Tectos falsos – porquê, como e quanto!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia na Herdade da Aroeira com preocupação ambiental, Traçado Regulador. Lda Traçado Regulador. Lda Cozinhas modernas Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

Hoje na homify falamos de tectos falsos, um tema vasto e bastante interessante, mas que por vezes é mal explicado ou que nos deixa muitas dúvidas.

Para que serve um tecto falso? Como é feito? Que materiais são utilizados? Posso instalar um tecto falso em qualquer parte de minha casa, em qualquer casa?

São várias as questões que nos assaltam quando pensamos no assunto, mas a verdade é que este expediente construtivo tem sido uma afirmação de modernidade em quase todos os projetos de arquitetura moderna, e até já é possível encontrar tectos falsos prefabricados com diversos acabamentos para complementarem qualquer tipo de estética.

Então se está a pensar em colocar tetos falsos na sua casa nova ou renovada não vai querer perder este artigo. Aqui vai encontrar a resposta às suas dúvidas!

O que é um tecto falso?

Os tectos falsos são estruturas amovíveis colocadas sobre o tecto normal (placa) de um compartimento, ou de de toda uma habitação. Normalmente são constituídos por peças de madeira, de alumínio ou de outra liga metálica, que criam uma estrutura principal, onde depois são encaixadas placas de um material isolador.

Um tecto falso tem muitas aplicações como iremos descobrir a seguir, mas a sua principal função será esconder e embutir elementos inestéticos, que de outra forma ficariam à vista. No entanto é a sua incrível versatilidade que nos faz apaixonar pelos projectos que o incluem… Sancas, iluminação indirecta, efeitos artísticos. Um sem número de efeitos visuais que podem acrescentar muito estilo à sua casa.

Para que serve um tecto falso?

Já aflorámos este tema, mas aqui vamos saber exactamente para que servem os tectos falsos:

- Esconder – os tectos falsos são perfeitos para esconder muitos elementos inestéticos numa casa. Canalizações, cablagem e vigas, entre outros elementos, podem ser facilmente escondidos sob um tecto falso, ao mesmo tempo que se consegue uma estética mais limpa nos ambientes.

- Isolar – o tecto falso cria uma caixa-de-ar entre o tecto da placa e o ambiente que ajuda a isolar sonora e termicamente, mas este efeito ainda pode ser complementado por outra camada de material isolante, como a lã de rocha.

- Definir sem dividir – o tecto falso, com as suas múltiplas possibilidades de criação de formas diferenciadas, pode ser usado para transmitir a sensação visual de delimitação de ambientes dentro do mesmo espaço sem a utilização de paredes. Por exemplo a sala de jantar ter uma moldura de sanca um pouco rebaixada, que a diferencia da sala de estar.

- Criar iluminação embutida e personalizadas – O tecto falso permite embutir os focos de iluminação tornando possível a elaboração de projectos de iluminação directa e indirecta, perfeitamente adequados ao espaço, mantendo o ambiente mais clean.

Onde posso instalar um tecto falso

Pode instalar um tecto falso em qualquer divisão da sua casa, desde que o pé direito o permita. Não se esqueça que o tecto falso vai rebaixar o tecto, roubando altura ao espaço, o que pode ser muito prejudicial numa casa com tectos baixos. 

Claro que na cozinha e na casa de banho os materiais a usar devem ser muito mais resistentes à humidade do que no resto dos compartimentos. Enquanto nas salas e nos quartos pode usar praticamente qualquer material, mesmo que seja mais frágil, na casa de banho e na cozinha, na casa de banho e na cozinha é importante utilizar materiais hidrófugos, resistentes à humidade e ao bolor, como o PVC, por exemplo.

Que materiais são utilizados?

Actualmente o material mas utilizado para a construção de tectos falsos é o pladur ou o drywall, ou seja placas de gesso cartonado. 

Mas também podem fazer-se tectos falsos de poliestireno, um material muito versátil, leve, que proporciona um bom isolamento térmico e tem um preço muito atractivo.

Há também tectos falsos de PVC, extremamente resistentes e com imensas potencialidades de cores e designs, excelentes para áreas exigentes e estabelecimentos comerciais. 

A fibra de vidro é uma opção bastante resistente e muito utilizada, com boas características de isolamento, mas tem placas espessas, que podem tonar a caixa de ar mais pequena.

Podemos encontrar tectos falsos feitos com placas de cimento, mais pesadas, e com placas de escaiola.

E também podem recorrer-se à boa e velha madeira, mais cara, mais frágil e com maiores necessidades de manutenção, mas com um acabamento único, que só este material proporciona.

Como se faz a instalação?

A instalação de um tecto falso, embora seja algo complicada, pode ser feita por si, se tiver algum jeito para a bricolagem. 

Aqui descrevemos sumariamente o processo de instalação, mas se não se sente confiante, não se arrisque. Contrate um profissional para obter um resultado profissional!

Materiais:

- Encaixes: – ângulos de parede, calhas centrais e T’s de encaixe.

- Placa de tecto no material escolhido

- Parafusos específicos (que pode encontrar na loja fornecedora dos materiais), camarões ou buchas metálicas, aparafusadora.

- Cabo de aço.

- Martelo.

-Esquadro.

- Lápis e fita métrica.

- Alicate.

- Nível de bolha e fio-de-prumo.

Planifique:

- Estabeleça a altura que irá ficar de distância entre a placa e o tecto falso, sabendo que deverá deixar no mínimo 20 cm.

- Faça um esboço do aspecto que pretende para o compartimento, estabelecendo aí a quantidade de calhas que deverá utilizar e qual a sua localização no espaço.

- Proceda a medições escrupulosas e faça as respectivas marcações, estabelecendo assim a orientação para todo o processo de instalação do seu tecto falso. 

Colocação das calhas:

- Investigue os desníveis existentes utilizando um nível de bolha. Assim vai perceber como colocar às calhas, os ângulos e as inclinações.

- Fixe os ângulos de parede à volta da divisão onde pretende aplicar o tecto falso, para servirem de base à correcta aplicação do tecto. 

- Faça as marcações dos locais onde irá colocar as calhas centrais tendo em conta o formato das placas para conseguir uma boa simetria na aplicação das placas laterais. 

- As placas deverão ser cortadas à medida e as calhas centrais devem ter zonas de suporte pois atravessam a divisão para garantir rigidez e estabilidade, para encaixar as placas sem desníveis. Para isso deverá portanto aplicar camarões ou buchas metálicas no tecto onde se fixará um arame para prender as calhas centrais da estrutura de tecto falso.

- Encaixe os T’s, certificando-se de que todos têm com as medidas correctas para não ser necessário ajuste posterior. Para isso é fundamental conseguir uma boa esquadria na colocação das calhas e T’s de ligação.

Coloque as placas

- Encaixe as placas do material escolhido de maneira a que se mantenham no local exacto, bem ajustadas e fixadas, para impedir fugas térmicas e acústicas.Caso seja necessário corte-as à medida.

- Proceda aos acabamentos e à aplicação dos acessórios esclhidos.

Vantagens

A colocação de tecto falso em sua casa tem bastantes vantagens:

 - É rápido e fácil de instalar, o que faz deles um opção bastante apelativa tanto em construção como em remodelação

- É leve quando comparado a outro tipo de tectos.

- Permite grande flexibilidade criativa, incentivando a criação de soluções totalmente personalizadas de iluminação e infinitas opções decorativas.

- Melhora isolamento térmico, ajudando a divisão a manter a temperatura ambiente ideal.

- Melhora isolamento acústico, abafando ruídos interiores e exteriores à construção.

- Tem uma oferta no mercado tanto ao nível dos acabamentos, como ao nível das soluções técnicas.

E desvantagens!

- Pouca resistência em relação a outras soluções, sobretudo nas soluções mais atuais de gesso cartonado. 

- O preço – Quando comparada com outros tipos de tectos, a escolha do tecto falso poderá revelar-se um pouco mais dispendiosa, embora as vantagens justifiquem plenamente a diferença. 

Quanto custa um tecto falso?

Os preços, como é normal, variam muito com o tipo de material escolhido para a construção do tecto falso, e já vimos que há muitos materiais, com vários acabamentos e calibres.

No entanto para orientação pode contar com um preço de cerca de 31 euros para um tecto falso contínuo suspenso de painéis rígidos de poliestireno extrudido de 2,5x0,6 m e 30 mm de espessura, ancorados à estrutura auxiliar formada por painel hidrófugo de densidade média (MDF), de fibras de madeira e resinas sintéticas de 19 mm de espessura, fixado ao suporte com varões metálicos de 3 mm de diâmetro. 

Um tecto falso contínuo suspenso, situado a uma altura menor de 4 m, formado por painéis alveolares de PVC, sem ranhurado longitudinal, de 250x2550 mm e 8 mm de espessura, acabamento lacado, cor branca, fixados através de pinças de fixação de aço inoxidável a os perfis de aço galvanizado, separados 70 cm entre si e fixados à laje ou elemento suporte através de varões e suspensões, vai custar-lhe um pouco mais de 41 Euros. (dados obtido através do site http://www.geradordeprecos.info).

Quer muito boas ideias para tectos falsos? Então leia já o artigo ’Ideias para tectos falsos e iluminação’.

Achou esta informação relevante? Então partilhe-a com os seus amigos!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista