Vibração exótica no seu interior: aqui está como fazê-lo

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Portugal é um país avantajado a nível climático, temos palmeiras, sol, praia quentes e belas esplanadas… Enfim um leque de coisas boas que nos leva até aos trópicos, a diferença é que não dura o ano inteiro, mas já não é mal ao contrário do Norte da Europa. 

Uma decoração tropical ou exótica cativa e inspira.Todos sonhamos com uma casa com inspiração exótica, com vista para o mar e com um jardim ou terraço verdejante, cores atrativas e encantadoras, pois na verdade neste tipo de habitação sentimo-nos próximos da natureza. É uma decoração que nos traz paz e alivia todo o stress diário. A boa notícia é que podemos ter e criar este mood dentro da nossa casa e hoje reagrupamos todos os tipos de decorações que deve seguir para reproduzir esta decoração, incluindo elementos como a cor, a luz ou uma peça especial, que trarão um lado original e única à divisão da sua casa. 

Ora veja as inspirações que trouxemos através deste artigo… inspire-se e traga este lado exótico ao seu interior!

Paleta cromática clara

Como falamos de uma decoração exótica precisamos de algo que nos traga relaxe e bem-estar, isto é, que nos dê alguma paz e serenidade. Como já sabemos as cores têm este poder incrível dentro de uma decoração, pois de facto elas têm bastante influência nos nossos comportamentos. Neste sentido, um estilo exótico precisa de cores naturais e calmas, isto é claras, que são propícias a um bom clima e a um ambiente apaziguador. Elas trazem muito mais luz e boas energias… Veja como este interior tem como pano de fundo uma decoração clara, onde predomina o verde água, o castanho claro, o bege, o rosa ou o branco, tornando-a mais luminosa, cozy e sem dúvida confortável. 

Escolher um chão de madeira ajuda a criar um ambiente mais exótico, como neste caso onde a sala de estar ganha um efeito mais tropical. De facto, a madeira é um material nobre nos países tropicais/exóticos, daí ser bastante usado neste tipo de interiores, quer seja a madeira clara, mais escura ou até pintada. 

Mobiliário simples

Casa  por Tissage Art de Lys
Tissage Art de Lys

Collection Kilim

Tissage Art de Lys

Depois de optarem por cores claras e tons naturais, o melhor que tem a fazer é de optar por um mobiliário simples, para não desnaturar este ambiente exótico do seu interior. Se em vez de um mobiliário simples tiver um mobiliário demasiado moderno ou brilhante, o ambiente não ficará de todo relaxante e ao mood tropical. Se for demasiado rústico, dará um lado demasiado cozy o que também não se integra dentro deste ambiente. Inspire-se por exemplo nesta fotografia de interior, onde materiais simples e naturais prevalecem, como o vime, por parte das cadeiras ou a madeira, com ar quase inacabada por parte da mesa de apoio. O verde das plantas ajuda a dar aquele toque bem natural e claramente que não poderão faltar neste tipo de decoração. Outros elementos decorativos, como quadros, almofadas com estampas exóticas ou objetos da sua última viagem poderão ajudar a criar o cenário perfeito, um pouco como se estivesse de férias em permanência a sentir aquele bafo bem quente!

Luz

Casa Porto: Casa de banho  por ACTUAL SOLUCÕES

A terceira dica que vos apresentamos para criar um ambiente cheio de exotismo na sua casa, é a de escolher uma boa iluminação. Um luminosidade demasiada forte não criará aquele efeito zen que se procura, sendo necessário existir o meio termo. Será então preferível privilegiar sempre a luz natural, recebida através das várias janelas, como tal prefira sempre uma cortina leve e transparente, pois esta ajuda a transparecer os raios solares para dentro do seu interior. Luzes amarelas ou brancas e vários pontos de iluminação serão as melhores fontes para iluminar a divisão exótica, para uma atmosfera íntima e relaxante.

Materiais luxuosos

Casa Lisboa: Salas de jantar modernas por ACTUAL SOLUCÕES
ACTUAL SOLUCÕES

Casa Lisboa

ACTUAL SOLUCÕES

Os materiais simples devem ou podem predominar a decoração exótica, no entanto, se pretender pode acrescentar uma pintada de luxo! Para o lado chamativo, um pouco à procura daquelas mansões exóticas, onde peças luxuosas trazem aquele toque especial. 

Os materiais luxuosos podem vir através da pele, de um móvel com uma madeira mais requintada, do chão em mármore, por exemplo. Isto em simbiose com uma simplicidade e certa humildade exótica.

Adicione estampas e cor

Papéis de Parede: Casa  por INTERACTCREATIVE
INTERACTCREATIVE

Papéis de Parede

INTERACTCREATIVE

Achava que iriam faltar as estampas?! Nãoooo!! Elas são A decoração de um ambiente exótico… Sejam estampas com palmeiras, com folhas verdes, com flores, com cor vivas e vibrantes, inseridas dentro de uma paleta cromática clara. Vindas de onde? De acessórios, como as cortinas, o tapete, as almofadas, os objetos ou ainda o papel de parede, como este dos lindos papagaios verdes, que pode encontrar muito perto de si, é nacional e é uma criação dos designers Interact Creative, do Porto. De certeza que este tipo de decoração ajudará a criar um ambiente exótico no seio da sua casa!

Decoração única

E como o melhor chega no fim… vem a parte da decoração. Esta é sem dúvida a cereja no topo do bolo, aquela que nos dá um gozo imenso, é a nossa assinatura…

Um espaço exótico vive de detalhes amorosos e requintados. Neste sentido, deve focar a sua atenção em pequenas coisas e detalhes, como peças artesanais e não tanto numa decoração massiva. Veja este quarto tão paradisíaco e ao mesmo tempo tão simples… Inspire-se!

Ah e não se esqueça… Se costuma viajar traga objetos únicos e bonitos desses destinos tropicais e exóticos, ou então peça a amigos os familiares para trazê-los de lá, ajudarão a criar uma decoração única e fantástica. Agora? É só desfrutar deste paraíso na terra, que é nada mais nada menos que a sua exótica casa! 

Gosta de ambientes exóticos? Quer levar alguma destas ideias para a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!