Casas pré-fabricadas: as regras que deve saber antes de comprar | homify | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Casas pré-fabricadas: as regras que deve saber antes de comprar

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia por RUSTICASA Rústico
Loading admin actions …

Já todos ouvimos falar da loucura imobiliária que está a acontecer em Portugal. Depois de uns duros anos de crise económica, a construção estagnou, sendo que não existe tanta oferta, além de que as pessoas já estão mais abertas e dispostas a comprar, casa sem falar deste boom turístico. Assim e diante da escassez de moradias e dos custos de construção cada vez maiores, o conceito de casa modular pode ser uma solução para o futuro (próximo), bem adaptada ao atual mercado imobiliário. 

Tem dúvidas sobre este assunto de casa pré-fabricada ou casa modular? Não sabe quanto custa? Ou quais são as vantagens? Para o orientar nesta tomada de decisão, compilamos toda a informação necessária para ajudá-lo, mas também pode apreciar os projetos realizados em Portugal, pelos profissionais homify. 

Enfim, para aprender mais, siga o nosso guia!

Vantagens das casas pré-fabricadas

Possibilidade em Render 3D por VanguardOption Lda
VanguardOption Lda

Possibilidade em Render 3D

VanguardOption Lda

As vantagens das casas pré-fabricadas e acabam por superar as desvantagens. 

Os fabricantes maximizam a eficiência energética das casas através do uso de materiais reciclados, a instalação de iluminação LED e a instalação de painéis solares. Estas iniciativas permitem que economize o consumo de energia para poder produzir energia renovável que poderá devolvida à rede elétrica, por exemplo.

Depois da fabricação das casas pré-fabricadas estar concluída, as peças modulares são enviadas para o local onde serão montadas. As casas modulares não produzem nenhum resíduo, pois todo o material necessário para a montagem chega ao local, pré-instalado nas peças modulares. Isto é como construir uma casa de Lego, com a diferença de que todas as peças são peças projetadas consoante os seus desejos e necessidades. Além da facilidade de construção e dos benefícios de energia que oferecem, as casas modulares são quase sempre construídas de acordo com o código de construção.

Critérios para escolher uma casa pré-fabricada

KITUR ESTOI Casas campestres por KITUR Campestre
KITUR

KITUR ESTOI

KITUR

Antes de mais nada, a escolha de um fabricante de casas pré-fabricadas é essencial para levar o seu projeto com sucesso. O seu objetivo é que tudo corra bem, sem problemas e que possa contar com um construtor de confiança.

Por isso, reunimos uma lista de critérios a considerar, para ajudá-lo a encontrar o fabricante certo de casas pré-fabricadas ou modulares: 

- A reputação do fabricante;

- A proximidade do fabricante; 

- O número de modelos de casas pré-fabricadas a partir das quais pode escolher;

- Possibilidades de personalizar; 

- A qualidade de serviço; 

- O tipo de casa pré-fabricada que combina consigo;

- As fórmulas de compra disponíveis: chave na mão, DIY, auto-construtor… ; 

- O preço das casas pré-fabricadas (é melhor comparar entre os fabricantes); 

Enfim, todos esses critérios ajudá-lo-ão a decidir sobre um fabricante em detrimento de outro para materializar o seu novo projeto pré-fabricado.

Como selecionar o seu modelo de casa pré-fabricada?

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Óbidos por RUSTICASA Rústico Madeira maciça Multicolor
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Óbidos

RUSTICASA

Para encontrar o tipo certo de casa pré-fabricada em Portugal, é melhor estar bem preparado e saber o que quer antes de iniciar a sua pesquisa. Portanto, estabeleça uma lista de critérios específicos que o ajudarão a eliminar modelos e a fazer uma seleção das diferentes possibilidades que podem satisfazer os seus gostos e necessidades.

Pense por exemplo no estilo, no número de andares, nos quartos, na configuração do espaço, etc. Assim, pode encontrar um modelo de casa pré-fabricada que o satisfaça. Também pode considerar a fórmula que mais lhe convier: chave na mão, para bricolar ou auto-construtor.

O que é um modelo ou tipo de casa pré-fabricada?

Falamos essencialmente de:

Projeto arquitetónico: há uma grande variedade de modelos de casas projetadas por equipas de designers. Por exemplo, existem diferentes modelos – contemporâneos, clássicos, campestre ou então casas pré-fabricadas rústicas. Alguns fabricantes têm catálogos on-line que pode consultar. Na homify, tem acesso a diferentes projetos (veja aquiaqui).

Plano interior de uma casa pré-fabricada: diferentes modelos de casas apresentam uma configuração de espaço interior próprio e muito pessoal. Pode comparar os diferentes planos, avaliando se respondem ou não aos seus critérios. Tente encontrar um plano em que se sinta mais próximo dele. Se precisar de pequenas alterações, pode solicitá-las ao fabricante.

Obtenha o seu financiamento para a compra da sua casa pré-fabricada

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia por RUSTICASA Rústico Madeira maciça Multicolor
RUSTICASA

RUSTICASA | Casa unifamiliar | Vila Nova de Gaia

RUSTICASA

É bom sonhar e desejar… Mas será que tem o valor disponível para concretizar este sonho de ter uma casa modular?

