagista serão uma mais-valia para o auxiliar na construção de um telheiro de madeira. Estes profissionais, com a experiência e o know-how que possuem, podem desenhar a estrutura e escolher o melhor material para lhe dar forma. 

Antes de avançar com o projecto, não se esqueça de pedir orçamentos. Há telheiros pré-fabricados a partir dos 300€, mas há telheiros de madeira elaborados que podem ir até aos 3000€. No entanto, tudo vai depender do tamanho, do preço da mão de obra, dos materiais, entre outras coisas. 

Quando o seu telheiro estiver pronto, e se o usar como zona de refeições ou lounge, contrate um decorador para o ajudar a pôr o espaço convidativo.   

Recomendado:
- Construir um alpendre em sete passos!

Partilhe connosco a sua opinião a propósito deste livro de ideias! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista