Como fazer uma ilha de cozinha – 6 óptimas ideias

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As ilhas de cozinha são um elemento adicional muito prático, cómodo e funcional. Por esse motivo, são uma adição muito popular nas cozinhas modernas. Isto deve-se ao facto de servirem vários propósitos tais como a criação de mais uma zona de trabalho para a cozinha e de um espaço para refeições informais. Para além disso, as ilhas de cozinha são consideradas como o ponto focal pela sua localização a meio do espaço. Daí o nome “ilha”.

Então, como pode adicionar uma ilha na sua cozinha? Há muitas formas. Este livro de ideias inclui alguns conselhos sobre como criar a sua própria ilha com móveis e materiais antigos ou reciclados. Não é necessariamente difícil de executar. Basta um pouco de planificação. Por exemplo, o primeiro passo é decidir o estilo que melhor se adaptará ao desenho geral do espaço.

Vamos ver algumas ideias!

Escolher uma cor

Se vai reciclar um móvel para servir de ilha, abrace o conceito e crie uma atmosfera retro na sua cozinha como nos propõe o gabinete Nimble Interiors neste projecto. Esta é uma forma fácil de oferecer ao espaço um toque de cor e de carácter. Escolha a peça que vai transformar em ilha e pinte-a com uma cor vibrante como o magenta que vê na imagem, por exemplo. Se a ilha tiver dimensões mais pequenas, também pode ser encostada a um canto e servir de península. 

Uma ilha a partir de estantes

Cozinha  por Design by Deborah Ltd
Design by Deborah Ltd

Granite kitchen island

Design by Deborah Ltd

Podem-se criar fabulosas ilhas de cozinha a partir de móveis antigos. Prepare-se para ver algumas ideias interessantes. Por exemplo, duas estantes para livros idênticas podem ser usadas para se criar uma ilha de cozinha. As estantes devem ser altas de modo a originarem uma estação de trabalho cómoda para quando está sentado ou de pé. A estantes devem ser resistentes e mais profundas do que o normal. A vantagem de usar estantes para criar uma ilha é ter um local para armazenar acessórios próprios de cozinha como livros de receitas, especiarias, conjuntos de tachos ou outros ornamentos. Ter espaços de arrumação extra é sempre útil. Na imagem, vemos uma proposta da Cabinets & Shelves. Trata-se de uma bonita ilha de madeira com gavetas, estantes e uma superfície em granito.

Com uma mesa de escritório antiga

  por Country Interiors
Country Interiors

Kitchen Island – Butchers Block

Country Interiors

As mesas de escritório também se podem utilizar para criar fabulosas ilhas de cozinha. Se tem uma mesa ou uma secretária que não use, considere esta opção. Assegure-se de que o estilo coincide com o da sua cozinha em termos de cor e não só. Pode sempre pintá-la, mudar-lhe os puxadores e, claro, terá que adicionar um novo tampo para preparar as suas refeições, assim como um pedestal para a tornar mais alta. Se tiver jeito para carpintaria, por que não aumentar os pés da secretária e pintá-los? Ideias não faltam. Gostamos muito do aspecto natural deste precioso espaço decorado pela Country Interiors.

Acrescente detalhes para a organizar melhor

Como podemos ver nesta fotografia, sugestão da Deulonder Arquitectura Doméstica, podemos incluir acessórios adicionais que nos permitam ter uma cozinha mais organizada. Neste caso, surge integrada uma gaveta e uma estante quase ao nível do chão fazendo parecer que a ilha tem uma mesa de apoio anexada. Estamos certos de que a multifuncionalidade desta peça dá imenso jeito aos moradores.

Utilizar uma cómoda

Closets asiáticos por homify
homify

Dresser design

homify

Procure um aparador que lhe pareça adequado para ser convertido numa ilha de cozinha. Os que são demasiado largos ou pesados não são uma boa opção. Para obter melhores resultados, procure algo com um comprimento e largura aproximados. Se a cómoda é demasiado baixa pode elevá-la mediante a adição de pés ou de rodas que a tornem móvel. A adição de uma estrutura grossa por baixo também a eleva. Essa estrutura pode incluir uma prateleira. Numa cómoda semelhante à deste projecto da Bonito Designs Bangalore poder-se-ia, facilmente, pintar a parte traseira do armário ou adicionar-lhe uma placa de ardósia para escrever a lista de mercearias, as melhores receitas ou para diversão das crianças enquanto prepara a comida.

Prolongar

Cozinha  por Johnny Grey
Johnny Grey

The Kitchen Island

Johnny Grey

Se já tem uma ilha de cozinha, considere prolongá-la. Podem-se utilizar tábuas, estantes ou armários para criar mais espaços e áreas de armazenamento. Não tenha medo de combinar diferentes materiais e cores contrastantes tal como vemos nesta proposta da Johnny Grey.

Já tem uma ilha de cozinha? É, garantidamente, um dos móveis mais úteis em casa. Adopte uma das nossas ideias para criar a sua!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!