Depois de ter escolhido uma casa pré-fabricada à sua escolha, terá necessariamente de obter financiamento para a poder compra, caso não tenha o valor total da mesma.

A este respeito, tem duas opções:

- Reúna-se com um consultor financeiro antes de pensar em comprar uma casa pré-fabricada, para saber o valor atribuído desde o início. Desta forma, não vai criar falsas esperanças e expetativas, e poderá escolher uma casa modular que se encaixa no seu orçamento. 

- Reúna-se com um consultor financeiro depois de obter o acordo para verificar se a instituição financeira está disposta a alocar uma hipoteca para o seu projeto. Depois do seu financiamento ser oficializado, pode assinar o contrato de compra com o fabricante. Certifique-se de que tudo seja descrito com precisão: o que faz parte, o que não faz parte, extras, responsabilidades e retornos do fabricante, garantias e assim por diante.

Encontrar um terreno adequado à sua casa pré-fabricada

Frente T3 Inteligente por VanguardOption Lda
VanguardOption Lda

Frente T3 Inteligente

VanguardOption Lda

Alguns fabricantes de novas casas construídas em fábrica podem informar ou aconselhar os terrenos mais adequados, em Portugal. Pode também usar um terreno que já possui ou adquirir um novo terreno para instalar a sua nova casa, atenção desde que a lei o permita.

O seu fabricante visitará provavelmente o terreno para verificar a localização da sua casa, as condições do solo, a orientação para o sol e o vento, o acesso à terra, a instalação dos serviços públicos ou requisitos para um poço ou instalação sanitária. Este passo é importante porque as observações do fabricante no campo podem influenciar o plano final de sua casa pré-fabricada ou modular. O fabricante pode também aconselhá-lo sobre a preparação para fazer para receber a sua casa nova.

Construir uma casas pré-fabricada em Portugal

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha por RUSTICASA Rústico Madeira maciça Multicolor
RUSTICASA

RUSTICASA | 100 projetos | Portugal + Espanha

RUSTICASA

Construir e ter uma casa pré-fabricada, em Portugal não é como é bem como construir um castelo de areia na praia. Há leis e regras a respeitar. Quais são? Ora veja:

De acordo com a legislação vigente, desde que a construção se incorpore no solo com carácter de permanência, o enquadramento legal é exatamente o mesmo do que uma casa de construção tradicional.
Neste sentido, o licenciamento deste tipo de casas, sujeita-se ao Regime Jurídico da Urbanização, aprovado pelo DL n.º 555/99, de 16 de Dezembro, na sua versão atualizada, o qual dispõe na alínea a) do artigo 2º que é considerada edificação a atividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com caráter de permanência. 

Lora Soares Seita esclarece ainda que, o licenciamento é obrigatório e a legislação aplicável comum, diferindo apenas o método de construção, e assim, o procedimento para colocação de uma casa modular ou pré fabricada num terreno é exatamente o mesmo para a construção de uma moradia nesse terreno. 

Além disso, podem existir restrições à construção sobre esse terreno, nomeadamente o que defina o PDM para a área e se o mesmo se encontra inserido em área de RAN (Rede Agrícola Nacional), REN (Rede Ecológica Nacional), etc.

in: www.pra.pt

Quanto custa uma casa pré-fabricada?

KITUR R Casas campestres por KITUR Campestre
KITUR

KITUR R

KITUR

Os preços das casas pré-fabricadas variam muito, mediante os metros quadrados que pretende, dos materiais utilizados, dos acabamentos, entre outras questões a definir com o seu fabricante. 

Mas há projetos portugueses a preços muito, mas muito aliciantes e atrativos, por exemplo, a VANGUARDOPTION LDA apresenta projetos de moradias T3 57990€ Chave na Mão (paredes interiores em pladur com isolamento acústico em lã de rocha) ou ainda T3 + 1 por 64.490€!!

Mas não é só… Veja no seguinte ponto outros construtores e peça já um orçamento!

Onde comprar uma casa pré-fabricada?

Casas Lowcost por VanguardOption Lda
VanguardOption Lda

Casas Lowcost

VanguardOption Lda

Não precisa de ir lá fora para adquirir uma casa pré fabricada ou modular! Em Portugal, há uma série de fabricantes muito versáteis e a preços muito aliciantes, tal como já referimos. 

Na homify, tem acesso a vários construtores de casas pré-fabricantes, basta fazer uma pesquisa no nosso retângulo acima. No entanto, referimos os seguintes nomes bastante conhecidos no mercado e com projetos do outro mundo, tal com pode constatar nas respetivas páginas: 

- RUSTICASA 

- KITUR

- VANGUARDOPTION LDA

- MAQET

- ARBISLAND ARQUITECTURA & DESIGN

- FÁBRICA DAS CASAS

- GOODMOOD – SOLUÇÕES DE HABITAÇÕES.

Esperamos tê-lo ajudado! 

Artigo recomendado: Casas pré-fabricadas: 7 dicas antes de comprar a sua

Está a pensar comprar uma casa pre fabricada?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!