Uma espectacular casa de cimento, madeira e vidro

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Uma espectacular casa de cimento, madeira e vidro

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Casas  por Imativa Arquitectos
Loading admin actions …

No noroeste do México, encontramos um clima árido numa terra banhada de sol durante todo o ano. Na cidade de Hermosillo, as temperaturas no verão ascendem aos 50 graus centígrados. No meio deste extremado meio ambiente, encontramos residências de grande valor arquitectónico. Hoje, vamos visitar a Residencia R53, um projecto dos jovens arquitectos do estúdio Imativa em conjunto com a empresa Constructora Egla e com o apoio de carpintaria de Abraham Carrizosa

O principal desafio deste projecto centrou-se na localização do terreno que se encontra num ponto com cinco metros de diferença para as escadas de acesso, o que acabou por representar não um problema para a projecção, mas antes uma área de oportunidades para satisfazer as necessidades dos clientes com resultados fabulosos. Convidamo-lo a conhecer esta fantástica casa de cimento, madeira e vidro construída em pleno deserto.

Fachada principal

A fachada principal mostra-nos a história deste projecto. Um grande volume cúbico de cimento com uma combinação de acabamentos em gesso branco, madeira, cimento em bruto, aço e vidro, são características do design moderno que prevalece em toda a residência. Desde esta perspectiva da fachada norte, podemos ver o acidentado terreno onde se criaram distintas plataformas que procuram compensar os desníveis naturais do solo. Graças à sua orientação a norte, a fachada abre-se com grandes janelas e um bloco de escadas envidraçado, aproveitando a luz natural do sol que não é tão intensa neste ponto.

Espaços de comunicação

O acidentado terreno foi aproveitado para a criação de espaços de acesso que vão fazendo com que o percorrer da casa seja uma forma de descobrir distintas áreas e ambientes. Os acabamentos destas escadas de cimento bruto misturados com traves de madeira e a iluminação de cada um dos degraus cria um espaço único que acaba por ser muito mais do que um espaço de transição.

Acessos

A Residencia R53 conta com duas vias de acesso por lados opostos, entre as quais se encontra uma diferença de níveis de cinco metros. Este acesso tem uma bonita porta em madeira maciça protegida por uma pérgola composta por aço e com traves de madeira e ladeada por um muro de pedra.

Interior

No interior desta magnifica residência encontramos espaços plenos de luxo e conforto. Um piso em mármore e um canto nas paredes onde se encontram a madeira e a pedra criam um cenário perfeito para uma sala confortável. Os finos móveis forrados em couro e uma mesa de centro em madeira maciça sobre um tapete felpudo em cor cinzenta reforçam a exclusividade do espaço. A alta qualidade dos materiais dá um toque de elegância ao desenho dos interiores de uma casa onde o conforto é prioridade máxima.

Escadas

Agora, vemos a escadaria que podemos observar na fachada principal e que conta com uma comunicação directa com o exterior, graças ao grande plano envidraçado que permite a passagem de luz natural. Os acabamentos em madeira nos degraus e as paredes em pedra e gesso que se reflectem nos corrimões de aço inoxidável, criam um ambiente acolhedor no interior da casa e acabam por acentuar o toque luxuoso presente em cada recanto.

Cozinha

A cozinha segue a mesma linguagem do design interior dos outros espaços com acabamentos de luxo em madeira e pedra. Uma ilha central de granito negro funciona, tanto como área de trabalho, como balcão para refeições. Se olharmos para cima, vemos um detalhe interessante de traves de madeira com iluminação indirecta, oferecendo uma sensação aconchegante a esta cozinha que conta com electrodomésticos de tecnologia de ponta.

Detalhes

Dentro da residência, como temos vindo a ver nesta visita, a paleta de cores baseia-se nos tons naturais da pedra, da madeira e do gesso utilizado nos acabamentos. Os profissionais responsáveis decidiram integrar certos detalhes para oferecer mais cores aos ambientes e conseguiram-no na perfeição ao instalar um aquário multicolor que funciona como ponto focal, que ajuda a relaxar e que surge enquanto elemento fundamental de decoração e vida no espaço.

Quarto principal

No quarto principal, encontramos acabamentos luxuosos onde a madeira é o material de referência que dá uma sensação acolhedora e confortável a esta divisão, criando o espaço perfeito para descansar. As janelas que comunicam com o exterior brindam o espaço com luz natural e vistas maravilhosas que ajudam a relaxar no final de um longo dia.

Casa de banho

A casa de banho não é excepção no que à elegância e acabamentos luxuosos diz respeito. Um maravilhoso espelho com estrutura de madeira sobre o lavatório engalana este espaço iluminado por três candeeiros suspensos de vidro e aço que oferecem a luz necessária para este tipo de ambiente. Aqui, encontramos um toque de cor nas paredes, um tom castanho que combina perfeitamente com os acabamentos de madeira e com o granito usado como tampo do móvel principal.

Exterior

Uma das plataformas mais baixas criadas no terreno foi utilizada para receber um jardim com piscina. Aqui, os arquitectos responsáveis criaram um maravilhoso espaço de descanso e diversão, no qual uma zona relvada serve de transição entre as escadas de acesso e a estrutura de madeira onde está instalada a piscina.

Para finalizar

A partir da esquina da piscina, podemos desfrutar de uma perspectiva mais ampla de todo o jardim. Aqui, vemos na perfeição o jogo de distintas texturas e materiais e a forma como se combinam: a pedra, a vegetação, o cimento, o aço, a água e o vidro desempenham um papel importante neste projecto de linhas leves e geométricas cuja elegância reside na simplicidade.

O que achou da forma como os profissionais resolveram a questão do terreno acidentado? Qual a sua parte preferia desta casa? Deixe-nos os seus come...
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!