As vantagens e desvantagens de uma moradia geminada | homify As vantagens e desvantagens de uma moradia geminada
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

As vantagens e desvantagens de uma moradia geminada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Moradias em banda, Queijas Casas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos Minimalista
Loading admin actions …

A palavra “geminada” vem do latim “gemini” que significa “gémeos”. Aplicada às casas, diz respeito à construção de duas ou mais moradias iguais e encostadas umas às outras. As habitações geminadas, para além de ligadas, são simétricas e partilham a estrutura, a alvenaria e o telhado com as demais. Em conjunto, estas unidades formam um condomínio. Para além disso, as moradias geminadas costumam ser espelhadas, isto é, o que uma tem, a outra também terá, mas do lado oposto. Como são construídas em série, as vivendas geminadas saem mais baratas aos construtores e a quem compra, o que faz com que sejam uma opção habitacional muito interessante.

As moradias geminadas existem numa panóplia de tamanhos e de estilos e datam de diferentes períodos. No século XIX, já existiam amiúde em países como o Reino Unido. A primeira foi construída pelo arquitecto John Shaw. Actualmente, ainda encontramos belas vivendas geminadas, entretanto já renovadas, a dar vida a bairros tão famosos como Notting Hill.

Hoje, o nosso artigo é sobre elas. Falar-lhe-emos das vantagens, das desvantagens, entre outras coisas. Se está a pensar comprar casa, então leia tudo com atenção.

Vamos a isso.

​1. As vantagens das moradias geminadas

Fachada por ARCHDESIGN LX Moderno Betão armado

As vantagens e as desvantagens inerentes aos diferentes tipos de casa serão sempre um tanto ou quanto subjectivas porque os proprietários procuram coisas diferentes. Um apartamento pequeno pode ser um problema para uma pessoa e uma vantagem para outra. Vale, no entanto, a pena analisar os prós e os contras concernentes às moradias geminadas antes de se tomar uma decisão.

Comecemos pela parte positiva:

Preço aliciante: como já descortinámos na introdução a este texto, as moradias geminadas são, por norma, mais baratas do que as moradias unifamiliares independentes. Além do mais, como partilham a estrutura – e não só – com a casa do lado, há a possibilidade de, no futuro, se dividirem os custos de obras e/ou de manutenção com os vizinhos (substituição de telhas, por exemplo). O facto de se ter uma casa colada à nossa também pode influir nos gastos e custos de aquecimento já que as paredes partilhadas não permitem que o calor gerado no interior se evada.

Manutenção simplificada: as moradias geminadas não costumam possuir um espaço exterior muito amplo, pelo que a manutenção é mais fácil. Para uma família que quer apenas um pequeno espaço ao ar livre para desfrutar dos dias soalheiros sem ter muito trabalho, estas casas são o ideal.

Vizinhos e segurança: ter vizinhos pode ser bom ou mau. Afinal de contas, tudo depende dos vizinhos e de quanto preservamos a nossa privacidade. Porém, há muitas pessoas que se sentem melhor quando sabem que há pessoas por perto, sobretudo se vivem sozinhas, pois, de outra forma, poder-se-iam sentir demasiado isoladas. Ter vizinhos é também uma mais-valia em termos de segurança. Se viajarmos, por exemplo, podemos sempre pedir a um vizinho que fique de olho na nossa casa. Além do mais, os ladrões, à partida, evitarão assaltar uma casa sabendo que há pessoas de ambos os lados.

Um bom espaço: as habitações geminadas são, geralmente, mais pequenas do que as independentes, mas oferecem, ainda assim, um espaço generoso que acomoda na perfeição uma família larga. No fundo, surgem como que em jeito de compromisso/meio-termo entre o apartamento e a casa.

​2. As desvantagens das moradias geminadas

Moradias em banda, Queijas Casas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos Minimalista
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Passemos agora às desvantagens que são as seguintes:

Falta de privacidade e ruído: numa habitação geminada terá, em princípio, mais privacidade do que num apartamento. Todavia, os vizinhos de ambos os lados (ou só de um se a vivenda geminada for num extremo) comprometerão de alguma forma a sua privacidade. O ruído também poderá ser um problema, pelo que é conveniente verificar o isolamento sonoro da casa.

Não é exclusiva: a vivenda geminada é igual às do lado, pelo que, em termos arquitectónicos, a exclusividade é inexistente. Lembre-se que não pode fazer alterações porque a fachada da casa não deve destoar no conjunto.

