Decore a sua casa com o estilo shabby chic. Saiba como!

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Decore a sua casa com o estilo shabby chic. Saiba como!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.: Salas de estar  por alma portuguesa
Loading admin actions …

Decoração shabby chic, sabe o que é? Provavelmente já ouviu falar, ou pelo menos já leu sobre ela em algum dos nossos artigos sobre o tema, mas se ainda não está bem certo do que este conceito representa hoje trazemos-lhe uma compilação de toda a informação relevante para que possa replicá-lo sem dificuldades em sua casa!

O termo ’shabby chic refere-se a um conceito criado pela designer inglesa Rachel Ashwell no início da década de 80 do século passado, e chegou até aos nossos dias por aculturação com o modo de vida inglês, pois na verdade não temos nenhuma palavra portuguesa para o substituir. Numa tradução literal podemos dizer que significa chique gasto’, o que ajuda a perceber o objetivo do conceito em si, que tem como premissa a integração visual de peças antigas num estilo eminentemente moderno.

Mas em que se traduz este conceito? Como podemos consegui-lo em nossa casa? Onde encontrar as peças certas para uma boa conjugação? Precisa de ideias? Encontre as respostas neste artigo cheio de fotos belíssimas e muito inspiradores, todas de profissionais portugueses!

A bases

Apartamento Alma Lusa, uma casa portuguesa, com certeza!: Quartos  por alma portuguesa
alma portuguesa

Apartamento Alma Lusa, uma casa portuguesa, com certeza!

alma portuguesa

As bases para a criação deste estilo surgiram mais cedo, nos anos 70, acompanhando a tendência de mudança que se adivinhava um pouco por todo o mundo. Pediam-se estéticas mais suaves e mais luminosas, mais humildes, mas sem esquecer o passado. Na Inglaterra a resposta foram decorações mais leves, inovadoras, mas que mantinham a essência das antigas decorações inglesas, imponentes e refinadas, misturando elementos modernos e antigos em combinações improváveis que funcionavam muito bem, e foi a esse estilo que se chamou shabby chic.

A designer Rachel Ashwell usou esse termo para descrever o seu estilo de decoração quando se mudou para a América no início dos anos 80. Ali o conceito tornou-se tão popular que ela usou o termo como nome comercial e registou-o em 1989. 

Foi na América que o conceito se disseminou, com profissionais reputados, de Los Angeles e São Francisco a inspirarem-se nos estilos mediterrâneos, da França ou da Itália, influenciados pela magnificência do estilo francês, pelas antiguidades em estilo Luís XIV. Mas rapidamente chegou à Europa, contrariando a tendência purificadora das linhas modernas, unindo o que séculos de estilo separavam.

Actualmente, com o recente interesse renovado nos elementos vintage, o shabby chic tornou-se um estilo muito procurado mais relevante do que nunca, e os seus componentes podem ser facilmente comprados ou criados em casa, mesmo sem experiência DYI.

Em Portugal este estilo evoluiu com os nossos próprios elementos e estilos de antigo e moderno, preservando memórias de um país de outrora na voragem do quotidiano moderno.

As cores

Contemporary bathroom: Casas de banho  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Contemporary bathroom

Home Staging Factory

Há um erro que se comete muito ao pensar num ambiente shabby chic: – pensar que a base tem de ser um banho de branco.

Esta cor é realmente muito utilizada para criar este tipo de ambientes pois dá mais luminosidade e leveza a peças que de outra maneira seriam muito pesadas para uma decoração moderna, mas isso não é um dogma! 

O branco pérola, o azul claro, o bege, o rosa velho e o verde água são as boas soluções cromáticas para servir de base a uma decoração neste estilo. E depois pode ousar com detalhes de mobília mais escuros ou com tons mais arrojados em almofadas, estofos e cortinas, por exemplo.

O mais importante da cor, sobretudo em antigos móveis de madeira escura e com muitos pormenores, é tenha um ar gasto, com um acabamento um pouco rústico. Por outro lado, se pretende utilizar a peça exatamente como está, para servir como peça de destaque numa decoração, como nesta casa de banho da Home Staging Factory, é fundamental que ela esteja em excelentes condições de conservação.

Os acessórios

038 | Apartamento, Ericeira, Mafra: Corredores e halls de entrada  por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

038 | Apartamento, Ericeira, Mafra

T2 Arquitectura & Interiores

Nos acessórios é importante haver parcimónia. Se por um lado quer ter um toque de antiquado, concedido por móveis ou acessórios de decoração antigos, não quer que o seu espaço ganhe um ar demasiado datado ou muito pesado. E embora a pintura com cores diferentes da original cumpra bem esse papel, é importante escolher bem os acessórios decorativos, para saber se vão acrescentar estilo ao seu ambiente, ou se pelo contrário apenas o vão sobrecarregar.

No estilo shabby chic os móveis devem ter uma aparência antiga e linhas curvilíneas, trabalhadas. Os acessórios devem ser delicados, com um sabor antigo, como espelhos, rendas e tecidos fluidos, padrões românticos e florais, e muitas flores naturais. Nas janelas há cortinas com padrões, no chão de madeira tem de haver tapetes e alcatifas clássicos.

Evite exageros e sobreposições, e se possível dê um toque diferente às peças antigas, como nesta inspiração de cabides dentro de molduras antigas (ou de inspiração antiga) da T2 Arquitectura & interiores.

Onde encontrar os elementos certos?

u shabby chic Viseu: Casa  por u shabby chic
u shabby chic

u shabby chic Viseu

u shabby chic

Actualmente há lojas especializadas em fornecer elementos para construir ambientes shabby chic perfeitos. Cadeiras restauradas, portas reutilizadas para fazer de painéis de paredes, mesinhas antigas e feias que ganham novas cores… Um mundo inteiro para descobrir, fisicamente ou online

Na homify pode encontrar algumas lojas que vendem estes móveis e acessórios, e que até lhe podem dar boas ideias para criar os seus cenários de sonho, como a U SHABBY CHIC, de Coimbra, autora da imagem abaixo, e muitas outras da secção mobiliário e acessórios.

Faça você mesmo!

Mas também pode querer criar sozinho os seus elementos shabby chic, como projecto DIY, e para isso vai precisar dos móveis e acessórios antigos para renovar. Encontrá-los não é muito difícil… Se não tem a sorte de ter um sótão cheio de coisas antigas, pode sempre recorrer às feiras de velharias e às lojas de antiguidades, e por vezes até a preços bastante atractivos.

Com algum jeito pode dar uma vida totalmente nova a esses móveis antigos, pintando-os com novas cores e reparando os danos causados pela passagem do tempo e pelo uso. Lixe-os bem e pinte-os de cores claras ou vivas, mas esqueça os vernizes muito brilhantes. Para os amantes dos trabalhos manuais, fazer uma pintura em decupagem, que dá aquele ar gasto aos móveis, é relativamente fácil e uma boa maneira de ter um passatempo.

Inspirações

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel: Cozinhas  por SegmentoPonto4
SegmentoPonto4

Luz Charming Houses _ Boutique Hotel

SegmentoPonto4

Vamos ver algumas dicas e imagens de inspiração?

Nesta cozinha da SegmentoPonto4 as cadeiras e a mesa foram recuperadas e pintadas de branco, e depois foram combinadas com mobiliário de inspiração retro para criar esta cozinha shabby chic campestre.

Excelência e bom gosto de mãos dadas! Casa mobilada com Velharias de Janas: Salas de estar  por Pedro Queiroga | Fotógrafo
Pedro Queiroga | Fotógrafo

Excelência e bom gosto de mãos dadas! Casa mobilada com Velharias de Janas

Pedro Queiroga | Fotógrafo

Um antigo armário foi reparado, pintado de azul claro e embutido na parede, sendo depois conjugado com móveis de estética similar, para criar esta sala com sabor a mar.

A cómoda, posicionada aos pés da cama, com a sua cor viva e o seu acabamento envelhecido é a peça de destaque neste quarto.

Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.: Salas de estar  por alma portuguesa
alma portuguesa

Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.

alma portuguesa

Um antigo candelabro suspenso é uma peça infalível para criar uma sala de estar a estilo shabby chic, mas esta sala, da autoria do gabinete Alma Portuguesa, acerta em cheio noutros elementos chave, como as cadeiras, a renda sobre a mesa e o antigo banco de madeira pintado de amarelo.

Quer mais ideias de decoração para a sua sala? Então não deixe de ler ’30 ideias de decoração para a sua sala’.

Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.: Cozinhas  por alma portuguesa
alma portuguesa

Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.

alma portuguesa

A cadeira de metal, a mesa redonda com a sua toalha garrida, e o candeeiro clássico, ajudam a dar um ar mais romântico a esta zona de refeições.

Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.: Quartos  por alma portuguesa
alma portuguesa

Um apartamento com um toque descontraído de campo em plena cidade.

alma portuguesa

Um quarto no mais puro estilo shabby chic, com a sua imponente mobília de madeira ao estilo Luís XIV, a que as cores claras dão um ar mais jovial.

Casa de banho: Casas de banho  por alma portuguesa
alma portuguesa

Casa de banho

alma portuguesa

Uma casa de banho simultâneamente moderna e antiquada graças ao toalheiro de latão, ao candeeiro antigo e a outro elementos retro.

Um convite a dormir e sonhar com castelos e princesas: Quartos  por alma portuguesa
alma portuguesa

Um convite a dormir e sonhar com castelos e princesas

alma portuguesa

Este quarto tem a relação perfeita entre a modernidade e a memória, em mais uma excelente decoração do gabinete Alma Portuguesa!

Qual é a sua opinião sobre este estilo?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!