Problemas com os vizinhos: a casa tem uma ou mais paredes partilhadas, pelo que um problema de humidade, por exemplo, pode levar a que tenha que fazer obras com o vizinho do lado. Faça figas para ter um vizinho colaborativo e compreensivo. Para vender a casa, também poderão surgir alguns problemas porque se os vizinhos do lado não cuidarem do jardim ou se tiverem algo para compor na fachada e não o fizerem, a sua casa pode desvalorizar.

Falta de luz e escassa ventilação: as paredes que estão ligadas às casas contíguas não têm, como é óbvio, qualquer abertura, o que pode comprometer a ventilação e a entrada de luz. Para colmatar esta ausência, as outras paredes devem ser mais abertas. Quando visitar a casa, repare na entrada de luz natural e se o ambiente é arejado. Um bom projecto arquitectónico não porá em causa estes factores.

​3. As moradias geminadas são indicadas para que tipo de pessoa?

RUSTICASA | Multi Home Experience | Les Alluets-le-Roi por RUSTICASA Moderno Madeira Acabamento em madeira
RUSTICASA

RUSTICASA | Multi Home Experience | Les Alluets-le-Roi

RUSTICASA

À luz das características já apresentadas, diríamos que as moradias geminadas são ideais para pessoas que não gostam de viver isoladas e que querem estar perto de tudo. Estas casas costumam ser construídas em locais onde as famílias encontram tudo aquilo de que precisam a pouca distância. Além do mais, são uma boa opção para quem procura uma casa, mas não quer construir ou gastar imenso dinheiro numa moradia independente, na contratação de um arquitecto ou na manutenção (visto que alguns custos podem posteriormente ser divididos).

Estas casas têm, por norma, um espaço exterior simpático que serve na perfeição para as actividades recreativas de uma família e para receber convidados. Além do mais, têm, em torno delas, zonas planeadas para estacionamento dos moradores.

As casas geminadas são também atractivas para os construtores que, quando se deparam com terrenos pouco espaçosos, encontram nelas uma forma de aproveitar melhor o espaço. Nas construções de carácter social, as moradias geminadas são igualmente apelativas pela economia de espaço e de materiais na construção.

Em termos urbanos, as moradias geminadas parecem-nos uma boa opção para preencher a paisagem. São baixas e uniformes, pelo que geram áreas residenciais aprazíveis e muito procuradas.

​4. É possível personalizar uma casa geminada?

Apartamento Edifício do Parque - T4 MATOSINHOS Salas de estar escandinavas por ShiStudio Interior Design Escandinavo
ShiStudio Interior Design

Apartamento Edifício do Parque – T4 MATOSINHOS

ShiStudio Interior Design

Não pode personalizar o exterior da sua casa geminada, mas não desanime porque tem o interior por sua conta. A decoração é uma extensão da nossa personalidade e nas divisões interiores da casa pode dar asas à sua criatividade e pôr em prática as suas ideias. Aquilo que poupa no exterior e na compra da casa pode ser aplicado na decoração que sai, assim, muito mais valorizada. Para além do interior, tem também o jardim que pode aproveitar a seu bel-prazer.

​5. Que profissionais me podem ser úteis?

Moradias em banda, Queijas Casas minimalistas por Estúdio Urbano Arquitectos Minimalista
Estúdio Urbano Arquitectos

Moradias em banda, Queijas

Estúdio Urbano Arquitectos

Aqui na homify, dispomos de uma vasta lista de profissionais de todas as áreas. Temo-los organizados por categorias, sendo que pode seleccionar a que procura na coluna do lado esquerdo sob o separador “Profissionais”. Neste caso, ser-lhe-á oportuno entrar em contacto com um decoradordesigner de interiores que o ajudem a optimizar ao máximo o espaço interior da sua moradia geminada (note-se que estas casas tendem a ser estreitas e fundas). Poder-lhe-á, ainda, ser útil consultar os projectos dos arquitectos aqui registados. Há muitas moradias geminadas de luxo assinadas por gabinetes de arquitectura espalhados pelo nosso país.

Independentemente do profissional que vai consultar, não se esqueça de adicionar o seu código postal ou nome da área servida para afunilar a sua pesquisa.


Moradia em banda

Casa na Comporta Casas modernas por RRJ Arquitectos Moderno
RRJ Arquitectos

Casa na Comporta

RRJ Arquitectos

Este livro de ideias dá-lhe a saber as vantagens e as desvantagens das vivendas geminadas ou casas em banda, como também são conhecidas. Viver numa moradia geminada pode ser visto como um desafio mas tem coisas muito boas e o preço apelativo é uma delas.

Se procura uma casa moderna de um só piso por todas as vantagens que lhe estão inerentes, veja estes exemplos: aqui

Deixe-nos o seu feedback em relação a este artigo e diga-nos sobre que temas gostava que escrevêssemos mais!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!